Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > A Melancia

A Melancia

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
A Melancia

A melancia é um fruto muito apetecido, que chama a atenção pela sua cor, o seu aspeto apetecido e doce. A melancia é uma planta da família Cucurbitaceae e do seu fruto.

Característica por uma erva trepadeira e rastejada originária do continente Africano.
Este fruto é cultivado no Brasil ou por vezes aparece espontaneamente em várias regiões deste país, mais propriamente em terrenos secas e de terreno arenoso.

Como já referi este fruto e originário de África, foi trazida ao Brasil por negros de origem Banto e Sudanês, no tempo da escravidão.

A melancia é caracterizada pela sua forma arredondada e alongada, de polpa vermelha, muito doce e suculenta, chamando assim a atenção aos mais “gulosos”, com 90% de teor de água, e um diâmetro variado entre 25 a 140cm, já a sua casca verde, com estrias rasgadas apresentáveis.

A melancia para além do alto teor de água, tem açúcar, vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

Os alérgicos também sofrem com este fruto, devido ao fato de conter o aminoácido citrulina, deve ser evitado por pessoas que padeçam de artrite reumatoide ou de uma doença genética chamada citrulinemia. Poderá ocorrer uma série de problemas gástricos e diuréticos, causando a hipertensão aguda, chamada fase de feijão.

A melancia é diurética, faz emagrecer ao contrário do que muita gente pensa, e diminui o risco de cancro, sendo benéfico á saúde.

Voltando a falar de este fruto ser diurético, e muita gente pergunta porquê, então a resposta está na polpa, contém 90% de água, fazendo com que diminui o ácido úrico melhorando o funcionamento dos rins, o que nos dá mais vontade de “despejar” a urina. A composição da melancia ajuda efetivamente a hidratar o corpo, nomeadamente quando a ser humano exerce atividades físicas ou em dias muito quentes.

Em relação às calorias, á quem pense que a melancia é rica em calorias, mas na realidade não é bem assim, uma fatia de melancia tem apenas calorias.

A melancia também é rica em fibras, garantindo assim o bom funcionamento dos intestinos, dando a sensação de saciedade, deixando a vontade contínua de comer mais um pouco desta fruta docinha.


André Belacorça

Título: A Melancia

Autor: André Belacorça (todos os textos)

Visitas: 0

656 

Comentários - A Melancia

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Receptores digitais

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: TV HIFI
Receptores digitais\"Rua
Os receptores digitais são instrumentos que têm a função de receber sinal por via de canais digitais.

De acordo com a sua função, estes canais poderão ser satélite ou por cabo. Actualmente, já existem bastantes serviços de televisão por cabo que funcionam apenas com estes receptores, uma vez que é através deles que se consegue ter acesso não só aos canais de serviço, mas também a pacotes codificados.

O serviço de recepção de canais por satélite é um sistema independente para o qual é necessário ter um disco receptor satélite de modo a poder ter canais digitais fora dos serviços prestados pelos operadores de televisão digital.

Este instrumento permite que os próprios ecrãs sem tecnologia digital passem a usufruir desta através destes receptores. No entanto, a melhor qualidade só é garantida com um ecrã já com esta tecnologia.

Os receptores digitais permitem também aceder a uma multiplicidade de serviços, desde que devidamente configurados. Por exemplo, com estes receptores, é possível aceder a menus específicos de pausa de emissão para depois ser continuada, de serviços on-demand ou acesso a portais específicos, entre outros.

Esta pequena caixinha permite ao seu utilizador usufruir da televisão a um novo nível, de modo a que possa ter todas as comodidades no conforto do lar. 

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Receptores digitais

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    04-06-2014 às 06:53:28

    Gostei dos receptores digitais. Bom texto abordando isso.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios