Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Animais Estimação > O eterno cão salsicha

O eterno cão salsicha

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Animais Estimação
Visitas: 24
Comentários: 40
O eterno cão salsicha

O cão salsicha, cuja designação correta é «Dachshund» (do alemão «Dachs» = texugo e «Hund» = cão), deve a sua designação popular ao facto de apresentar estatura muito baixa, com curtas pernas que sustentam um corpo desproporcionalmente comprido. O seu verdadeiro nome, alemão, justifica-se pelo facto de esta raça canina ter sido criada e utilizada para caçar animais que habitam buracos, como texugos e marmotas. Os primeiros registos da existência destes cães situam-se no século XVIII.

Em termos físicos, este simpático cãozinho pesa entre 5 a 10 kg e a sua pelagem pode ser de três tipos distintos: lisa, longa ou dura, cujas cores variam normalmente entre o castanho, o preto e o cinzento-escuro. Criadores houve que tentaram «fabricar» outras cores, mas o resultado, que exigia uma extensiva procriação sanguínea, saldou-se apenas em sofrimento para os animais, que nasciam sem olhos ou com os mesmos muito reduzidos. A sua expressão é muito amistosa, sem ostentarem sinais de desafio e, não obstante o resultado do estudo que indicou que o salsicha é o cão mais feroz que existe, havendo relatos de cães que mordem regularmente os seus donos, ainda que de forma moderada, sem causarem danos, os salsichas são considerados cães brincalhões, leais e valentes – são cães de caça (de pequenos animais e pássaros). Esta raça é, por vezes, confundida com os «Basset», dada a sua grande semelhança física e chegam mesmo a ser erradamente chamados como tais.

Em termos de saúde e dado que é uma raça criada artificialmente, importa saber quais os pontos fracos do organismo destes cães. De facto, o dachshund, devido ao comprimento exagerado do seu tronco, tem grande propensão a sofrer de problemas na coluna vertebral, principalmente se o cão sofrer cumulativamente de obesidade. O dono de um exemplar desta raça deverá evitar que o animal suba e desça escadas e deve incentivá-lo a fazer longas caminhadas diárias.

Finalmente, há que referir que estes cães foram fortemente perseguidos durante a Primeira Grande Guerra (1914-1918), já que eram associados à Alemanha. Chegou, inclusivamente, a haver registo de cães que foram mortos por este motivo. Por outro lado, durante esse período (e com menor expressão durante a Segunda Guerra Mundial), vários cartoonistas políticos utilizaram a imagem do dachshund como símbolo ridicularizado da Alemanha. Mais tarde, em 1972, e já saradas as feridas da guerra, o salsicha foi a primeira mascote olímpica, tendo sido utilizado como símbolo dos Jogos Olímpicos de Munique, jogos que se caracterizam pela convivência pacífica entre todos os povos participantes.

Isabel Rodrigues

Título: O eterno cão salsicha

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 24

789 

Imagem por: Tobyotter

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 40 )    recentes

  • SophiaSophia

    21-04-2014 às 17:53:11

    O cão salsicha é lindo! Adoro cães de todas as raças, mas prefiro mesmo são os cães pequenos, aqueles que nunca crescem. A Rua Direita agradece pelo seu ótimo texto abordando animais de estimação.

    ¬ Responder
  • priscila santos

    21-05-2013 às 09:38:23

    oi tenho uma daschund femea ela tem 1ano. mais ela nao e igual aos outros daschund. ela tem as perninhas um pouco grandes. tenho duvidas !por conta disso na o sei se minha daschund e pura.quando eu comprei no canil o rapaz q me vendeu garantiu q era raca pura. mais depois q rla cresceu fiquei com duvidas!

    ¬ Responder
  • priscila santos

    21-05-2013 às 09:38:15

    oi tenho uma daschund femea ela tem 1ano. mais ela nao e igual aos outros daschund. ela tem as perninhas um pouco grandes. tenho duvidas !por conta disso na o sei se minha daschund e pura.quando eu comprei no canil o rapaz q me vendeu garantiu q era raca pura. mais depois q rla cresceu fiquei com duvidas!

    ¬ Responder
  • João de Deus

    03-04-2013 às 00:12:24

    tenho um filhote de dachshund com 2 meses e ele nao liga para min, so para minha esposa, e quando chega visita em casa ele fica agitado faz festa a eles e arrasta o bumbum no chão e urina ao mesmo tempo é normal isso ? seu comportamento melhora com o tempo, ou muda ?

    ¬ Responder
  • vinicius e leticia

    27-02-2013 às 08:55:20

    Temos uma linda salsicha pretinha. Dorme quase que o di ainteiro, e anoite quer brincar. Danada!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatização

    18-10-2012 às 15:08:31

    Bem fofi

    ¬ Responder
  • Natalie

    03-09-2012 às 18:45:15

    Tenho minha Lola a um mês e posso dizer q amo muito ela...
    E uma dorminhoca meu bebê...
    Lolitha patasfofinhas....kkk

    ¬ Responder
  • LIRIAM M G DOS PASSOSLIRIAM M G DOS PASSOS

    16-07-2012 às 17:47:09

    eu tenho dois e eles mordem tudo que achar pela frente. o que posso fazer pra que eles parem.

    ¬ Responder
  • Hany DutraHany Dutra

    23-06-2012 às 16:28:42

    Tenho um dachushund ele e muito sapeca e valente, quando saio com ele na rua ele quer avançar em todo mundo que passa as pessoas ficam ate com medo dele e falam nossa que cachorro bravo parece ate pit bu... mais ele nao morte so avança e late mais as pessoas ficam com medo dele..ele nao e muito abediente faz as coisas na vontade dele, lasca tudo que ve, se acha roupa e sapato se bodiar ele pega e ja era, ele vai no meu cesto de roupa suja e pega roupa e fica no alto mais na sei como ele pega e passa a roupa pelo buraquinho do cesto, igual esse nao ha , mais amo ele , nao vivo sem o meu heroi , ha ele parece ate gato adora caçar rato ele acaba com eles mata tudo outro dia ele pegou uma ratazana coitada tava amoada morrendo de medo dele e ele la feroz querendo pegar ela no buraco enquanto ele nao pegou nao sossegou, outro dia matou um ratinho no quintal nao sei como a viu pois estava escuro.. veio todo feliz com o rato na boca se sentindo um HEROI.. KKK .. Amo de paixao meu valente caozinho Tuty...

    ¬ Responder
  • maria gorettimaria goretti

    18-06-2012 às 22:57:24

    Minha KIKA tem aproximadamente 4 a 5 anos, ganhei. Hoje ela estava tença não deixava ninguem tocar gritava. levei hoje ao veterinário e ele aplicou uma injeção e medicou corticoide. Dr. Caetano disse que ele está com muita tenção por dor na coluna....o que devo fazer para ele se sentir melhor. moro em casa. obrigada

    ¬ Responder
  • Natanael Genoel RicardoElaine

    06-07-2012 às 13:30:31

    Maria Goretti,

    Também tenho uma Kika que irá fazer 03 anos dia 10/07, ela é o nosso chodó, não desgruda de mim nem um minuto.
    Tive esse mesmo problema com ela quando à castramos, e coluna é um caso sério para essa raça. Aconselho você que mora em casa, deixá-la em um lugar plano, que ela não precise subir escadas, pelo menos até a coluna desenflamar. Tratamos a Kika com anti-flamatório por umas duas semanas e agora ela está super bem, nunca mais teve outra crise.
    Espero ter ajudado.

    ¬ Responder
  • maria gorettimaria goretti

    07-07-2012 às 19:15:42

    agradeço o seu carinho por responder algunhas duvidas e dar ideias, mais a minha casa é terria, o caso dela já está mais sério, amanha domingo vem um medico de sp que irá ve-la e segunda farei uma tomografia, o caso dela parece ser cirurgico pois ela está se arrastando, com dificuldade de urinar e defecar. mais tenho grande fé em Deus, e todos os santos que peço graças que ela irá ficar curada. Eu fui operada da coluna estava ja me arrastando, coloquei 6 pinos na coluna cervical, 3 no pescoço e hoje faco tudo, e por isso sei a dor, e chorro pela minha kika o que eu poder o que eu não poder arrumarei para salva-la. beijos goretti

    ¬ Responder
  • lidianalidiana

    09-06-2012 às 02:15:40

    eu tenho uma cachorra salsicha,ela é muito danada,eu pensei, que era apenas fase, mas a danada, há mais de um ano vive puxando roupas do varal, cavando buracos,é muito sapeca.será que é caracteristico da raça?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoCris

    26-03-2012 às 21:41:47

    tenho um filhote de 4 meses, é muito eletrica, mais é um amor de cão.

    ¬ Responder
  • vitoria carolinevitoria caroline

    16-01-2012 às 16:30:09

    Estou sofrendo muito, perdi meu cao(salsicha) há 1 dias. a exatamente eu n sabia mas oque fazer minha mae o levo ao veterinaro tiro isame de sangue ele tava com a dueçado carapato ai de madrugada ele morreu durinho o nome dele e Ralfhe eu nunca nunca vou me esquece dele e ele vai ta sempre no meu coraçao eu vo sinti muita saldade dele eu nunca vou esquece eu e n vo subistituir ele por neun eu tro cao eu amo ele e sei que mesmo ele morto elle me amava . enquanto eu escrevo isso eu choro de cristesa e de alegria cristesa pq ele se foi e alegria pq eu peguei ele pequenininho e fiz oque pudi ele so tinho 1 anonho mas elle foi enpas e eu nunca vo esquece ele neie eu e nei o meuirmao a minha mae e o meu pai munca
    EU AMO VC FALFHE

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoFabricio

    30-11-2011 às 16:14:22

    tem como saber se meu cao Dachshund é raça pura?
    até mais!!

    ¬ Responder
  • cristina

    01-05-2013 às 10:47:09

    BOM Dia! tenho um cachorrinho de 4 meses de idade, ela apresentou um caroço pequeno na cabeça, será que é grave? me responda estou procupada, bjs cris....

    ¬ Responder
  • Cláudia Maria Costa Ralhaalex

    16-10-2011 às 19:54:04

    estou vendendo 04 filhotes de salcicha cada um por 350.000 reais os interessados ligue: para 83000305 ou 32524069

    ¬ Responder
  • alexalex

    16-10-2011 às 19:36:38

    alex de jesus tenho 04 filhotes de salcicha estou vendendo,cada um por 300.000

    ¬ Responder
  • jessica

    15-10-2011 às 23:06:00

    bom eu estou pensando em ter um cão desse eu acho eles muito fofos linnndos

    ¬ Responder
  • Rejane LimaRejane Lima

    06-07-2011 às 17:10:00

    Gostei do Comentário,tenho um pretinho e marrom que acabou de completar três anos é a razão da minha vida,carinhoso mas de personalidade forte e muito companheiro.

    ¬ Responder
  • fatimafatima

    12-06-2011 às 19:10:18

    queria participar desse progama tão legal!!!

    ¬ Responder
  • rosemarirosemari

    09-06-2011 às 04:15:02

    Ola!Gostei muito da sua explicaçao sobre esta raça .Tenho duas a Preta e a zuca as duas ja estão c 3anos são os amores da casa !a Zuca e muito calma ,mas a Preta e um terror , mas são lindas os doces da casa.

    ¬ Responder
  • melissamelissa

    25-02-2011 às 00:23:09

    oi... seu texto foi otimo para meu trabalho da escola sobre cachorros eu escolhi o DACHSHUND eu tenho uma em casa e o nome dela é Polly,ela é muito fofa!!!
    obg

    ¬ Responder
  • FlaviaFlavia

    14-02-2011 às 14:21:33

    acho que infelizmente nao poderei ter esse cão em minha casa! Tem escadas e vai ser muito dificil dele manter ele longe delas! :(
    Fica para uma proxima!

    ¬ Responder
  • marcia regina silva de oliveiramarcia regina silva de oliveira

    19-01-2011 às 14:30:58

    Olá...gostei muito desta explicação.Tenho uma fêmea desta raça, é muito obediente e demonstra respeito quando falamos...acho que pensa que estamos brigando com ela pois abaixa a cabeça sempre.Gostaria de saber se é verdade que este tipo de raça solta um mau cheiro por causa do pelo que é curto.Ela não é cherosa, mas dou banho sempre.sera que é problema do pelo?Obrigada.

    ¬ Responder
  • Eliana Mendesana celia

    13-01-2011 às 19:15:58

    Estou sofrendo muito, perdi meu cao(salsicha) há 4 dias. O exame dele deu enfecção bacteriologica, falta de ar, começo de pneumonia. Estva sem comer 2 dias, mas tomou soro e todos os medicamentos precisos. No final de sua vida, me doi tanto lembrar: seus ohinhos eram vermelhos e cheios de lagrimas, que nunca vou esquecer. Queria saber porque seus ohos ficaram assim? Eram de dor? Porque ele não gemia. ah, que saudades!!

    ¬ Responder
  • nelsonnelson

    26-12-2010 às 16:13:01

    gostaria de saber se tem cão salsicha para venda e quanto custa aguado rseposta obrigado

    ¬ Responder
  • Marcela

    25-11-2013 às 08:14:35

    Eu tenho um macho de 3 meses e custa 400,00 reais.

    ¬ Responder
  • VanessaVanessa

    15-11-2010 às 22:02:47

    Olá,

    Vc tem algum filhote cão salsicha para vender?

    Att

    ¬ Responder
  • Mauricio Galdino de Araujo SilvaMauricio Galdino de Araujo Silva

    13-09-2010 às 21:18:35

    Eu tenho um cachorro dessa raça

    ¬ Responder
  • João Henrique de SouzaJoão Henrique de Souza

    01-09-2010 às 18:19:56

    Tenho um cãozinho chamado de Totty. Ele é uma graça, porém está com problemas na coluna e não está andando. Somente arrastando as patas traseiras. Estamos em processo de fisioterapia, mas parece que não está adiantando. Alguém conheçe alguma técnica que possa ajudar?
    Saudações a todos amigos de cão.

    ¬ Responder
  • lenice

    17-08-2013 às 18:36:00

    faça uma adaptaçao com duas rodinhas que se encachem na barriga dele quando ele anda com as patas da frente as rodas giram.

    ¬ Responder
  • Milton Labate NovaesRebeca

    31-08-2010 às 18:57:10

    Eu tenho um cão desses, eh muitoo lindo e beem traquino.. O amoo muiitooo ♥

    ¬ Responder
  • PetescadasPetescadas

    26-06-2010 às 21:54:27

    Cães com pernas curtas são lindos, mas necessitam cuidados adicionais. Este tipo tem dificuldade de subir escadas desde jovem. Com o avanço da idade sua mobilidade é muito afetada, como exemplo subir e descer de sofás e camas.

    Este constante processo gera problemas nas articulações, para previnir isso devem usar escadas e rampas para subir em móveis.

    Veja em www.petescadas.com.br diversos modelos para esta aplicação.

    Atenciosamente
    Petescadas

    ¬ Responder
  • brunabruna

    16-05-2010 às 00:03:45

    o cachorro salsicha e pequenino mas e um cachorro muito bonitim

    ¬ Responder
  • yannayanna

    10-05-2010 às 18:51:31

    amo cachorro dachshund

    ¬ Responder
  • PauloPaulo

    08-02-2010 às 11:24:16

    Gostei muito da explicaçao do dachshund (salsicha). Tenho um desses na minha casa mas ele é misturado com o pitch
    n°1 e ela é muito dengosa me defende ninguem pode chegar perto de mim que ele vai longo avançar , as brincadeiras dela sao muito violenta só sabem morder morder e morder.
    Mas ela está com o corpo cheio de carocinhos que na hora que ela coça feri e eu ñ sei o que fazer será que vcs podem me ajudar.?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãovanessa cristina

    23-12-2009 às 17:10:57

    eu adorei a reportagem dos cachorros (dachshund). Alem disso vou ter um desses, e prometo não deixar ele subir escadas, e vou andar muito com ele beijos!!??

    ¬ Responder
  • fabiano chaves dos santosfabiano chaves dos santos

    16-10-2009 às 18:32:41

    gostei do teu comentario. eu enho um de cor cinza e difcil essa cor ?

    ¬ Responder

Comentários - O eterno cão salsicha

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O segredo de Van Gogh (Campo de Trigo com corvos)

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Arte
O segredo de Van Gogh (Campo de Trigo com corvos)\"Rua
‘Campo de trigo com corvos’ destaca-se como uma das mais poderosas e mais ferozmente debatidas pinturas de Vincent Van Gogh. As várias interpretações deste trabalho em particular são provavelmente mais variadas do que qualquer outro na obra de Van Gogh. Alguns o veem como a "nota de suicídio" de Van Gogh transformada em uma tela, enquanto outros mergulham para além de uma visão geral superficial do assunto e favorecem uma abordagem mais positiva. Alguns críticos mais extremos vão ainda um pouco mais longe - além da tela e das pinceladas - a fim de traduzir as imagens em uma linguagem inteiramente nova do subliminar.

Uma análise artística é, por sua própria natureza, um esforço subjetivo. Ainda assim, as interpretações mais razoáveis são melhor realizadas a partir de uma base fatual.

Ao contrário do mito popular, ‘Campo de trigo com corvos’ não é a última obra de Van Gogh. A pintura é, sem dúvida, turbulenta e, certamente, transmite uma sensação de solidão nos campos - uma imagem poderosa de Van Gogh como artista derrotado e solitário em seus últimos anos. Além disso, ambos os filmes populares ‘Lust for Life’ e ‘Vincent and Theo’ reescrevem a história e retratam esta pintura como sendo a última de Van Gogh - com mais interesse pelo efeito dramático do que pela precisão histórica.

A datação precisa de ‘Campo de trigo com corvos’ é difícil devido à sua semelhança com outras obras que Van Gogh estava pintando e escrevendo, dentro do mesmo período temporal.

Do ponto de vista simbólico vale a pena rever os elementos básicos da pintura e depois explorar cada um a partir de vários e diferentes fins interpretativos do espectro.

Os caminhos presentes no quadro são basicamente compostos de três conjuntos: dois em cada canto de primeiro plano e uma terceira no enrolamento em direção ao horizonte médio. Os caminhos desafiam a lógica em que eles parecem se originar, pois vêm do nada e levam a lugar nenhum. Alguns interpretaram isso como uma confusão em curso na vida de Van Gogh acerca da direção dúbia que a sua própria vida havia tomado. O caminho do meio manteve-se o mais fértil para a interpretação simbólica. O caminho leva a algum lugar? Será que com sucesso se atravessará o campo de trigo e se chegará a novos horizontes? Ou será que, de fato, termina em um beco sem saída inevitável? Van Gogh deixa ao apreciador da sua pintura essa decisão.

Desde os seus primeiros anos como artista Van Gogh, gostava de cenas envolvendo céu tempestuoso. Van Gogh tinha mesmo um grande respeito pelas forças da natureza e inclui céus turbulentos em uma série de suas obras, porque o assunto é tão poderoso e tão cheio de potencial artístico que causa impacto em uma tela vazia. Além disso, Van Gogh escreveu uma vez sobre as possibilidades libertadoras das tempestades: "O piloto, por vezes, consegue avançar porque tem de vencer a tempestade e não ser forçosamente destruído por ela”. Claro que, como o passar dos anos, o seu estado mental tornou-se mais debilitado e suas perceções em relação à natureza podem ter ‘escurecido’. No entanto, pode-se argumentar que Van Gogh entendeu as tempestades como uma parte vital e positiva da natureza.

Provavelmente, a imagem mais poderosa dentro do campo de trigo com corvos é a dos próprios corvos. Mais uma vez, muita interpretação simbólica surgiu a partir da representação do bando de corvos. Grande parte da especulação depende se os corvos estão voando em direção ao pintor (e, portanto, o espectador) ou para longe dele. Se o espectador escolhe perceber que os corvos estão voando em direção ao primeiro plano, entenderá essa aproximação com um mau presságio, como um pressentimento obscuro. Se entender que os corvos se afastam, uma sensação de alívio pode ser experienciada. Tudo depende da perspetiva e da carga emocional que o apreciador colocar na pintura e na sua interpretação no momento.

A verdade é que não há nenhuma resposta certa sobre qual a direção, se houver alguma, que os corvos estão seguindo. Este ponto permanece sem solução e, consequentemente, a sua subjetividade aumenta e a sua análise torna-se discutível.

Em segundo lugar, e talvez de maior importância para o entendimento da pintura, a interpretação dos corvos como arautos da morte é uma construção completamente artificial. Van Gogh, em seus próprios escritos, nunca parece aceitar isso mesmo, pelo contrário.

As várias interpretações de ‘Campo de trigo com corvos’ vão desde o mais simples ao mais absurdo. Uma interpretação simbólica pode ser muitas vezes interessante, às vezes reveladora de perseguição. Mas uma sobre-interpretação de uma obra de arte coloca o espectador em risco de perder o que é verdadeiramente essencial. As obras de Vincent van Gogh proporcionam ao espectador uma gama incrivelmente complexa e bonita de assuntos para explorar e para admirar. Seus desenhos são o produto de um relator de habilidade indescritível e suas pinturas são sempre brilhantes, muitas vezes sublime. Os espectadores que passam o tempo à procura de significados em profundidade dentro do campo de trigo com corvos podem se dececionar. Para alguns, o desejo insaciável de entender a mitologia de Van Gogh envia-os numa busca de meras miragens.

Ao invés de buscar respostas dentro de ‘Campo de trigo com corvos’, o apreciador irá sentir seu tempo bem passado se simplesmente admirar o conjunto desta pintura extraordinária: a cor, a vitalidade e a harmonia turbulenta de cada pincelada. Os segredos intangíveis, se os houver, continuarão envoltos no seu próprio reino inefável - como os corvos.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O segredo de Van Gogh (Campo de Trigo com corvos)

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: Tobyotter

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 02:30:44

    As obras de Van Gogh são bem inspirativas. Amei saber dessa história.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • 15-04-2014 às 23:54:00

    É verdade que 3 dos mais caros top 10 quadros do mundo são de Van Gogh?

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios