Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Arte > A Escultura De Canova E Bernini

A Escultura De Canova E Bernini

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Arte
Visitas: 24
A Escultura De Canova E Bernini

Paolina Bonaparte como Vénus vencedora, de Antonio Canova, 1805-08, mulher de Camilo Borghese, é esculpida aqui como a deusa Vénus. É uma escultura com muito requinte visível no penteado e na pose de Paolina, na maciez das almofadas e dos lençóis.

David, de Gian Lorenzo Bernini, 1623-24, é um tema bíblico, que envolve David e a vitória sobre Golias. Todo o seu corpo se contrai no momento anterior ao lançamento. O seu rosto mostra um conjunto de elementos que vai de encontro a este momento de tensão retida: olhos semicerrados, lábios cerrados, teste enrugada e cabelo esvoaçante. O herói mitológico encontra-se parcialmente nu, com um pano à volta da cintura. A sua nudez permite ao observador ver a musculatura do jovem David. No chão está a couraça que Saul lhe tinha emprestado.

Apolo e Dafne, de Gian Lorenzo Bernini, 1622-25, é uma peça que imortaliza o momento em que Apolo toca em Dafne, filha de Peneu, e esta começa a transformar-se num loureiro. Não conseguindo escapar do deus Apolo por mais tempo, Dafne pede ao seu pai para ajudá-la e eis que transforma-a num loureiro, um atributo que fará parte da coroa de Apolo. Na escultura de Bernini, Apolo está a correr (perna levantada) atrás da sua amada e conseguiu alcança-la, tocando-lhe na anca transformada em cortiça.

Rapto de Prosérpina, de Gian Lorenzo Bernini, 1621-22, foi uma obra encomendada por Scipione Borghese. Narra a lenda que Prosérpina, filha de Ceres, num belo dia, atraída por uma bela flor, a terra abriu-se sobre os seus pés, donde surgiu o deus dos Infernos, Plutão. O seu pai Ceres ficou tristíssimo quando deu pela falta da sua filha. Júpiter, deus supremo do Olimpo, para amenizar a dor de Ceres, permite que Prosérpina viva metade do tempo em Terra. Na escultura, o possante Plutão agarra com toda a força Prosérpina, que tenta escapar.

Conseguimos ver a força do deus através dos seus músculos fortes e saídos e do declive na pele da deusa das Colheitas quando este a agarra. O desespero está presente na figura de Prosérpina, que chora. O animal junto de Plutão é o conhecido Cérbero, um animal de três cabeças que guarda o Inferno.

Daniela Vicente

Título: A Escultura De Canova E Bernini

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 24

705 

Comentários - A Escultura De Canova E Bernini

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Receptores digitais

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: TV HIFI
Receptores digitais\"Rua
Os receptores digitais são instrumentos que têm a função de receber sinal por via de canais digitais.

De acordo com a sua função, estes canais poderão ser satélite ou por cabo. Actualmente, já existem bastantes serviços de televisão por cabo que funcionam apenas com estes receptores, uma vez que é através deles que se consegue ter acesso não só aos canais de serviço, mas também a pacotes codificados.

O serviço de recepção de canais por satélite é um sistema independente para o qual é necessário ter um disco receptor satélite de modo a poder ter canais digitais fora dos serviços prestados pelos operadores de televisão digital.

Este instrumento permite que os próprios ecrãs sem tecnologia digital passem a usufruir desta através destes receptores. No entanto, a melhor qualidade só é garantida com um ecrã já com esta tecnologia.

Os receptores digitais permitem também aceder a uma multiplicidade de serviços, desde que devidamente configurados. Por exemplo, com estes receptores, é possível aceder a menus específicos de pausa de emissão para depois ser continuada, de serviços on-demand ou acesso a portais específicos, entre outros.

Esta pequena caixinha permite ao seu utilizador usufruir da televisão a um novo nível, de modo a que possa ter todas as comodidades no conforto do lar. 

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Receptores digitais

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    04-06-2014 às 06:53:28

    Gostei dos receptores digitais. Bom texto abordando isso.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios