Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Fome Emocional: O que é?

Fome Emocional: O que é?

Categoria: Saúde
Fome Emocional: O que é?

A "fome psicológica" conhecida por fome emocional surge repentinamente e, na maioria das vezes, leva a um apetite seletivo, fazendo-nos comer alimentos específicos.

A fome emocional é desencadeada por emoções e sentimentos como a ansiedade, tristeza, solidão, medo e frustação. É nos momentos em que nos sentimos emocionalmente frágeis que a fome emocional ataca. Pois, um ataque de fome consiste na ocorrência de um pensamento intenso e que nos diz que necessitamos de comer de imediato. Ou seja, aquando da ocorrência da fome emocional "comem-se sentimentos" em forma de alimentos. E só é conseguida a satisfação após ter-se comido quantidades excessivas do alimento escolhido.

Comparando com a fome real, nesta o apetite aumenta gradualmente e é saciado com qualquer alimento.

Não é o ato de procurar ingerir um alimento específico que constitui o problema. Porque a comida é uma fonte de energia e prazer, e é saudável que gostemos de comer. O problema está na frequência com que se tem o tipo de alimentação emocional, na intensidade da culpa que pode surgir, na intensidade da sensação de perda de controlo, e no comprometimento que pode trazer ao dia a dia.

Os estados de espírito que nos conduzem ao apetite repentino por doces, salgados ou comida picante, são:

- na solidão ou desvalorização na relação ingere-se chocolate, pois proporciona uma sensação semelhante ao do enamoramento.
- nos níveis de stress elevados ingere-se alimentos salgados, pois sentimos vontade de comer sal.
- na necessidade de libertar raiva reprimida ingere-se batatas fritas, pois sentimos necessidade de comer alimentos estaladiços.
- na tristeza ou aborrecimento ingere-se alimentos picantes porque estimulam a produção de endorfinas.

Devemos estar atentos aos fatores de risco que nos tornam suscetíveis de iniciar uma alimentação emocional, como: a dificuldade em identificar e reconhecer os estados emocionais, a dificuldade em relacionar sentimentos com as sensações físicas e a alimentação irregular.

Para ajudar a contornar o problema devemos incluir no nosso dia a dia momentos de prazer não relacionados com a comida. Devemos privilegiar a prática de exercício físico, o convívio com pessoas de quem gostemos ou ter um hobbie que nos dê prazer. Nunca devemos estar mais de três horas sem comer. Se tivermos tempo livre podemos experimentar fazer voluntariado ou mantermo-nos distraídos com outra atividade.


Cristina Sousa

Título: Fome Emocional: O que é?

Autor: Cristina Sousa (todos os textos)

Visitas: 0

631 

Comentários - Fome Emocional: O que é?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios