Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Causas da asma

Causas da asma

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Causas da asma

A asma é uma doença inflamatória crónica das vias respiratórias dos pulmões. Os elementos do sistema imunológico são ativados quando se verifica um ataque de asma e fazem parte do problema e não da solução desta doença tão generalizada no mundo inteiro.
Atualmente a asma é considerada essencialmente uma inflamação em vez de alergia como lhe chamavam nos anos noventa.

Com efeito, ela pode desenvolver-se em qualquer idade, embora seja típica da infAncia ou na maior parte dos casos, ocorre antes dos quarenta anos. É mais raro ser desenvolvida depois dos cinquenta anos de idade e está cada vez mais em ascenção.
Trata-se de uma doença que tem causas genéticas bem como ambientais. Os genes são normalmente hereditários e presdispôem-se para o desenvolvimento da doença. Deste modo é possível que os familiares próximos dos pacientes com asma também a contraiem , embora possam não ser classificados de asmáticos.

Na realidade, nesta doença os fatores ambientais interagem com os genéticos e são os grandes responsáveis por ela.
Pode classificar-se de ligeira com ataques breves que duram horas, dias ou semanas. O assobio noturno é característico e o seu tratamento deve ser apenas episódico, ou seja, entre os ataques.

Pode ainda ser de ligeira persistência, ocorrendo os seus sintomas com mais frequência e afecando os níveis de atividade. Neste casdo é necessário medicação diáriamante com inalação de doses baixas de corticoides, anti-inflamatórios ou broncodilatadores inalados. Estes não devem ser usados diáriamente.
Pode ser ainda de persistência moderada em que os sintomas se fazem sentir diáriamente, interferindo com a atividade do dia devendo os inaladores ser usados com muita regularidade.

Nos casos de persistência severa os sintomas são contínuos e os seus ataques muito frequentes e prolongados. Torna-se pois necessário tomar medicamentos todos os dias, esteroides por via oral, incluindo a hospitalização devido ao seus ataques complicados.
Os alérgenos responsáveis são em especial o pólen, tabaco, pó, que provocam de imediato edemas nas vias respiratórias, desde inchaço, hipersecreção de mucosas, contração dos músculos nas paredes das vias respiratórias, causando danos às células das vias respiratórias. O mais grave é o ataque pelo sistema imunológico dos glóbulos brancos. Daqui resulta uma obstrução que impede o fluxo do ar nos alvéolos, onde a permuta do oxigénio com o C02 no sangue ocorre, e captura ainda o ar nos alvéolos pelo que ele não pode ser exalado.

A captura do ar, contribui para o paradoxal sobre-inflamação dos pulmões dos doentes de asma e com dificuldades respiratórias.

Às vezes pode ocorrer um colapso circulatório porque o ar não circula nos pulmões o que faz esgotar o músculo respiratório. Neste caso pode ocorrer mesmo a morte do asmático.
Os sinais de alerta dos sintomas ou ataques de asma devem ser sempre tomados em consideração, para evitar o pior, bem como respeitar a medicação e outros cuidados especiais a fim de a evitar.

É ainda necessário fazer uma vida equilibrada e sem grandes esforços para uma melhor qualidade de vida.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Causas da asma

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 2

617 

Comentários - Causas da asma

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios