Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > O significado dos sonhos

O significado dos sonhos

Categoria: Outros
Visitas: 14
Comentários: 12
O significado dos sonhos

Quem não gosta de sonhar. Nos sonhos, tudo é possível. Transformamo-nos em algo que na vida real é muito difícil ou até mesmo quase impossível. Nos sonhos, conseguimos obter coisas do outro mundo, afinal, falamos do mundo dos sonhos.

Muitos há, que dizem lembrar-se do que sonham, e quantos de nós já não pensou no significado de um qualquer sonho que sonhámos? Talvez por desejarmos com muita intensidade alguma coisa ou acontecimento, achamos bom presságio, mas quando receamos determinados momentos da vida, julgamos os sonhos como mau agoiro e tudo isto na eventualidade de sermos muito supersticiosos.

No tempo das nossas avós dizia-se que sonhar com dentes era sinónimo de morte de parentes, e muitos outros sonhos tinham sempre um dita popular associado.

Através de “A Interpretação dos Sonhos” de S. Freud, concluímos que sonhamos naquilo em que acreditamos, e acreditamos naquilo que sonhamos. Resumindo, os sonhos são somente nossos, e as suas supostas concretizações (ou não), só a nós dizem respeito, porque na realidade, só a nós fazem sentido.

Os sonhos só fazem sentido para quem os sonhou!

No entanto, o fenómeno do sonho, mantêm-se envolto em mistério até aos dias de hoje, e apesar de muito já se ter estudado em relação ao tema dos sonhos, pouco foi descoberto desde essa altura.

Existem várias teorias, e o conceito de sonhos budista pode ser relatado por um pequeno conto tradicional. Conta esta história que um menino brincava com os seus amigos num campo de papoilas. Cansado, decidiu dormir uma sesta. Sonhou que nascia num lugar bonito, como uma menina. Crescia, tinha filho e vivia até ser muito velhinha. No fim, morria, mas acabava por renascer num menino que brincava com os seus amigos num campo de papoilas.

Também os Gregos se manifestavam em relação aos sonhos, dizendo que estes eram manifestações dos Deuses. No entanto, Heráclito (filosofo Grego – 3 A.C.), ao contrário de muitos outros Gregos, sugeria que os sonhos são individuais, e não causas de acontecimentos externos ao indivíduo que sonha.

Os romanos, escreveram o 1º livro sobre a interpretação dos sonhos. Dizia-se que as imagens sonhadas, são a reflexão do que somos enquanto pessoas.

Para os Cristãos, os sonhos são eventos sobrenaturais ou proféticos. Veja-se o aviso do anjo a Maria sobre a sua gravidez, enquanto esta dormia.

Também Maomé se manifestou interpretando os sonhos dos seus discípulos e diz-se que recebeu grande parte do Alcorão de um delírio nocturno.

Na realidade, os sonhos são fenómenos criados pela mente, em suma, são actividades mentais.

Todos nós sonhamos, e apesar de muitos de nós não se lembrar do que sonhou, acontece que todos passamos pela fase do sono que nos faz sonhar. Que alguns sonhos nos causam confusão, é a verdade, ou não tivesse dito Aristótoles que “para se entender os sonhos, é preciso compreender metáforas.



Carla Horta

Título: O significado dos sonhos

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 14

791 

Imagem por: Robert Couse-Baker

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 12 )    recentes

  • SophiaSophia

    23-05-2014 às 19:11:22

    Sonhar é muito bom! Acredita-se que o sonho revela um pouco de nossas emoções e vontades.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Tania Berti

    16-07-2013 às 22:09:17

    Olá Carla

    Convido-a a ler a resenha do meu Livro 201 com cheiro de café ou os seus primeiros capítulos. Tem um mote muito legal e fala bastante sobre o assunto:sonhos. Provavelmente vc.irá gostar.
    Sinta-se a vontade no link: resenhacafe.blogspot.com.br

    ¬ Responder
  • Carla HortaCarla Horta

    16-09-2012 às 15:23:35

    Olá Rodrigo. Concordo consigo quando responde à Daniela. A explicação pode estar muitas vezes no nosso dia-a-dia ou no nosso subconsciente. Há que procurar primeiro no nosso quotidiano o entendimento dos sonhos.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoRodrigo

    24-07-2012 às 10:40:18

    Roberta. Pode haver uma explicação cientifica para esse personagem dos seus sonhos. Por acaso existia alguma situação na sua vida que a fazia necessitar de segurança? Sentia-se em perigo e procurava desesperadamente por um porto seguro? Acontece por vezes refletirmos nos sonhos as nossas preocupações e os nossos maiores desejos. Pense primeiro nos fatores externos que possam ter influenciado os seus sonhos antes de pensar em algo sobrenatural.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoRoberta

    24-07-2012 às 10:40:01

    Durante anos me aconteceu sonhar com um homem de estrutura alta com uma voz muito doce que eu nunca consegui ver a cara. Era como se ao olhar para cima visse uma imagem desfocada e por mais que tentasse não conseguia ver a cara com nitidez. Nunca foi assustador e nunca senti o menor medo. Com o passar dos anos deixei de sonhar com esta figura estranha e não sonho há muitos anos. De qualquer forma, nunca conheci ninguém na vida real que fosse parecido fisicamente nem a quem pudesse associar aquela voz tranquila e doce. Quem terá sido, quem era aquela figura que me aparecia em sonhos?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoNatália

    23-07-2012 às 12:32:24

    Acontece-me frequentemente acordar sobressaltado e com a sensação de que estava a cair. Isto acontece-me mais em alturas que estou sobre stress no trabalho. Daí também ter a opinião que os sonhos são o reflexo dos nossos dias. O stress e a pressão fazem com que o cérebro não consiga relaxar e dormir como o resto do corpo.
    Em situações mais complicadas tive até que tomar medicação que “obrigava” o cérebro a dormir, pois os sonhos e os pesadelos eram constantes. Não sei se isto está cientificamente provado ou não, mas é certo que acontece com regularidade e se até o médico sabia perfeitamente do que eu falava e me receitou os tais comprimidos…

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoHernani

    23-07-2012 às 12:30:58

    Eu acho que os sonhos são o reflexo do nosso dia-a-dia e das nossas vivencias. Até ou principalmente das nossas preocupações. A quantos de nós já não aconteceu numa fase mais complicada da nossa vida, sonharmos com situações pesadas ou até mesmo ter pesadelos.
    A nossa mente não pára e até quando sonhamos, o cérebro trabalha. Em situações de maior stress na nossa vida, o cérebro e os sentidos estão mais ativos e trabalham de forma a que nos nossos sonhos sejam refletidas situações que até ás vezes julgamos absurdos. O significado dos sonhos é exatamente o reflexo daquilo que se passa na nossa vida.

    ¬ Responder
  • ivaneideivaneide

    24-09-2011 às 13:42:03

    sonhei com um mundo que nao conheço, mas com pessoa que viver comigo. um mundo onde os passaros eram grandes que nos transportavas como ser eles fossem a assas do aviao,nomeio onde nos sentavas eram como um aviaoe assas do aviao era dois passaro grandes um de um lado e outro de outro lado, vim nesse lugar muitos rios,arvores,plantas como ser nos estivesem nu lugar muito bonito.

    ¬ Responder
  • amandaamanda

    30-03-2011 às 20:58:09

    Sonhei que eu estava com o meu irmão, na casa onde ele morava com a primeira esposa, e eu vi o meu sobrinho filho do meu irmão o bruno quando criança acho que uns nove anos de idade, hoje ele está com 18 anos, era noite, e eu sai na porta pra espiar que tanto os cahorros latiam, era do lado da casa da minha irmã que tinha gente, dois homens encapuzados de pretos, batiam palmas pra ver se tinha alguém em casa, aí
    eu me assustei e eles viram eu falando e o mano mais de pressa pra fechar as portas, e eu corri pra cozinha e fui na janela e olhei pra janela da casa da mana e gritei pro leonardo pequeno tbm, só que hj ele está com 19 anos,falei pra ele não sair pra rua, os caras correram atirando e o mano estava com um revolver na mão pra se proteger, só os caras se mandaram disparando os tiros, mas ninguém foi atingido, o que significa esse sonho? aguardo resposta

    ¬ Responder
  • iderlane silva limaiderlane silva lima

    15-02-2011 às 01:59:16

    um di eu sonhei que tinha um bebe anjo caindo do ceu.o que isso significa???

    ¬ Responder
  • NivaldoNivaldo

    13-02-2011 às 12:58:49

    Sonhei com alojamento lotado e não pude ficar. Qual o significado disso?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoStella

    20-09-2010 às 19:23:25

    Sonhei que uma menina que parecia ser eu, veio me dar um recado. Ela dizia que eu estava deixando de aproveitar muita coisa por causa do meu namoro

    ¬ Responder

Comentários - O significado dos sonhos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Imagem por: Robert Couse-Baker

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios