Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Colite - Como viver com ela

Colite - Como viver com ela

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Visitas: 12
Comentários: 1
Colite - Como viver com ela

Uma das coisas mais complicadas da vida humana acontece quando nos é diagnosticada uma maleita qualquer que leva a restrições alimentares. Aconteceu com o Rui faz uma boa dúzia de anos… provavelmente até mais…

Quando lhe foi diagnosticada uma doença que chamamos de colite mas cujo nome real é síndrome do cólon irritável, foi um caos… E porquê? Porque repentinamente o Rui viu-se limitado e muito na sua alimentação… ao contrário da maioria das pessoas que têm sempre peso a mais, este jovem precisava urgentemente de ganhar peso, mas o seu metabolismo rápido demais digeria os alimentos que prejudicavam o seu sistema em poucos minutos, e o seu peso diminuía…

Numa consulta, o médico informou-o daquilo que não poderia comer, e do que poderia, disse-lhe também que alguns alimentos teria que testar ele mesmo, porque os nossos organismos são algo de complexo e único, e que o que faz mal a uma pessoa, no mesmo contexto pode ser benéfico a outra, até porque esta doença é grandemente abrangente, e existem sintomas dispares entre indivíduos com o mesmo problema.

Nesta consulta soube também que não morreria desta doença mas que provavelmente morreria com ela. Foram-lhe receitados medicamentos para ajudar o sistema nervoso que desencadeava todo o processo… e lá foi o Rui, meio desanimado sem saber o que comer…

Com o passar do tempo percebeu que aquelas proibições todas aconteciam apenas nas crises, que em alturas mais calmas ele podia até comer muita coisa, havendo apenas dois ou três alimentos que tinha que tirar para fora do seu cardápio completamente… no caso dele eram ervilhas, favas e feijões, mas para outra pessoa poderão ser outros alimentos. Os outros alimentos proibidos, sobretudo aqueles que são muito ricos em fibras teriam que ser sempre ingeridos com moderação, mas aos poucos o Rui foi percebendo, que a doença não é um drama… o drama era apenas não saber como lidar com ela…

O conselho a retirar desta pequena história, a do Rui, é que precisamos conhecer o nosso próprio corpo, e alimentarmo-nos, não em função do que nos dizem, não em função do que está escrito aqui ou além, mas em função do nosso próprio metabolismo, porque todos somos indivíduos diferentes uns dos outros.


Ana Sebastião

Título: Colite - Como viver com ela

Autor: Ana Sebastião (todos os textos)

Visitas: 12

779 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • gabriel

    08-12-2013 às 22:50:51

    esta e uma doença do inferno pois ataca quando menos estamos esperando provocando diarreia cólicas terríveis baixa estima depressão literalmente um inferno estou querendo muito a descoberta de um remédio eficaz pois os que tomei piorou o funcionamento do intestino.

    ¬ Responder

Comentários - Colite - Como viver com ela

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Cães e Humanos: Amizade por interesses

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Animais Estimação
Cães e Humanos: Amizade por interesses\"Rua
Não é de hoje que os cães são considerados nossos melhores amigos, porém como toda amizade ela não é totalmente incondicional e livre de interesses, pense bem, você pode discordar a princípio, mas analise a fundo e verá que tenho razão.

Cães convivem conosco a mais de 10mil anos, foi lá atrás na pré história que essa amizade começou, uma das mais duradouras da história. Teorias dizem que essa conexão iniciou pois ambas as espécies precisavam de algo que não possuíam e juntos se completaram.

Em plena era do gelo onde a sobrevivência estava sendo testada a todo vapor, aquele lobo considerado mais corajoso se encontrou com um homem também corajoso e resolveram unir forças, talvez não conscientemente, mas deu certo para ambos, e ali iniciava uma amizade que duraria por milênios.

Nesse estágio da nossa história, corríamos perigo de sobrevivência; faltava comida, segurança e energia ! ... E então percebemos que esses lobos simpáticos poderiam nos dar uma vantagem na corrida contra a morte, afinal eles caçavam muito bem , coisa que tínhamos dificuldade em fazer pela falta de energia naquele momento; então pensamos, eles nos ajudam a caçar, nós dividimos o alimento e em troca eles ganham segurança e afeto, e foi assim que essa amizade nos ajudou a enfrentar todos os percalços do caminho, e hoje evoluímos tanto que não precisamos mais de seus serviços e ainda sim continuam sendo nossos melhores amigos, posso dizer então que realmente é uma amizade verdadeira, que surgiu da dificuldade e interesses mas que não se deixou abalar por nada.

Então, agora quando virmos alguém maltratar esses animais, desdenhar deles dizendo que "não prestam pra nada", "não fazem nada de útil", como a galinha que põe ovos, ou a vaca que dá leite, lembremo-nos o quão útil eles foram na nossa caminhada, não só no quesito físico mas também no emocional, numa época em que as aparências não importavam e nem o QI para se fazer um amigo, bastava ser corajoso o bastante pra ultrapassar barreiras e conhecer mais o outro, do jeito que ele viesse, garanto que vantagens incríveis nascerão dessa amizade, e não pense em vantagens como algo ruim, quando digo penso em a vantagem da gente se sentir o humano mais importante do mundo quando esses seres peludos nos olham nos olhos sem pedir mais nada em troca, damos e recebemos carinho como nunca, uma retribuição silenciosa a quem sempre esteve do nosso lado, no pior e melhor momento.

O maior interesse em uma amizade é que ela dure para sempre, e acho que com os Cães conseguimos isso.

Pesquisar mais textos:

Lara Lavic

Título:Cães e Humanos: Amizade por interesses

Autor:Lara Lavic(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios