Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > D. Pedro I, o Cruel

D. Pedro I, o Cruel

Categoria: Biografias
Visitas: 17
D. Pedro I, o Cruel

Filho de D. Afonso IV e de D. Beatriz de Castela, D. Pedro nasceu a 8 de Abril de 1320, em Coimbra. Em 1328, foi acordado o primeiro casamento do ainda infante D. Pedro com D. Branca de Castela, sobrinha de Afonso XI, rei de Leão e de Castela até 1350. Esta acabou por ser abandonada, em 1336. Neste mesmo ano, D. Pedro volta a casar por procuração com D. Constança Manuel, filha de D. João Manuel e D. Constança de Aragão. Só em 1340, D. Constança chegou a Portugal. Deste casamente teve três filhos: D. Maria, em 1342, D. Luís, em 1344, e D. Fernando, o futuro D. Fernando I, a 31 de Outubro de 1345.

Com D. Constança Manuel, veio D. Inês de Castro, dama desta. O amor é conhecido por todos, pois atravessou o tempo até aos nossos dias. D. Pedro apaixonou-se por D. Inês, e o amor foi recíproco. Tiveram quatro filhos: D. Afonso, em 1350, D. João, em 1352, D. Dinis, em 1353, e D. Beatriz, em 1354.

D. Constança morreu em 1345, e com a sua morte D. Pedro juntou-se publicamente com D. Inês. Temendo os herdeiros da dama galega, D. Afonso IV não hesitou em eliminar a grande ameaça ao herdeiro do trono e à paz do país. D. Inês foi sentenciada a 7 de Janeiro de 1355, num dia em que o infante tinha saído para caçar. Antes disso, os amantes viveram anos felizes longe das intrigas da corte.

Quando soube da morte da sua mada, D. Pedro procurou vingar-se, chegando mesmo a entrar em guerra civil com o pai. Assinou a paz de Canaveses.

Subiu ao trono com a morte do seu pai, a 28 de Maio de 1357. Sem a presença do seu pai a ofuscar-lhe os objectivos, D. Pedro I continuou a sua vingança mandando matar os carrascos de D. Inês de Castro. Em 1360, confirmou o casamento com a dama galega. Mandou construir um túmulo para a sua amada e fê-la rainha depois de morta, como diz Luís de Camões. Fez também um túmulo para si, e mandou-o colocar perto do de D. Inês, no Mosteiro de Alcobaça.

D. Pedro ainda teve outra amante, D. Teresa Lourenço, de quem teve o último filho, D. João, futuro D. João I, mestre de Avis. Faleceu em Estremoz, a 18 de Janeiro de 1367.


Daniela Vicente

Título: D. Pedro I, o Cruel

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 17

669 

Comentários - D. Pedro I, o Cruel

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Smartphone inovador

Ler próximo texto...

Tema: Máquinas
Smartphone inovador\"Rua
O novo Xperia S é um novo smartphone que é produzido pela sony, que foi pensado para a reprodução multimédia de alta resolução, atenuando deste modo as diferenças entre um telefone e uma consola de jogos portátil.

Este inovador softwere é capaz de apresentar vídeos de alta definição, a 1080p.

Contêm uma cãmara integrada de 12 MP, sendo capaz de capturar imagens em full HD. O processamento de imagem é feito por um motor de nome Bravia, que é uma tecnologia a pensar na reprodução de imagem e de áudio.

O hardwere e softwarwe deste smartpfhone foi optimizado para ser compatível com o playstachon Suite, que se trata de uma plataforma de videojogos , onde podem ser descarregados e jogados no telemóvel vários títulos previamente lançados na playstation.

O seu ecrâ é quase todo em vidro, separado apenas do revestimento no fundo por uma faixa transparente.

Esta faixa funciona como uma antena do dispositivo, bem como a área visívil para os principais botões, no fundo.

O seu formato é ligeiramente curvo e com uma espessura de apenas um centímetro, o qiue lhe dá um ar muito elegante e leve.

A energia que alimenta o dispositivo é fornecida por uma pequena bateria, que dura para 420 horas em standby, horas para música e outras para vídeo.

De salientar que a Sony Ericsson sempre foi muito forte na qualidade da fotografia, e o destaque deste aparelho vai para o seu sensor Exmor R, que é retroiluminado com circuitos integrados, permitindo tirar fotos com pouco ruído , em situações de fraca luz.

Além de todos os pormenores inovadores, o sensor recebe a luz de trás por um substrato de sílica, garantindo mais eficácia .

Por outro lado, o xperia S, é ainda compatível com várias plataformas de comunicação, tal como a near-fild comunication.

O ecrã é sem dúvida alguma o mais elevado do mercado atual, apresentando milhões de cores.

As características invadoras ddeste smartphone, são: o modelo, aplaystachion, o ecrâ de alta definição, o processador, o software e as suas ligações

No que concerne às ligações, inclui uma superabundância delas, incluindo uma porta HDMI2 para ligar o dispositivo diretamente a um monitor para reproduzir vídeos, audio e imagem.

O lançamento deste sistema da sony, foi lançado só recentemente em Las Vegas, EUA, em Janeiro de 2012, no convention Center.

Para os fâs das novas tecnologias o smartphone Xperia S, é com efeito, uma óptima aquisição, para as férias de verão.

Pesquisar mais textos:

Pedro gil Ferreira

Título:Smartphone inovador

Autor:Pedro gil Ferreira(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios