Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Viagens > Como Surgiu As Primeiras Viagens No Mundo

Como Surgiu As Primeiras Viagens No Mundo

Categoria: Viagens
Visitas: 12
Como Surgiu As Primeiras Viagens No Mundo

O panorama de viagens não é a mesma de hoje. Viajar era algo que poucos faziam, na verdade, apenas um grupo elite é que tinham o prazer de viajar. Não porque era escasso, mas somente os barões tinham acesso, isso era muito restrito e caro. As pessoas se locomoviam muito a pé, e nunca a lazer, sendo dessa forma o único meio de transporte.

Durante a Revolução Industrial muitas mudanças passaram a ocorrer nesse tempo. E uma delas, é a questão das viagens, do turismo. Pode-se dizer que graças a Revolução Industrial, o turismo se abriu oportunizando as pessoas de todas as classes o acesso facilitado em viajar. Isso, de fato, foi um avanço histórico e memorável.

Sabe-se que as formas rudimentares de organização do turismo surgiram na Europa, com o advento da Revolução Industrial. Foi a partir deste acontecimento que a sociedade europeia do século XVII começou a sua organização social e tecnológica sobre a divisão do trabalho.

Os operários trabalhavam para sair da dificultosa situação social enfrentada no campo, e os burgueses se apoderavam dos meios de produção para aumentar suas riquezas. Dessa forma, o primeiro grupo social tinha no trabalho o sustento do dia a dia e a “esperança” de uma vida melhor, e o segundo tinha na liderança das indústrias o subsídio para garantir as melhores posições sociais.

Trabalhavam aproximadamente 16 horas que eram longas, intermináveis e cansativas. O ambiente era muito desfavorável, com pouca iluminação, com perigos insalubres, alta temperatura, com uma alimentação precária, então, os operários se dirigiam aos “bares” próximos das indústrias para terem o seu “happy hour”. Que consistia em muita algazarra, muita bebida tipo vodca e uísque onde eles mesmos provocaram a raiva de membros da alta sociedade. Então, foi decretado uma lei para que esse happy hour fosse fechado e realmente fechou.

Os operários não ficaram satisfeitos com essa atitude e então se dirigiam a locais próximos dos centros urbanos para cultivarem seus encontros. Mediante isso, os burgueses não satisfeitos com a possibilidade de perder o controle sobre os seus funcionários, ofereciam-lhes viagens de incentivo. Foi nesse contexto que as viagens começaram a dar seus primeiros passos.

Mas, há também outro panorama para as primeiras viagens no mundo. Outros movimentos de organização de viagens eram pulverizados pela Europa, como as excursões de Thomas Cook, que oficialmente ofertou a primeira viagem organizada, ou seja, em grupos.


Kizua Urias

Título: Como Surgiu As Primeiras Viagens No Mundo

Autor: Kizua Urias (todos os textos)

Visitas: 12

457 

Comentários - Como Surgiu As Primeiras Viagens No Mundo

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!

Ler próximo texto...

Tema: Utilidades Domésticas
Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!\"Rua
O seguro desemprego é instituído pela Lei Nº 7.998, de 11 de janeiro de 1990 e que tem por finalidade prover a assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado sem justa causa. Foi sancionado pelo presidente da República do Brasil e também é regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT.

Este benefício é concedido a todo e qualquer trabalhador que foi dispensado apenas em regime de sem justa causa ou quando houver acordo judicial e o juiz autorizar o pagamento devido ao ex-trabalhador da empresa.

Sua duração é de 3(três) a 5(meses) de forma contínua e dependerá do tempo em que ficou empregado. O valor mensal é calculado conforme o que o trabalhador ganhava durante o período em que estava empregado.

Essa assistência financeira e temporária tem algumas regras, por isso, é muito importante conhecê-la antes mesmo de solicitá-la nos órgãos responsáveis.

Para ter direito ao benefício:


- Precisa ter a carteira devidamente assinada da empresa;
- Ter trabalhado durante 6 meses na empresa (no mínimo);
- Não ter recebido esse benefício no período de 16(dezesseis) meses ininterruptos;
- Ter sido dispensado sem justa causa.

Quem tem direito ao benefício:


- Os trabalhadores demitidos sem justa causa;
- O pescador artesanal; e
- O empregado doméstico, desde que o empregador esteja recolhendo o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS).

Como solicitar – Passo a passo:


1) Dirija-se à qualquer Caixa Econômica Federal ou ao M.T.E (Ministério do Trabalho e Emprego) da sua cidade munidos dos seguintes documentos:
- Rescisão contratual, carteira de trabalho devidamente dado baixa com a data de saída e assinada e carimbada pela empresa, as duas vias do seguro desemprego preenchido e fornecido pela empresa, cartão do PIS/PASEP ou o cartão cidadão, extrato do recebimento do pagamento do FGTS, comprovante de residência e os últimos 3 (três) contra-cheques;
2) Entregue todos esses documentos ao atendente. Eles vão fornecer o protocolo de entrada do seguro desemprego, vão lhe dizer quantas parcelas você tem direito e a data que você receberá a primeira (30 dias).

Bem, apenas isso e agora é só esperar para o recebimento do pagamento das parcelas. Para consultar, acesse este link: http://granulito.mte.gov.br/sdweb/consulta.jsf
Digite com seu número de PIS/PASEP e logo abaixo com o código no visor e clique em consultar. Vai abrir outra tela com as informações das parcelas.

Pesquisar mais textos:

Briana Alves

Título:Como Solicitar O Seguro Desemprego - Passo A Passo!

Autor:Briana Alves(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios