Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > D. Dinis, o Lavrador

D. Dinis, o Lavrador

Categoria: Biografias
Visitas: 4
D. Dinis, o Lavrador

D. Dinis nasceu em Lisboa ou Santarém, a 9 de Outubro de 1261, filho de D. Afonso III, o Bolonhês (1248-1279), e de D. Beatriz de Castela, e foi o sexto rei de Portugal da primeira dinastia, afonsina. Cognominado o Lavrador. Com a morte de D. Afonso III a 16 de Fevereiro de 1279, subiu ao trono português. Casou com D. Isabel de Aragão, a Rainha Santa, filha de D. Pedro III, o Grande, e de D. Constança, a 26 de Junho de 1282, em Trancoso. Deste casamente teve D. Constança, a 3 de Janeiro de 1290, e D. Afonso, futuro D. Afonso IV, a 8 de Fevereiro de 1291. Teve mais filhos fora do casamento: D. Pedro, 3º Conde de Barcelos, filho de D. Grácia Anes, D. Afonso Sanches, filho de D. Aldonça Rodrigues da Telha, D. João Afonso, filho de D. Maria Pires, D. Fernando Sanches, D. Maria Afonso I, filha de D. Marinha Gomes, e D. Maria Afonso II.

A 12 de Novembro de 1297, foi celebrado o Tratado de Alcanizes entre D. Fernando IV, rei de Leão e Castela, e D. Dinis, rei de Portugal, em Alcanizes. Neste tratado ficaram delimitadas decididamente as fronteiras entre os dois reinos.

No campo da cultura, para além de ter sido um fantástico poeta trovador (cantigas de amigo), criou a primeira Universidade em Portugal, na cidade de Lisboa, em 1290, designada Estudos Gerais. Em 1308, transferiu a a Universidade para Coimbra. Foi também no seu reinado que o papel começou a substituir o pergaminho.

Três anos antes de falecer, D. Dinis começou a dar sinais de cansaço. A guerra civil com o filho D. Afonso, entre 1319 3 1324, foi muito desgastante para o monarca. Antes de falecer em Santarém, a 7 de Janeiro de 1325, ainda viu nascer dois dos seus netos, D. Leonor e D. Afonso. Foi sepultado no Mosteiro de São Dinis, em Odivelas.

D. Isabel de Aragão faleceu a 4 de Julho de 1336, em Estremoz. Durante a sua vida esteve sempre muito ligada à caridade. Fundou o Mosteiro de Santa Clara de Coimbra e o Hospital dos Inocentes em Santarém. Foi canonizada em 1625.


Daniela Vicente

Título: D. Dinis, o Lavrador

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 4

657 

Comentários - D. Dinis, o Lavrador

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!

Ler próximo texto...

Tema: Desporto
Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!\"Rua
A Maratona de Boston é a mais antiga maratona anual do mundo e se classifica como um dos eventos de corrida de estrada de grande prestígio. O Boston Athletic Association gera esse clássico americano, que é patrocinado pela John Hancock Financial Services.

A Maratona de Boston tem se destacado como o evento máximo dentro do esporte de corridas de estrada em virtude de sua tradição, longevidade e método de ganhar a entrada na corrida (via qualificação). Para isso, você terá aqui algumas informações sobre esse evento que atrai milhões de pessoas e que tem a participação de patrocinadores, voluntários, corredores, imprensa e muito mais!!!

Aos Participantes:
Todos os participantes receberão:
* A entrada para a festa das massas na pré-corrida e festa pós-corrida
* Programa Oficial da raça e Racers Resultados Livro
* A T-shirt de manga comprida
* Transporte para o início
* Finalizadores receberão uma medalha comemorativa.

Desde 1996, a Maratona de Boston tem utilizado um sistema de cronometragem computador. Os relógios digitais que exibem o tempo decorrido estão localizados em cada milha e com o marcador de cinco quilômetros. A distância a percorrer é de 26 milhas, com 385 metros (42,195 km).

Informações sobre o evento:
A cidade de Boston oferece uma variedade de artes de palco, com emocionantes passeios aos locais turísticos, eventos esportivos, e áreas comerciais. Para ajudar a fornecer-lhe algumas ideias para quando você estiver esse evento na cidade, por favor consulte os seguintes links:

http://www.bostonusa.com/
http://www.massvacation.com/
http://www.cityofboston.gov/

Os voluntários:
Todos e cada um dos 10 mil voluntários são de vitais importâncias para a experiência que é dada aos participantes locais e internacionais da corrida. Pode-se ver a união no trato uns com os outros com todo o respeito, compaixão e empatia. Cada um encoraja uns aos outros para alcançar seus objetivos e cumprir ao máximo do seu potencial. A comunidade que você cria dentro do rol de voluntários é algo que todo mundo merece fazer parte.

Os patrocinadores:
Desde 1986, o Boston Athletic Association usou patrocínios para ajudar a manter a Maratona de Boston como a corrida mais venerada e respeitada no mundo. Graças ao principal patrocinador John Hancock Financial - que estará comemorando seu 30 º ano em 2015 - a Maratona de Boston oferece uma premiação de $ 806.000 para o qual os atletas competem todos os anos. John Hancock também fornece recursos financeiros para supervisionar a John Hancock Elite Athlete Team, que traz muitos dos melhores corredores de todo o mundo a cada dia Hopkinton Patriots. A empresa hospeda os atletas para a semana da corrida no "John Hancock Elite Athlete Village" criado no John Hancock Conference Center.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios