Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Animais Estimação > O eterno cão salsicha

O eterno cão salsicha

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Animais Estimação
Visitas: 24
Comentários: 40
O eterno cão salsicha

O cão salsicha, cuja designação correta é «Dachshund» (do alemão «Dachs» = texugo e «Hund» = cão), deve a sua designação popular ao facto de apresentar estatura muito baixa, com curtas pernas que sustentam um corpo desproporcionalmente comprido. O seu verdadeiro nome, alemão, justifica-se pelo facto de esta raça canina ter sido criada e utilizada para caçar animais que habitam buracos, como texugos e marmotas. Os primeiros registos da existência destes cães situam-se no século XVIII.

Em termos físicos, este simpático cãozinho pesa entre 5 a 10 kg e a sua pelagem pode ser de três tipos distintos: lisa, longa ou dura, cujas cores variam normalmente entre o castanho, o preto e o cinzento-escuro. Criadores houve que tentaram «fabricar» outras cores, mas o resultado, que exigia uma extensiva procriação sanguínea, saldou-se apenas em sofrimento para os animais, que nasciam sem olhos ou com os mesmos muito reduzidos. A sua expressão é muito amistosa, sem ostentarem sinais de desafio e, não obstante o resultado do estudo que indicou que o salsicha é o cão mais feroz que existe, havendo relatos de cães que mordem regularmente os seus donos, ainda que de forma moderada, sem causarem danos, os salsichas são considerados cães brincalhões, leais e valentes – são cães de caça (de pequenos animais e pássaros). Esta raça é, por vezes, confundida com os «Basset», dada a sua grande semelhança física e chegam mesmo a ser erradamente chamados como tais.

Em termos de saúde e dado que é uma raça criada artificialmente, importa saber quais os pontos fracos do organismo destes cães. De facto, o dachshund, devido ao comprimento exagerado do seu tronco, tem grande propensão a sofrer de problemas na coluna vertebral, principalmente se o cão sofrer cumulativamente de obesidade. O dono de um exemplar desta raça deverá evitar que o animal suba e desça escadas e deve incentivá-lo a fazer longas caminhadas diárias.

Finalmente, há que referir que estes cães foram fortemente perseguidos durante a Primeira Grande Guerra (1914-1918), já que eram associados à Alemanha. Chegou, inclusivamente, a haver registo de cães que foram mortos por este motivo. Por outro lado, durante esse período (e com menor expressão durante a Segunda Guerra Mundial), vários cartoonistas políticos utilizaram a imagem do dachshund como símbolo ridicularizado da Alemanha. Mais tarde, em 1972, e já saradas as feridas da guerra, o salsicha foi a primeira mascote olímpica, tendo sido utilizado como símbolo dos Jogos Olímpicos de Munique, jogos que se caracterizam pela convivência pacífica entre todos os povos participantes.

Isabel Rodrigues

Título: O eterno cão salsicha

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 24

789 

Imagem por: Tobyotter

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 40 )    recentes

  • SophiaSophia

    21-04-2014 às 17:53:11

    O cão salsicha é lindo! Adoro cães de todas as raças, mas prefiro mesmo são os cães pequenos, aqueles que nunca crescem. A Rua Direita agradece pelo seu ótimo texto abordando animais de estimação.

    ¬ Responder
  • priscila santos

    21-05-2013 às 09:38:23

    oi tenho uma daschund femea ela tem 1ano. mais ela nao e igual aos outros daschund. ela tem as perninhas um pouco grandes. tenho duvidas !por conta disso na o sei se minha daschund e pura.quando eu comprei no canil o rapaz q me vendeu garantiu q era raca pura. mais depois q rla cresceu fiquei com duvidas!

    ¬ Responder
  • priscila santos

    21-05-2013 às 09:38:15

    oi tenho uma daschund femea ela tem 1ano. mais ela nao e igual aos outros daschund. ela tem as perninhas um pouco grandes. tenho duvidas !por conta disso na o sei se minha daschund e pura.quando eu comprei no canil o rapaz q me vendeu garantiu q era raca pura. mais depois q rla cresceu fiquei com duvidas!

    ¬ Responder
  • João de Deus

    03-04-2013 às 00:12:24

    tenho um filhote de dachshund com 2 meses e ele nao liga para min, so para minha esposa, e quando chega visita em casa ele fica agitado faz festa a eles e arrasta o bumbum no chão e urina ao mesmo tempo é normal isso ? seu comportamento melhora com o tempo, ou muda ?

    ¬ Responder
  • vinicius e leticia

    27-02-2013 às 08:55:20

    Temos uma linda salsicha pretinha. Dorme quase que o di ainteiro, e anoite quer brincar. Danada!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatização

    18-10-2012 às 15:08:31

    Bem fofi

    ¬ Responder
  • Natalie

    03-09-2012 às 18:45:15

    Tenho minha Lola a um mês e posso dizer q amo muito ela...
    E uma dorminhoca meu bebê...
    Lolitha patasfofinhas....kkk

    ¬ Responder
  • LIRIAM M G DOS PASSOSLIRIAM M G DOS PASSOS

    16-07-2012 às 17:47:09

    eu tenho dois e eles mordem tudo que achar pela frente. o que posso fazer pra que eles parem.

    ¬ Responder
  • Hany DutraHany Dutra

    23-06-2012 às 16:28:42

    Tenho um dachushund ele e muito sapeca e valente, quando saio com ele na rua ele quer avançar em todo mundo que passa as pessoas ficam ate com medo dele e falam nossa que cachorro bravo parece ate pit bu... mais ele nao morte so avança e late mais as pessoas ficam com medo dele..ele nao e muito abediente faz as coisas na vontade dele, lasca tudo que ve, se acha roupa e sapato se bodiar ele pega e ja era, ele vai no meu cesto de roupa suja e pega roupa e fica no alto mais na sei como ele pega e passa a roupa pelo buraquinho do cesto, igual esse nao ha , mais amo ele , nao vivo sem o meu heroi , ha ele parece ate gato adora caçar rato ele acaba com eles mata tudo outro dia ele pegou uma ratazana coitada tava amoada morrendo de medo dele e ele la feroz querendo pegar ela no buraco enquanto ele nao pegou nao sossegou, outro dia matou um ratinho no quintal nao sei como a viu pois estava escuro.. veio todo feliz com o rato na boca se sentindo um HEROI.. KKK .. Amo de paixao meu valente caozinho Tuty...

    ¬ Responder
  • maria gorettimaria goretti

    18-06-2012 às 22:57:24

    Minha KIKA tem aproximadamente 4 a 5 anos, ganhei. Hoje ela estava tença não deixava ninguem tocar gritava. levei hoje ao veterinário e ele aplicou uma injeção e medicou corticoide. Dr. Caetano disse que ele está com muita tenção por dor na coluna....o que devo fazer para ele se sentir melhor. moro em casa. obrigada

    ¬ Responder
  • ElaineElaine

    06-07-2012 às 13:30:31

    Maria Goretti,

    Também tenho uma Kika que irá fazer 03 anos dia 10/07, ela é o nosso chodó, não desgruda de mim nem um minuto.
    Tive esse mesmo problema com ela quando à castramos, e coluna é um caso sério para essa raça. Aconselho você que mora em casa, deixá-la em um lugar plano, que ela não precise subir escadas, pelo menos até a coluna desenflamar. Tratamos a Kika com anti-flamatório por umas duas semanas e agora ela está super bem, nunca mais teve outra crise.
    Espero ter ajudado.

    ¬ Responder
  • maria gorettimaria goretti

    07-07-2012 às 19:15:42

    agradeço o seu carinho por responder algunhas duvidas e dar ideias, mais a minha casa é terria, o caso dela já está mais sério, amanha domingo vem um medico de sp que irá ve-la e segunda farei uma tomografia, o caso dela parece ser cirurgico pois ela está se arrastando, com dificuldade de urinar e defecar. mais tenho grande fé em Deus, e todos os santos que peço graças que ela irá ficar curada. Eu fui operada da coluna estava ja me arrastando, coloquei 6 pinos na coluna cervical, 3 no pescoço e hoje faco tudo, e por isso sei a dor, e chorro pela minha kika o que eu poder o que eu não poder arrumarei para salva-la. beijos goretti

    ¬ Responder
  • lidianalidiana

    09-06-2012 às 02:15:40

    eu tenho uma cachorra salsicha,ela é muito danada,eu pensei, que era apenas fase, mas a danada, há mais de um ano vive puxando roupas do varal, cavando buracos,é muito sapeca.será que é caracteristico da raça?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoCris

    26-03-2012 às 21:41:47

    tenho um filhote de 4 meses, é muito eletrica, mais é um amor de cão.

    ¬ Responder
  • vitoria carolinevitoria caroline

    16-01-2012 às 16:30:09

    Estou sofrendo muito, perdi meu cao(salsicha) há 1 dias. a exatamente eu n sabia mas oque fazer minha mae o levo ao veterinaro tiro isame de sangue ele tava com a dueçado carapato ai de madrugada ele morreu durinho o nome dele e Ralfhe eu nunca nunca vou me esquece dele e ele vai ta sempre no meu coraçao eu vo sinti muita saldade dele eu nunca vou esquece eu e n vo subistituir ele por neun eu tro cao eu amo ele e sei que mesmo ele morto elle me amava . enquanto eu escrevo isso eu choro de cristesa e de alegria cristesa pq ele se foi e alegria pq eu peguei ele pequenininho e fiz oque pudi ele so tinho 1 anonho mas elle foi enpas e eu nunca vo esquece ele neie eu e nei o meuirmao a minha mae e o meu pai munca
    EU AMO VC FALFHE

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoFabricio

    30-11-2011 às 16:14:22

    tem como saber se meu cao Dachshund é raça pura?
    até mais!!

    ¬ Responder
  • cristina

    01-05-2013 às 10:47:09

    BOM Dia! tenho um cachorrinho de 4 meses de idade, ela apresentou um caroço pequeno na cabeça, será que é grave? me responda estou procupada, bjs cris....

    ¬ Responder
  • Cláudia Maria Costa Ralhaalex

    16-10-2011 às 19:54:04

    estou vendendo 04 filhotes de salcicha cada um por 350.000 reais os interessados ligue: para 83000305 ou 32524069

    ¬ Responder
  • alexalex

    16-10-2011 às 19:36:38

    alex de jesus tenho 04 filhotes de salcicha estou vendendo,cada um por 300.000

    ¬ Responder
  • jessica

    15-10-2011 às 23:06:00

    bom eu estou pensando em ter um cão desse eu acho eles muito fofos linnndos

    ¬ Responder
  • Rejane LimaRejane Lima

    06-07-2011 às 17:10:00

    Gostei do Comentário,tenho um pretinho e marrom que acabou de completar três anos é a razão da minha vida,carinhoso mas de personalidade forte e muito companheiro.

    ¬ Responder
  • fatimafatima

    12-06-2011 às 19:10:18

    queria participar desse progama tão legal!!!

    ¬ Responder
  • rosemarirosemari

    09-06-2011 às 04:15:02

    Ola!Gostei muito da sua explicaçao sobre esta raça .Tenho duas a Preta e a zuca as duas ja estão c 3anos são os amores da casa !a Zuca e muito calma ,mas a Preta e um terror , mas são lindas os doces da casa.

    ¬ Responder
  • melissamelissa

    25-02-2011 às 00:23:09

    oi... seu texto foi otimo para meu trabalho da escola sobre cachorros eu escolhi o DACHSHUND eu tenho uma em casa e o nome dela é Polly,ela é muito fofa!!!
    obg

    ¬ Responder
  • FlaviaFlavia

    14-02-2011 às 14:21:33

    acho que infelizmente nao poderei ter esse cão em minha casa! Tem escadas e vai ser muito dificil dele manter ele longe delas! :(
    Fica para uma proxima!

    ¬ Responder
  • marcia regina silva de oliveiramarcia regina silva de oliveira

    19-01-2011 às 14:30:58

    Olá...gostei muito desta explicação.Tenho uma fêmea desta raça, é muito obediente e demonstra respeito quando falamos...acho que pensa que estamos brigando com ela pois abaixa a cabeça sempre.Gostaria de saber se é verdade que este tipo de raça solta um mau cheiro por causa do pelo que é curto.Ela não é cherosa, mas dou banho sempre.sera que é problema do pelo?Obrigada.

    ¬ Responder
  • Eliana Mendesana celia

    13-01-2011 às 19:15:58

    Estou sofrendo muito, perdi meu cao(salsicha) há 4 dias. O exame dele deu enfecção bacteriologica, falta de ar, começo de pneumonia. Estva sem comer 2 dias, mas tomou soro e todos os medicamentos precisos. No final de sua vida, me doi tanto lembrar: seus ohinhos eram vermelhos e cheios de lagrimas, que nunca vou esquecer. Queria saber porque seus ohos ficaram assim? Eram de dor? Porque ele não gemia. ah, que saudades!!

    ¬ Responder
  • nelsonnelson

    26-12-2010 às 16:13:01

    gostaria de saber se tem cão salsicha para venda e quanto custa aguado rseposta obrigado

    ¬ Responder
  • Marcela

    25-11-2013 às 08:14:35

    Eu tenho um macho de 3 meses e custa 400,00 reais.

    ¬ Responder
  • VanessaVanessa

    15-11-2010 às 22:02:47

    Olá,

    Vc tem algum filhote cão salsicha para vender?

    Att

    ¬ Responder
  • Mauricio Galdino de Araujo SilvaMauricio Galdino de Araujo Silva

    13-09-2010 às 21:18:35

    Eu tenho um cachorro dessa raça

    ¬ Responder
  • João Henrique de SouzaJoão Henrique de Souza

    01-09-2010 às 18:19:56

    Tenho um cãozinho chamado de Totty. Ele é uma graça, porém está com problemas na coluna e não está andando. Somente arrastando as patas traseiras. Estamos em processo de fisioterapia, mas parece que não está adiantando. Alguém conheçe alguma técnica que possa ajudar?
    Saudações a todos amigos de cão.

    ¬ Responder
  • lenice

    17-08-2013 às 18:36:00

    faça uma adaptaçao com duas rodinhas que se encachem na barriga dele quando ele anda com as patas da frente as rodas giram.

    ¬ Responder
  • Milton Labate NovaesRebeca

    31-08-2010 às 18:57:10

    Eu tenho um cão desses, eh muitoo lindo e beem traquino.. O amoo muiitooo ♥

    ¬ Responder
  • PetescadasPetescadas

    26-06-2010 às 21:54:27

    Cães com pernas curtas são lindos, mas necessitam cuidados adicionais. Este tipo tem dificuldade de subir escadas desde jovem. Com o avanço da idade sua mobilidade é muito afetada, como exemplo subir e descer de sofás e camas.

    Este constante processo gera problemas nas articulações, para previnir isso devem usar escadas e rampas para subir em móveis.

    Veja em www.petescadas.com.br diversos modelos para esta aplicação.

    Atenciosamente
    Petescadas

    ¬ Responder
  • brunabruna

    16-05-2010 às 00:03:45

    o cachorro salsicha e pequenino mas e um cachorro muito bonitim

    ¬ Responder
  • yannayanna

    10-05-2010 às 18:51:31

    amo cachorro dachshund

    ¬ Responder
  • PauloPaulo

    08-02-2010 às 11:24:16

    Gostei muito da explicaçao do dachshund (salsicha). Tenho um desses na minha casa mas ele é misturado com o pitch
    n°1 e ela é muito dengosa me defende ninguem pode chegar perto de mim que ele vai longo avançar , as brincadeiras dela sao muito violenta só sabem morder morder e morder.
    Mas ela está com o corpo cheio de carocinhos que na hora que ela coça feri e eu ñ sei o que fazer será que vcs podem me ajudar.?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãovanessa cristina

    23-12-2009 às 17:10:57

    eu adorei a reportagem dos cachorros (dachshund). Alem disso vou ter um desses, e prometo não deixar ele subir escadas, e vou andar muito com ele beijos!!??

    ¬ Responder
  • fabiano chaves dos santosfabiano chaves dos santos

    16-10-2009 às 18:32:41

    gostei do teu comentario. eu enho um de cor cinza e difcil essa cor ?

    ¬ Responder

Comentários - O eterno cão salsicha

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O que fazer quando não há “nada” para vestir!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
O que fazer quando não há “nada” para vestir!\"Rua
Acorda tarde e vai a correr ao armário da roupa para se vestir mas no meio de tanta tralha não consegue encontrar o que quer. E solta um suspiro dizendo:” não tenho nada para vestir!” Claro que o armário está cheio de roupa. De inverno, de verão, roupa que já vestiu e não veste mais, roupa de quando era criança, roupa que tem valor sentimental...tanta coisa mas nada que sirva para quem está com pressa e só quer vestir-se rápido para ir trabalhar. Certamente já lhe aconteceu. O mostrador do relógio anuncia que está atrasadíssima e para agravar o seu chefe liga a resmungar. O que fazer?

Primeiro que tudo mantenha a calma. Não vale a pena enervar-se senão a situação só tende a piorar. Depois pense nas suas prioridades. Procure “calmamente”(conforme for possível) aquela blusa básica branca e aquelas calças pretas formais(se trabalhar num escritório) e como já não há tempo para tomar banho (faça um apanhado no cabelo para não se notar que não o lavou); Se trabalhar num sítio em que a farda é a peça mais importante. Então Vista-a ainda em casa e corra para o trabalho; No caso da farda ser a coisa mais horrível do mundo o melhor é vestir uns jeans básicos e uma uma blusa básica também e sair.

Agora deve estar a perguntar: “Ok. Essas dicas são boas mas não resolvem o meu problema de não ter nada para vestir”. Está bem. Vou explicar melhor. Para que não volte a acontecer o primeiro cenário, é necessário reservar algum tempo para organizar o armário. Quando decidir que finalmente que é o dia ideal retire tudo o que lá tiver dentro. Só com este gesto pode ter a noção do espaço que ficou. Depois decida o que fazer com aquilo que já não usa. Doe a uma instituição, ou faça uma troca de roupa com as amigas. O que estiver em mau estado de conservação não tenha pena. Deite para o lixo. Depois do armário bem limpo volte a colocar as suas roupas de eleição. Todas as peças que veste mesmo. Quando acabar vai sentir-se tão bem que até vai ter vontade de fazer isso mais vezes. Assim, quando necessitar de algo vai encontar logo o que quer vestir e certamente que nunca mais vai dizer que não tem nada para vestir.

Pesquisar mais textos:

Jovita Capitão

Título:O que fazer quando não há “nada” para vestir!

Autor:Jovita Capitão(todos os textos)

Imagem por: Tobyotter

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Sofia Nunes 11-09-2012 às 12:48:53

    Quem nunca ficou largos minutos parada em frente ao guarda fatos aberto, desesperada e atrasada por não saber o que vestir? Pessoalmente, se não gostar daquilo que tenho vestido num determinado dia, certamente não me irei sentir bem. Pelo contrário, apesar de seguir quase religiosamente as tendências de moda -o único tique consumista que não consigo erradicar- quando estou vestida com algo que adoro não me lembro todo o dia do que estou a usar.

    ¬ Responder
  • Carla Horta 09-09-2012 às 13:12:58

    Se acordou tarde e não está inspirada para escolher o que vestir, siga esta dica. Vista umas calças pretas e uma camisa preta. Coloque um cinto de outra cor qualquer que não o preto. O preto nunca compromete, está sempre na moda e é o ideal para qualquer ocasião.

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios