Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Substitua o feijão sem prejudicar a saúde

Substitua o feijão sem prejudicar a saúde

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 26
Comentários: 4
Substitua o feijão sem prejudicar a saúde

O feijão tem um cheirinho tipicamente brasileiro, quem vai morar em outro País, relata que, nos momentos de saudade, o cheiro do feijão faz falta. Há até quem sonhe com o vapor da panela de pressão tomando o cheiro por toda a casa. Mas, para muita gente, incluir os grãos na dieta é um suplício. Deixar de comer feijão não é um problema, desde que ele seja substituído por outros alimentos da família das leguminosas, afirma as nutricionistas. Lentilha, vagem, ervilha, soja e grão-de-bico são opções para variar o cardápio sem perder nutrientes como proteínas, ferro, cálcio, magnésio, zinco, vitaminas principalmente do complexo B, os carboidratos e fibras.

Basta uma porção diária da sua favorita. Trocar os grãos pelo caldo também não é um mau negócio.

O caldo é opção nutritiva para comer à noite sem ameaçar o sono, Isso porque a água em que o feijão foi cozido concentra parte das vitaminas que são liberadas durante o cozimento, além de altos teores de fósforo, potássio, magnésio e enxofre.

Saborear o caldo ainda é uma boa idéia. Para quem gosta de um jantar reforçado, porém a casca do feijão é que mantém os nutrientes. Devido à alta quantidade de fibras que o feijão fornece, há quem sinta um desconforto abdominal ao incluir o grão nas refeições próximas à hora de dormir, afirma os nutricionistas. O feijão também deve ser evitado à noite se você deseja emagrecer.

A alternativa para quem deseja perder peso é o chamado feijão verde, típico do Nordeste. Ele tem menos proteínas e também menos calorias do que o mulatinho e o preto, mais tradicionais nas outras regiões do País. Mas essa mesma quantidade de fibras tem muitos efeitos positivos para a saúde.

Há diminuição do risco de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e colesterol e, pela presença do ferro, o consumo de feijão ainda pode ajudar na prevenção e tratamento da anemia. Além disso, ele é constituído por substâncias antioxidantes, que previnem diversas doenças como o câncer e retardam o envelhecimento, afirma os nutricionistas.

A proteína do feijão é de origem vegetal e, por isso, que é bastante recomendada na dieta vegetariana em substituição às carnes. E nos países onde não há feijão, o feijão é substituído, na África Ocidental e na Índia, por uma leguminosa chamada guandu. Soja e lentilha são outras que substitui. Já os outros países da América do Norte como o México preferem enriquecer a dieta com grão-de-bico também é bastante consumido na Espanha e em Portugal.


Waldiney Melo

Título: Substitua o feijão sem prejudicar a saúde

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 26

781 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoFelipe

    28-09-2014 às 15:55:22

    Ótimas dicas!

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 21:12:14

    Adoro feijão preto e vou aprender a fazer para comer todos os dias. O feijão contém ferro, que faz muito bem para a nossa saúde. O consumo de feijão deve ser diário.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • GracieleGraciele

    24-02-2012 às 14:58:25

    Eu adorava feijão,mas quando fiquei gravida senti nojo de comer e mesmo depois que ganhei minha filha não consegui voltar a comer.O pior que acabei passando isso para minha filha como eu não consigo comer tambem não conseguia dar o feijão para ela agora ela já esta com 4 anos e não como de jeito nenhum.Sinto que meu organismo mudou muito estou com queda de cabelo,meu intestino esta lento.Qual alimento posso substituir?

    ¬ Responder
  • viviane ribeiro de souzaviviane ribeiro de souza

    12-11-2009 às 18:45:34

    É verdade que, quem tem prisão de ventre deve evitar consumir o feijão?
    Parabéns pelo site muito esclarecedor.
    Aguardo respostas, desde já agradeço.

    ¬ Responder

Comentários - Substitua o feijão sem prejudicar a saúde

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios