Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Viagens > Gronelândia – a dureza e a beleza do gelo

Gronelândia – a dureza e a beleza do gelo

Categoria: Viagens
Visitas: 2
Comentários: 1
Gronelândia – a dureza e a beleza do gelo

A Gronelândia é uma região autónoma dinamarquesa que ocupa a ilha com o mesmo nome e situa-se na costa noroeste da América do Norte. Trata-se da maior ilha do mundo, possuindo mais de 44 mil quilómetros de linha de costa. Não tem grande densidade populacional, sendo que as poucas pessoas se dividem em pequenos povoados junto à costa. A vegetação é habitualmente dispersa, havendo uma escassa área de floresta no município de Nanortalik, no extremo sul, perto do Cabo Farewell.

O clima tem características árcticas e sub-árcticas, com Verões frescos e Invernos extremamente frios. A costa é composta, na sua maioria, por rochas e falésias, sendo o ponto de menor altitude o nível do mar e o mais alto o Gunnbjørn, com 3700 metros. O interior da ilha encontra-se coberto por adensas camadas de gelo, que em certos sítios podem chegar a dois ou três mil metros de espessura, o que torna a fixação humana naturalmente impraticável. As horas de sol no decurso do Inverno são bastante parcas e os habitantes construíram casas com cores fortes e alegres para contrabalançar com o tempo sempre cinzento e carregado.
Com estas circunstâncias climáticas, a agricultura torna-se muito difícil, pelo que a criação de gado se afigura como uma boa opção. Assim sendo, as ovelhas são, juntamente com a pesca, um elemento importante da actividade económica da Gronelândia.

O Sul desta ilha oferece, ainda assim, a quem se digne visitá-la, a beleza dos glaciares, o impacto de um mar a abarrotar de icebergs, uma zona onde se podem realizar os melhores trekkings (que permitem o contacto permanente com a Natureza numa lenta e saborosa descoberta da montanha), e a expedição ao enigmático e grandioso glaciar Inlandis. O fiorde Tasermiut e as montanhas Ketil e Ulamertorssuaq, com paredes de granito, estão também contados entre as dez maravilhas do Árctico. Paralelamente, esta é uma região ideal para banhos de águas termais e navegação exploratória pelos fiordes e icebergs no sentido de descobrir a fauna polar (águias, renas, lebres, focas árcticas, bois almiscarados, baleias e focas), as auroras boreais e a pesca. O Sul da Gronelândia foi até hoje a casa dos índios Inuit e exala ainda a luta do Homem pela adaptação a um meio ambiente adverso, através de formas de vida tradicionais.

Outros pontos de interesse dizem respeito a visitas a ruínas esquimós e vikings (Brathalid e Gardar) e a cidades do Sul (Igaliko e Qassiarsuk), a caminhadas sobre um glaciar numa das massas geladas mais antigas do planeta, à degustação da dieta esquimó (carne de foca, baleia e rena), ao acampamento numa frente glaciar de dez quilómetros e paredes de gelo com 40 cm de altura, à convivência com os Inuit nas povoações mais pitorescas (Tasiusaq, Igaliko, Qassiarsuk), à pesca de salmão e bacalhau árctico, à apanha de mexilhões e cogumelos, enfim, a uma série de coisas que não se fazem todos os dias.

Abafe-se bem e venha daí!


Maria Bijóias

Título: Gronelândia – a dureza e a beleza do gelo

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 2

663 

Imagem por: jurvetson

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    14-06-2014 às 05:42:54

    Noossa, deve ser muito frioooo...A Gronelândia era desconhecida para mim, obrigada pelo ótimo texto!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Gronelândia – a dureza e a beleza do gelo

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Contador de moedas

Ler próximo texto...

Tema: Material Escritório
Contador de moedas\"Rua
O mundo dos negócios exige um grande dispêndio de energia e muitas horas de trabalho. No entanto hoje já é possível fazer recurso da alta tecnologia para poupar tempo e dinheiro. O recurso às funções do computador para o comércio facilita e atrai muitos clientes para empresas e comerciantes. No que diz respeito a contas é possível fazer uma contagem rápida e eficaz do dinheiro, sem passar horas a contar e com o risco de engano. É por isso que cada vez mais pessoas ligadas a negócios e serviços optam por adquirir um contador de moedas. Deste modo sabem que poupam tempo e não falham na sua contagem.

Dos inúmeros equipamentos que a alta tecnologia põe ao dispor, este é sem dúvida um equipamento que beneficia em muito o trabalho de muita gente. Por ser pequeno é muito cómodo e exige pouco espaço, ou melhor pode ser colocado em qualquer lugar.

Torna-se evidente que as novas tecnologias vieram para simplificar a vida e trazem muitas vantagens, rentabilizam e poupam tempo. No caso do contador de moedas, sem enganos, falhas e complicações. É o ideal para ter num escritório de uma empresa, em escolas, cafés, pastelarias, salões de jogos, bancos, cinema, serviços financeiros e de tesouraria e outros ligados a serviços públicos e privados.

Em resumo, se está ligado a qualquer trabalho de comércio ou serviços pode poupar muto tempo e problemas apenas colocando um equipamento destes no seu espaço de trabalho. As suas vantagens são inúmeras, em especial: permite realizar uma contagem rápida das moedas dividindo-as e fazendo a sua soma, conta o total das moedas, o valor total em cada tipo de moedas e a quantidade de todas as moedas.

Contem e separa no mínimo duzentas e vinte moedas por minuto, sem erro, conta e separa tudo no mesmo equipamento, permite alimentar o aparelho com quantidades entre as trezentas e quinhentas moedas de cada vez e continuar a adicionar mais moedas enquanto está a contar. Além disso o aparelho pode ser programado para separar um número de moedas predeterminado.

O seu design é bastante inovador e resistente. Os materiais de elevada qualidade, de fácil ligação e paragem automática.

Possui uma elevada funcionalidade, baixo consumo (70W), pouco peso, aproximadamente quatro kg, velocidade ultra rápida, pequena dimensão e estão todos certificados pela EU. Deste modo também possuem garantia, são fáceis de usar e de arrumar.

As suas funções práticas permitem que o contador de moedas possa estar em qualquer lugar.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Contador de moedas

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Imagem por: jurvetson

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios