Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > Mais uma interpretação da Última Ceia

Mais uma interpretação da Última Ceia

Categoria: Arte
Mais uma interpretação da Última Ceia

Presenciamos, da perspectiva do observador, Jesus Cristo e doze apóstolos sentados no lado posterior de uma mesa composta com todos os utensílios (pratos, copos, bandejas) e alimentos (pão, peixe, carne de cordeiro, ervas amargas) para se realizar a ceia.

A mesa pintada por Leonardo da Vinci era comprida e estreita, igual àquela que os monges de Santa Maria delle Grazie tomavam as suas refeições. Também a toalha branca que cobre a mesa era parecida com a que os monges usavam.

Estão treze pessoas sentadas à mesa, em que se destaca Jesus Cristo, ao centro, e os doze apóstolos, ao seu lado. Leonardo retratou o momento após Jesus Cristo anunciar que um dos seus discípulos sentados à mesa com ele o vai trair.

Iconográficamente, Jesus Cristo encontra-se com os braços abertos, com uma expressão facial e corporal de tranquilidade, harmonia e calma, formando o eixo central da composição. A janela central que se encontra atrás deste mostra um arco redondo, interpretado por muitos como uma auréola.

Os apóstolos agrupam-se em quatro grupos de três, seis à direita e seis à esquerda de Cristo. Da esquerda para a direita encontra-se: no primeiro grupo, Bartolomeu, Tiago Menor e a André, no segundo a Judas Iscariotes, Pedro e João, no terceiro Tomé, Tiago Maior e Filipe e no quarto grupo estão Mateus, Simão e Zelote. Atrás deles vê-se três janelas abertas para o mundo lá fora.

Na obra, como já foi dito anteriormente, vemos uma cena de grande agitação construída pelos apóstolos. Cada um está representado com uma expressão que lhe é característica, com uma atitude que o define na composição.

Leonardo da Vinci teve uma enorme preocupação com os elementos que intervêm na iconografia das personagens. Ele elaborava mentalmente ao pormenor a sua personagem e começava uma busca por sítios onde pudesse encontrar o modelo mais adequado ao que idealizou. Quando o encontrava, observava-o atentamente de uma forma a retirar todos elementos que o caracterizam para aplicá-los na personagem. A representação do carácter através da alma e do corpo era muito importante para o pintor. O «Quem é?» é uma pergunta que deve ser respondida com veracidade


Daniela Vicente

Título: Mais uma interpretação da Última Ceia

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 0

712 

Comentários - Mais uma interpretação da Última Ceia

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios