Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Ansiedade: Como Controlar

Ansiedade: Como Controlar

Categoria: Saúde
Ansiedade: Como Controlar

A ansiedade é conhecida como uma expectativa negativa face ao futuro, e que implica o receio da ocorrência de situações e acontecimentos que não possamos enfrentar ou não saibamos.
A ansiedade surge muitas vezes em situações de stress e é o sintoma psicológico do stress por excelência. Esta ocorrência indica que o organismo está sujeito a uma "pressão", e que o bem-estar e o equilíbrio estão ameaçados.

São vários os fatores que, combinados, podem provocar o estado de ansiedade. Estes fatores são de origem biológica, ambiental, genética, e inclui também, o meio em que se vive, o contexto emocional, as experiências da infância e da adolescência.
A influência da história de vida de uma pessoa e determinadas caraterísticas da sua personalidade, indicam o quanto se encontra apta para enfrentar dificuldades e desafios. Ou seja, uma pessoa bem sucedida que tenha amor e reconhecimentos de outras pessoas, provavelmente vai considerar-se apta. Enquanto que, uma pessoa com o passado marcado por fracassos com situações de humilhações e carências, terão maior probabilidade de lhes surgirem o receio e a fragilidade.

Os sintomas de ansiedade podem ser diversos com efeitos fáceis de serem observados: tremores, sudação, aumento da tensão muscular, batimentos cardiacos acelerados e, algumas vezes, o mal-estar provocado pela alteração da respiração, "nós" no estômago ou na garganta e vertigens. Isto é provocado pelo aumento da secreção de adrenalinha, noradrenalina e cortisol.
O sentimento de medo perante perigos incertos aumentam e surgem muitas vezes associados à incapacidade para enfrentar o que possa vir por aí, à fraqueza pessoal e a sentimentos de impotência.

Existem técnicas que podem ajudar a gerir e a compreender melhor a ansiedade. A meditação, a yoga, a respiração profunda e pausada, e o exercício físico, podem ser suficientes para acalmar a fisiologia nervosa. No entanto, em certos casos, pode haver a necessidade de recorrer-se à medicação para obrigar o organismo a produzir a calma fisiológica necessária para pensar e sentir melhor.
O estado de ansiedade prolongado provoca o desgaste físico e emocional, e diminui as defesas imunitárias. Está associado à infelicidade e à depressão, e também a uma perspetiva de vida dolorosa, negativamente ameaçadora e imprevísivel. Perante esta situação a ansiedade pode tornar-se crónica.

Uma das melhores "armas" contra a ansiedade é dar um bom passeio a pé, de preferência com a intenção de observar a paisagem e desfrutar do que vê.

Recomendação:

Com as medidas de austeridade para 2013, teremos ainda memos dinheiro disponível.
O que devemos fazer perante este cenário é respirar fundo várias vezes, sentar, relaxar e pensar que, quanto maior for a calma e clareza mental, maior será a probabilidade de sabermos gerir a situação e encontrar soluções.


Cristina Sousa

Título: Ansiedade: Como Controlar

Autor: Cristina Sousa (todos os textos)

Visitas: 0

605 

Comentários - Ansiedade: Como Controlar

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios