Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Inimigos da coluna saudável

Inimigos da coluna saudável

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Comentários: 1
Inimigos da coluna saudável

O corpo humano é sustentado pela coluna vertebral, sendo ela a responsável por agüentar todo o esforço sofrido por ele. Há diversos casos que questões genéticas influenciam nas causas das dores sentidas na região das costas. Porém, algumas boas práticas também podem combater esse mal que boa parte da população possui. Confira algumas informações e cuida de sua coluna!

Mochila – Esse material muito utilizado por todas as pessoas é um vilão para a coluna. Alças inadequadas ou frouxas e peso em excesso pode gerar lesões graves na região das costas, como estiramentos e prejuízo na postura em longo prazo. O peso da mochila nunca deve ultrapassar 10% do peso da pessoa que a está carregando, mantendo-a junto do corpo.

Sapato – Os calçados também prejudicam as costas, sendo de saltos altos ou muitos baixos. O ideal é tamanho médio que mantenha o pé firme dentro dele.

Genética – Complicações como hérnia de disco e degeneração da coluna, em 70% dos casos podem ser causadas por genética.

Obesidade – Segundo especialistas, cerca de 2 quilos a mais do que o peso normal de uma pessoa significa 50% a mais de chances em ter problemas nas costas.

Sedentarismo – Os exercícios físicos, além de ajudarem no bom funcionamento das funções do organismo, são importantes também para fortalecer a musculatura e, principalmente a coluna. Para pessoas que trabalham muito tempo sentados, alongamento em períodos de tempo é extremamente importante.

Idade – Com o envelhecimento de todas as pessoas, as articulações se desgastam, em outras mais e em outras menos. Isso é conhecido por artrose. Essa doença atrapalha muito a movimentação da coluna, além de causar fortes dores nas costas.

Comprimento desigual das pernas – É muito difícil encontrar uma pessoa que possua as duas pernas do mesmo comprimento, pois sempre há diferenças entre o lado esquerdo e direito do corpo. Porém, em casos que essa diferença excede 30 milímetros, problemas podem ser ocasionados na coluna, pois o corpo tentará igualar essa diferença inclinando-se para o lado menor. Para ajudar nisso, é necessário à utilização de uma palmilha especial. Antes de recorrer a isso, consulte um ortopedista.

Exercício mal executado – Da mesma forma que o sedentarismo prejudica a coluna, a realização das atividades físicas de maneira incorreta pode gerar problemas. Antes de iniciar a prática de qualquer exercício, consulte a ajuda de um profissional.

Gravidez – Além do peso da barriga devido à gestação, causas hormonais também podem resultar em dores nas costas. Realize exercícios leves para amenizar esses sintomas.

Estresse – Comum à maioria da população, ele faz com que os músculos do corpo se contraiam, inclusive o da coluna, apertando os discos e ocasionando em dores e desconforto nas costas. Para evitar isso, procure fazer alongamentos e sessões de relaxamentos durante o dia e expediente de trabalho. Sempre que estiver em uma postura incorreta e notar, a corija. É sempre recomendado procurar o conselho de um profissional para instruí-lo corretamente.


Lucas Souza

Título: Inimigos da coluna saudável

Autor: Lucas Souza (todos os textos)

Visitas: 0

606 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Daiany Nascimento

    17-09-2012 às 12:23:33

    Gostei do texto. Sou fã dos artigos publicados pelos autores do ruadireta.com devido à variedade de temas que posso encontrar, além de que a maioria deles são muito ricos em conteúdo, como este! Parabéns autor pela sua dedicação, saiba que as dicas que encontrei aqui poderão me ajudar muito a encarar tanto os pequenos quanto os grandes fatos do dia a dia. Espero por novidades, pois sempre estou à procura de novos conhecimentos. Boa escrita!

    ¬ Responder

Comentários - Inimigos da coluna saudável

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios