Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > O que deve saber sobre a soja

O que deve saber sobre a soja

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 4
O que deve saber sobre a soja

A soja é uma leguminosa há muito tempo cultivada na Ásia, mais precisamente, a China Antiga. Esta leguminosa varia entre 60 centímetros e 1,5 metro de altura. É uma planta que se adapta, não a todos os climas, mas de um grande leque destes, nomeadamente, climas tropicais e subtropicais. Se quer plantar soja, saiba à partida que ela não pede nenhum tipo de solo especial.

Infelizmente, é uma planta que apanha muitos tipos de doenças, entre elas provocadas por gungos: antracnose (colletotrichum dematiun), cercosporiose (cercospora sojina), mancha púrpura (cercospora kikuchü), Míldio (peronosspora manshurica), rizoctoniose (rhizoctonia solani) e septoriose (septoria glycines). Doenças provocadas por bactérias: pústula bacteriana (xanthomonas phaseoli), crestamento bacteriano (pseudomonas glycinea) e fogo selvagem (pseudomonas tabaci).

Por fim, as doenças causadas por vírus: mosaico comum (vírus do mosaico comum) e vira-cabeça (vírus da necrose branca do fumo). A soja ainda tem que enfrentar outro inimigo, os nematoides (meloidogyne), que originam galhas nas raízes. Os sintomas são o amarelecimento das folhas e alargamento das folhas.

A nível nutricional, é um alimento rico em proteínas, fibras, isoflavonas, ácido fítico, saponinas, cálcio e fósforo. A quantidade diária recomendada de ingestão de soja é de 60 gramas. Tem um papel muito importante, recentemente descoberto, na prevenção do cancro de mama e da próstata. As fibras da soja permitem emagrecer.

Abaixo no nível de colesterol. Há pouco tempo, vimos a soja a entrar para a indústria da cosmética, sendo aplicada em cremes para a celulite, o anti envelhecimento e loções para tirar a maquilhagem. O seu principal fator para entrar nesta indústria foi as isoflavonas (elemento também presente na cenoura, batata e feijão), que diminua as agressões à pele. Também a proteína da soja ajuda a tratar cabelos quebradiços.

Quando falamos de soja, temos, obrigatoriamente, que falar do tofu (tipo de queijo feito de leite de soja), shoyu (molho de soja), leite de soja e óleo de soja. Para preparar a soja, deve fervê-la durante dois minutos. Depois esfregar os grãos até a cascar sair. Volte a colocar no lume durante 20 a 40 minutos. Para temperar, não há nada como o típico alho, louro e/ou sal.


Daniela Vicente

Título: O que deve saber sobre a soja

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 4

639 

Comentários - O que deve saber sobre a soja

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios