Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Melancia – Um trunfo de verão

Melancia – Um trunfo de verão

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 84
Melancia – Um trunfo de verão

A melancia é uma planta rasteira com folhas triangulares da família cucurbitaceae, estando por isso aparentada com o melão, a meloa ou a abóbora, mas os seu frutos não dispõe de uma cavidade específica para as sementes que assim, se encontram ao longo das suas deliciosas fatias.

O fruto da melancia é normalmente redondo, mas pode ser também comprido, e tem mesmo sido manipulado pelo homem de forma a tornar-se quadrado. A sua casca é verde e pode ser lisa ou riscada.

A dimensão das melancias é variável, e já temos observado peças com menos de um kg, mas existem algumas com mais de 40 kg.

A sua polpa pode ser vermelha, laranja, amarela ou mesmo branca, no entanto a vermelha é a mais comum em Portugal.

Embora a sua origem esteja nos países africanos, a espécie é comum em Portugal, mas prefere solos secos e arenosos. A muita rega reduz-lhe o sabor e sobretudo a sua doçura natural.

Para além das suas características físicas, a melancia pode ser traduzida num trunfo para a saúde que nos é trazido pelo verão, época em que frutifica, uma vez que tem muitos nutrientes muito úteis para a saúde humana.

Constituída por 93,6 em cada 100g de água, a melancia é maravilhosa para saciar a sede, ao mesmo tempo que previne infeções urinárias e insuficiência renal. Na sua constituição 7% são proteínas, 7% a sua gordura total e 86% são hidratos de carbono. Ainda em cada 100g, 50g são de vitamina A e 12 g de magnésio. Assim, a melancia é uma arma também para a diabetes, para o reumatismo e para a gota As suas propriedades antioxidantes combatem ainda o cancro e o envelhecimento precoce.

Das suas sementes faz-se um chá que é vasodilatador o que dá uma ajuda preciosa a problemas como a insuficiência cardíaca e a hipertensão.

Finalmente a melancia é uma ótima aliada se quisermos emagrecer porque 100g da mesma têm apenas 24 Kcal, sendo a porção unitária recomendada 160g.

Pessoalmente, e como sou muito apreciadora, uso e abuso deste fruto colorido cuja polpa enfeita pratos que até apetecem… Para mim, serve de sobremesa, de lanche, de tapa quando a fome aperta, enfim… uma série de utilidades das quais quem pretende emagrecer bem pode fazer uso.


Ana Sebastião

Título: Melancia – Um trunfo de verão

Autor: Ana Sebastião (todos os textos)

Visitas: 84

635 

Comentários - Melancia – Um trunfo de verão

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios