Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > D. Sancho I, o Povoador

D. Sancho I, o Povoador

Categoria: Biografias
Visitas: 10
D. Sancho I, o Povoador

Filho do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques e de D. Mafalda, D. Sancho I (Martinho) nasceu a 11 de Novembro de 1154, em Coimbra. Não era filho primogénito, mas D. Henrique, o seu irmão, faleceu aos 8 anos. Teve cinco irmãos legítimos: D. Henrique, D. Urraca, D. Mafalda, D. Teresa e D. Sancha, e cinco ilegítimos: D. Fernando Afonso filho de Châmoa Gomes, D. Pedro Afonso, D. Afonso, D. Urraca Afonso e D. Teresa Afonso. Tal como o seu pai, também D. Sancho I foi criado no seio da família de Egas Moniz. Em 1173, as relíquias de São Vicente chegaram a Lisboa e foram colocadas na Sé desta mesma cidade.
Em 1144, casou com D. Dulce de Aragão, filha de Raimundo Berenguer IV de Barcelona e de Petronilha de Aragão. Foi um casamento fértil em filhos (11 filhos). D. Dulce faleceu em 1198. Teve algumas amantes, como D. Maria Pais Ribeira (Ribeirinha), de quem teve seis filhos, e Maria Aires de Fornelos, dois filhos. Conta a História que D. Maria Pais Ribeira teve um papel primordial na vida do monarca. Estes teriam-se conhecido e apaixonado enquanto o rei andava pelo país, e ela teria sido o alvo das cantigas de D. Sancho I:

«No mundo non me sei parelha,
Mentre me foi como me vai,
Cá já moiro por vós – e ai!
Mia senhor branca e vermelha.
Queredes que vos retraia
Quando vos eu vi em saia!
Mau dia me levantei,
Que vos entrou non si feia!
E, mia senhor, de saque di’ai!
Me foi a mi mui mal,
E vós, filha de don Paay
Moniz, e bem vos semelha
D’haver eu por vós guaravaia,
Pois eu, mia senhor, d’alfaia
Nunca de vós houve nem hei
Valia d’ua correa…»

Em a 9 de Dezembro de 1185, D. Sancho I, o Povoador, chegou ao trono português, com a morte de seu pai a 6 de Dezembro deste ano. Tinha 31 anos. Quatro anos depois conquistou Silves, perdendo a cidade pouco tempo depois. O seu cognome advém das muitas cartas de foral que passou à população para povoar terras conquistadas.

De temperamento difícil, D. Sancho I foi excomungado pelo Papa Inocêncio III, mas em 1210, ao ver aproximar-se a morte, decidiu ficar de bem com os membros da Igreja.

Daniela Vicente

Título: D. Sancho I, o Povoador

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 10

659 

Comentários - D. Sancho I, o Povoador

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios