Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O prestador de cuidados ao idoso

O prestador de cuidados ao idoso

Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 3
O prestador de cuidados ao idoso

Envelhecer é provavelmente das mudanças que mais transformam o ser humano infligindo-lhe algumas vezes dor e sofrimento. Ao longo dos anos e enquanto este processo se dá são muitas as alterações sentidas. Trazem consigo a perda de algumas capacidades, a perda dos momentos de prazer com amigos e familiares e a solidão tão temida pela grande maioria de nós.

A ajuda necessária
Juntamente com o envelhecer vem também a necessidade de que lhe sejam prestados cuidados e ajudas para que as tarefas mais básicas indispensáveis à vida possam ser realizadas. Não é mentira que a qualidade de vida é muitas vezes perdida ou pelo menos não é a desejada, sentindo-se o idoso um “estorvo” na vida daqueles que o rodeiam.

Os cuidadores
Mas, em todo este processo não podem ser esquecidos os cuidadores, quando estes são os familiares mais diretos da pessoa envelhecida. A eles também são muitas as vezes em que o sofrimento lhes é imposto por presenciarem a perda de capacidades e a fragilidade do seu ente querido. A par deste, encontra-se igualmente a perda de qualidade da sua vida uma vez que há alguém que se encontra totalmente dependente dos seus cuidados e da sua presença.

A destruição da familia
O cuidador, muitas vezes não sabe como lidar de forma correta com os seus sentimentos e com os sentimentos do idoso. Não tem conhecimentos para compreender algumas reações menos corretas por parte deste sendo que desta forma, que não são raras as vezes, em que se assiste a um desmoronar da entidade familiar. Esta destruição pode também ser fruto das discórdias, das tristezas vividas, das depressões e da falta de ajuda ao cuidador.

Desenvolvimento de competências
Para que tal não aconteça é necessário que o prestador de cuidados tenha a capacidade e a oportunidade de desenvolver algumas competências de forma a cuidar corretamente de quem já cuidou de si. Só assim é possível conseguir uma relação de ajuda para que ambos saiam beneficiados e não prejudicados.

Sugestões ao cuidador
Com este objetivo aqui ficam algumas sugestões que podem ser bastante uteis. Assim estimule o idoso:
• Ao contacto com meio ambiente, com os amigos e familiares colocando-o a par de tudo o que acontece e pedindo a sua opinião.
• A dar pequenos passeios e a realizar outras atividades como a leitura e a música ou outros de interesse do idoso.
• Aos cuidados de higiene realizando-a nos horários que mais lhe agradar.
• A ingerir os alimentos que mais gosta tendo o cuidado de promover uma alimentação adequada à sua idade e ao seu estado de saúde. Não esqueça da água.

Se precisar de ajuda pra cuidar do seu idoso peça ajuda às entidades existentes para o efeito.


Isabel Costa

Título: O prestador de cuidados ao idoso

Autor: Isabel Costa (todos os textos)

Visitas: 2

634 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    23-07-2014 às 19:02:01

    Já está avançando até mesmo como profissão: o cuidados de idoso. Muito bom! Hoje em dia é super necessário!!!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoruca

    12-04-2013 às 20:32:00

    este texto foi muito educativo para mim, obr

    ¬ Responder
  • Isabel CostaIsabel Costa

    27-04-2013 às 06:36:59

    Fico contente por ter ajudado.

    ¬ Responder

Comentários - O prestador de cuidados ao idoso

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Ler próximo texto...

Tema: Segurança
Raio Mata Três Pessoas No Brasil\"Rua
No dia 07 de novembro de 2014, três pessoas acabaram morrendo em decorrência de raios após as vítimas serem socorridas, mesmo depois de bastante tempo tentando reanimá-las.

Os três homens deram entrada no hospital com parada cardiorrespiratória e com muitas queimaduras. Esse incidente aconteceu na zona leste de São Paulo, as vitimas trabalhavam com ferro velho.

O Brasil é o país onde os raios estão mais presentes no mundo. São mais de 50 milhões de raios por ano. Esses raios atingem mais pessoas na zona rural, porém nas áreas urbanas ocorrem também só que com menos frequência.

Há pessoas que falam que raios não ocorrem duas vezes no mesmo lugar, mas isso é improvável, eles ocorrem sim! Tanto que nos últimos séculos, as tempestades aumentaram 90% por causa do aquecimento do planeta devido ao asfalto, que é uma das formas de poluição.

Alguns cuidados, nesses momentos, são importantes como: não ficar em área aberta, não usar o telefone e se vir uma tempestade, então permaneça no carro.

Os raios ocorrem no Brasil porque é um país tropical e de muito calor, por isso está em primeiro lugar em queda de raios. Nesse mesmo ano de 2014, um rapaz morreu usando o computador. Ele recebeu a eletricidade no momento em que o raio caiu na antena.

O estado de São Paulo lidera em quedas de raios. Um raio dura em média 1 segundo, e a queda de raios acontece por uma descarga elétrica que produz nuvens de chuva. Os relâmpagos ocorrem entre as nuvens e os raios pelo solo.

Algumas regiões tem tendência de cair mais raios, a descarga é visível a olho nu e é um fenômeno que produz um clarão. As mortes mais frequente são nas áreas urbanas, por isso não é seguro se proteger em baixo de árvores.

Pesquisar mais textos:

Gislene Santos Sousa

Título:Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Autor:Gislene Santos Sousa(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios