Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Emagrecer? Arranjem uma namorada como a minha!!

Emagrecer? Arranjem uma namorada como a minha!!

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Emagrecer? Arranjem uma namorada como a minha!!

Até à algum tempo o meu cosmos assumia uma faceta predominantemente egocêntrica até me aperceber que este meu feitio se começava a metamorfosear em algo que tornaria o meu mundo bem mais altruísta (se assim se pode dizer)Fora os neologismos eu disse desta minha mudança de "Juu" que é nem mais nem menos que um estado nada desagradável, ainda que co contrapartidas, de uma espésie de bebedeira provocada or cerveja sem alcool: Amor!

Apartir desta relatada altura não mais acordei sem que na cabeça me tamboreasse a ressaca do dia anterior, porém, e como diz o sábio povo "bebedeira cura-se com bebedeira" e não mais parei, a paixão inicial pelo doce licor do Amor progrediu e tornou-se vício sáudavel!!Pois bem, tal foi esta minha mudança que até os meus hábitos eu quis tomar como seus, mas aquele corpo de 1.80 or 60 kg tem caprichos complicados e já me vi no cinto a fazer novos furos!Bolas de berlim... Pastéis de nata... Lasanha... Ai saudades...

Tanta e tão grande é a lista daquilo que já nem cheiro, diacho da rapariga implica com tudo o que gosto, e os quilitos que me caracterizavam já são coisa do passado... Mas melhor, é perita no bolo de bolacha mas diz não gostar... De comer! Coitado de mim que adoro, até o nome do pacote que é também o da minha mãe!Mãe, tão bom era teu leite creme, tuas natas escondendo a mousse de morango...Tua receita de baba de camelo:uma lata de leite condensado, previamente furada com uma faca, levada ao lume em banho maria na panela de pressão e deixada a ferver 40 minutos.Deixa-se a lata arrefecer e retira-se da panela.Numa tijela, junta-se o leite condensado, já cozido, às gemas de ovo. Mistura-se bem.

Batem-se as claras em castelo numa tijela à parte.Junta-se as claras ao preparado, incorporando cuidadosamente.Leva-se ao frigorífico até ficar consistente.A receita tão bem a sei....Pavês não quer ouvir falar, cremes detesta, flans odeia só o nome, arroz diz ela que só cozido e sem açucar, e eu só o pensamento e já me babo todo!Mas pronto sobra-me o bolo de chocolate e a mousse irónicamente adora tal iguaria!!

Joel Lourenço

Título: Emagrecer? Arranjem uma namorada como a minha!!

Autor: Joel Lourenço (todos os textos)

Visitas: 0

645 

Comentários - Emagrecer? Arranjem uma namorada como a minha!!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios