Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Ansiedade: Como Controlar

Ansiedade: Como Controlar

Categoria: Saúde
Ansiedade: Como Controlar

A ansiedade é conhecida como uma expectativa negativa face ao futuro, e que implica o receio da ocorrência de situações e acontecimentos que não possamos enfrentar ou não saibamos.
A ansiedade surge muitas vezes em situações de stress e é o sintoma psicológico do stress por excelência. Esta ocorrência indica que o organismo está sujeito a uma "pressão", e que o bem-estar e o equilíbrio estão ameaçados.

São vários os fatores que, combinados, podem provocar o estado de ansiedade. Estes fatores são de origem biológica, ambiental, genética, e inclui também, o meio em que se vive, o contexto emocional, as experiências da infância e da adolescência.
A influência da história de vida de uma pessoa e determinadas caraterísticas da sua personalidade, indicam o quanto se encontra apta para enfrentar dificuldades e desafios. Ou seja, uma pessoa bem sucedida que tenha amor e reconhecimentos de outras pessoas, provavelmente vai considerar-se apta. Enquanto que, uma pessoa com o passado marcado por fracassos com situações de humilhações e carências, terão maior probabilidade de lhes surgirem o receio e a fragilidade.

Os sintomas de ansiedade podem ser diversos com efeitos fáceis de serem observados: tremores, sudação, aumento da tensão muscular, batimentos cardiacos acelerados e, algumas vezes, o mal-estar provocado pela alteração da respiração, "nós" no estômago ou na garganta e vertigens. Isto é provocado pelo aumento da secreção de adrenalinha, noradrenalina e cortisol.
O sentimento de medo perante perigos incertos aumentam e surgem muitas vezes associados à incapacidade para enfrentar o que possa vir por aí, à fraqueza pessoal e a sentimentos de impotência.

Existem técnicas que podem ajudar a gerir e a compreender melhor a ansiedade. A meditação, a yoga, a respiração profunda e pausada, e o exercício físico, podem ser suficientes para acalmar a fisiologia nervosa. No entanto, em certos casos, pode haver a necessidade de recorrer-se à medicação para obrigar o organismo a produzir a calma fisiológica necessária para pensar e sentir melhor.
O estado de ansiedade prolongado provoca o desgaste físico e emocional, e diminui as defesas imunitárias. Está associado à infelicidade e à depressão, e também a uma perspetiva de vida dolorosa, negativamente ameaçadora e imprevísivel. Perante esta situação a ansiedade pode tornar-se crónica.

Uma das melhores "armas" contra a ansiedade é dar um bom passeio a pé, de preferência com a intenção de observar a paisagem e desfrutar do que vê.

Recomendação:

Com as medidas de austeridade para 2013, teremos ainda memos dinheiro disponível.
O que devemos fazer perante este cenário é respirar fundo várias vezes, sentar, relaxar e pensar que, quanto maior for a calma e clareza mental, maior será a probabilidade de sabermos gerir a situação e encontrar soluções.


Cristina Sousa

Título: Ansiedade: Como Controlar

Autor: Cristina Sousa (todos os textos)

Visitas: 0

605 

Comentários - Ansiedade: Como Controlar

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Ler próximo texto...

Tema: Segurança
Raio Mata Três Pessoas No Brasil\"Rua
No dia 07 de novembro de 2014, três pessoas acabaram morrendo em decorrência de raios após as vítimas serem socorridas, mesmo depois de bastante tempo tentando reanimá-las.

Os três homens deram entrada no hospital com parada cardiorrespiratória e com muitas queimaduras. Esse incidente aconteceu na zona leste de São Paulo, as vitimas trabalhavam com ferro velho.

O Brasil é o país onde os raios estão mais presentes no mundo. São mais de 50 milhões de raios por ano. Esses raios atingem mais pessoas na zona rural, porém nas áreas urbanas ocorrem também só que com menos frequência.

Há pessoas que falam que raios não ocorrem duas vezes no mesmo lugar, mas isso é improvável, eles ocorrem sim! Tanto que nos últimos séculos, as tempestades aumentaram 90% por causa do aquecimento do planeta devido ao asfalto, que é uma das formas de poluição.

Alguns cuidados, nesses momentos, são importantes como: não ficar em área aberta, não usar o telefone e se vir uma tempestade, então permaneça no carro.

Os raios ocorrem no Brasil porque é um país tropical e de muito calor, por isso está em primeiro lugar em queda de raios. Nesse mesmo ano de 2014, um rapaz morreu usando o computador. Ele recebeu a eletricidade no momento em que o raio caiu na antena.

O estado de São Paulo lidera em quedas de raios. Um raio dura em média 1 segundo, e a queda de raios acontece por uma descarga elétrica que produz nuvens de chuva. Os relâmpagos ocorrem entre as nuvens e os raios pelo solo.

Algumas regiões tem tendência de cair mais raios, a descarga é visível a olho nu e é um fenômeno que produz um clarão. As mortes mais frequente são nas áreas urbanas, por isso não é seguro se proteger em baixo de árvores.

Pesquisar mais textos:

Gislene Santos Sousa

Título:Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Autor:Gislene Santos Sousa(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios