Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > A Melancia

A Melancia

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
A Melancia

A melancia é um fruto muito apetecido, que chama a atenção pela sua cor, o seu aspeto apetecido e doce. A melancia é uma planta da família Cucurbitaceae e do seu fruto.

Característica por uma erva trepadeira e rastejada originária do continente Africano.
Este fruto é cultivado no Brasil ou por vezes aparece espontaneamente em várias regiões deste país, mais propriamente em terrenos secas e de terreno arenoso.

Como já referi este fruto e originário de África, foi trazida ao Brasil por negros de origem Banto e Sudanês, no tempo da escravidão.

A melancia é caracterizada pela sua forma arredondada e alongada, de polpa vermelha, muito doce e suculenta, chamando assim a atenção aos mais “gulosos”, com 90% de teor de água, e um diâmetro variado entre 25 a 140cm, já a sua casca verde, com estrias rasgadas apresentáveis.

A melancia para além do alto teor de água, tem açúcar, vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

Os alérgicos também sofrem com este fruto, devido ao fato de conter o aminoácido citrulina, deve ser evitado por pessoas que padeçam de artrite reumatoide ou de uma doença genética chamada citrulinemia. Poderá ocorrer uma série de problemas gástricos e diuréticos, causando a hipertensão aguda, chamada fase de feijão.

A melancia é diurética, faz emagrecer ao contrário do que muita gente pensa, e diminui o risco de cancro, sendo benéfico á saúde.

Voltando a falar de este fruto ser diurético, e muita gente pergunta porquê, então a resposta está na polpa, contém 90% de água, fazendo com que diminui o ácido úrico melhorando o funcionamento dos rins, o que nos dá mais vontade de “despejar” a urina. A composição da melancia ajuda efetivamente a hidratar o corpo, nomeadamente quando a ser humano exerce atividades físicas ou em dias muito quentes.

Em relação às calorias, á quem pense que a melancia é rica em calorias, mas na realidade não é bem assim, uma fatia de melancia tem apenas calorias.

A melancia também é rica em fibras, garantindo assim o bom funcionamento dos intestinos, dando a sensação de saciedade, deixando a vontade contínua de comer mais um pouco desta fruta docinha.


André Belacorça

Título: A Melancia

Autor: André Belacorça (todos os textos)

Visitas: 0

656 

Comentários - A Melancia

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios