Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Segurança > Segurança e saúde no trabalho rural

Segurança e saúde no trabalho rural

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Segurança
Visitas: 34
Comentários: 6
Segurança e saúde no trabalho rural

Segurança e saúde do trabalho podem ser entendidas como o conjunto de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade laboral.

As pessoas imaginam que o trabalho rural é sempre mais seguro que o industrial porque é mais perto da natureza.

Isso já foi mais verdadeiro no tempo em que os lavradores não utilizavam produtos químicos, máquinas perigosas e nem ficavam sujeitos à insolação e radiação solar tão forte como acontece em nossos dias.

As políticas de modernização da agricultura, devem se preocupar com a capacitação e treinamento do trabalhador rural. Pois, os prejuízos causados pelo uso inadequados de agrotóxicos, ganharam dimensão social, uma vez que, ao prejudicar a saúde humana, demandam verbas públicas e privadas para o atendimento médico-hospitalar.

Para afastar os riscos de contaminação com produtos perigosos em contato com a pele e outros órgãos, o que se necessita é de cobertura isolante como luvas, botas, aventais, máscaras ou de instrumentos como pinças, pás, etc.

Ainda cumpre observar que sendo o trabalho rural a céu aberto é obrigatório o oferecimento de abrigos contra as intempéries e até proteções especiais contra insolação excessiva (protetor solar), calor, frio, umidade, quando se trabalha também em terrenos encharcados, ventos, prevenção contra doenças endêmicas, condições sanitárias e outras tantas medidas, como proteção contra ruídos, gases em excesso (comuns nas criações de animais).

Todo trabalhador rural tem direito ao EPI (Equipamento Proteção Individual) que devem ser fornecidos de graça pelo seu empregador.

Deixar de fornecer o EPI gera responsabilidade civil e criminal conforme a natureza das conseqüências, ou seja, dos danos sofridos pelos empregados.

Segundo Pesquisa da Agência Brasileira de Defesa Vegetal (ANDEF), as medidas mais importantes que aumentam a probabilidade de intoxicação são, os indivíduos que admitiram não usar equipamento de proteção individual; lavar os equipamentos em tanque de uso doméstico.

As reclamações mais comuns que levam trabalhadores rurais a não usarem equipamentos de proteção individual são o desconforto e ferimentos causados pelo uso inadequado, falta de capacitação e esclarecimentos, e, os empregadores não disponibilizarem adequadamente os equipamentos de proteção.

O produtor tem um papel importante e deve educar o trabalhador, demonstrando o perigo que a exposição aos agentes nocivos pode causar, por falta do uso correto dos protetores.

Conseqüentemente, essas ações preventivas podem diminuir a exposição a riscos e aos problemas de saúde, melhorando o trabalho e reduzindo futuras ações judiciais.


Cláudio Júnior

Título: Segurança e saúde no trabalho rural

Autor: Cláudio Júnior (todos os textos)

Visitas: 34

791 

Imagem por: CPWF Basin Focal Project

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 6 )    recentes

  • graca

    13-05-2015 às 13:14:26

    quais os equipamentos necessarios para o produtor rural. retireiro, tratorista, e caseiro.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    28-05-2014 às 05:46:05

    Hoje em dia as coisas mudaram muito em vários aspectos da segurança e saúde no trabalho rural. Tudo está mais rígido tanto por parte dos trabalhadores como empresariais. A exigência por melhores condições de trabalho rural tem sido crescente e muitos já estão tomando as medidas certas.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • LEANDRO SILVA

    02-02-2013 às 20:46:07

    PREZADOS BOA NOITE !
    SOU Técnico em Segurança do Trabalho, atualmente morador de Vitoria -ES. Estou elaborando um PPRA de uma fazenda e escutando uma rádio local se não me falhe a memoria RÁDIO UNIVERSITÁRIA DO ESPIRITO SANTO - ES, onde dizia que uma certa pesquisa descobriu que usando xixi de vaca poderia substituir os agrotóxicos que são nocivos a saúde humana. Seria verdade ?
    Alguém tem um modelo de PPRA de Fazenda ?
    NR-31

    ¬ Responder
  • JayaneJayane

    07-12-2011 às 19:14:13

    ficol legal o seu texto, mim ajudou muito na minha pesquisa...

    ¬ Responder
  • DUPLO CURSOSDUPLO CURSOS

    27-04-2011 às 05:17:25

    AS INSCRIÇÕES ENCERRAM-SE NESTA QUINTA-FEIRA - 28/04!
    PARTICIPE DO CUPOM DE DESCONTO HOTFROG - DUPLOCURSOS
    São apenas 10 cupons de 10% sobre o valor total do valor normal do curso, para conseguir o seu basta acessar, imprimir e enviar scanneado junto com sua inscrição.

    Consiga seu cumpo de desconto aqui: http://www.hotfrog.com.br/Empresas/DUPLO-CURSOS
    Segurança do Trabalho Rural - NR 31

    Curso completo - legislação, processos - de 06 - 07/05 - Vagas Limitadas
    Professor: Amadeu Rampazzo
    Local: FUNPAR
    Cidade: Curitiba - PR
    Data: 06 - 07/05
    Período:
    sexta-feira: 13:30 - 22:40h
    sábado: 8:00 - 12:10 - 13:30 - 18:40h

    CURSO APOSTILADO E CERTIFICADO
    www.duplocursos.com.br

    ¬ Responder
  • Robson KahlRobson Kahl

    21-10-2010 às 19:39:36

    O texto acima realmente esplora todo o discorforto que o produtor rural tem pra usar o EPI, mas isso ocorre por equipamentos inferiores, a flata de orientação por parte das grandes empresas distribuidoras deste produtos, mas é obvio que muitos destes produtores são "teimosos" e acabam ñ levando em consideração os riscos que ñ usar este EPI causara para ele a Longo Prazo, claudio seu tema é muito bom, mas penço que os maiores defeitos estão nas empresas e na falta de incentivo do governo.

    ¬ Responder

Comentários - Segurança e saúde no trabalho rural

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

MELHORES CREMES PARA PELE DERMATOLOGICAMENTE TESTADOS E APROVADOS

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
MELHORES CREMES PARA PELE DERMATOLOGICAMENTE TESTADOS E APROVADOS\"Rua
Anualmente,ouvimos falar de muitos cremes e produtos para a pele milagrosos,descrevendo até mesmo uma renovação da pele anormal, para os padrões e formulas químicas inclusas no produto.
A Verdade é que são poucos os produtos que realmente fazem alguma diferença.

Mas aqui informamos uma lista de 5 cremes para a pele dermatologicamente testados e que realmente fazem a diferença sem propagandas enganosas comprovado por médicos usuários sendo reconhecidos pela qualidade no mercado atual dos cosméticos.

ATENÇÃO PARA A LISTA TOP5 PRODUTOS PARA UMA PELE MAIS SAUDÁVEL:

VITANOL A-ácido retinóico limpeza facial profunda clareamento de pele peeling recomendado pelos dermatologistas sendo o mais frequente em recomendações médicas.

Active Dermato Creme Esfoliante Facial, 60g realmente
rende uma boa limpesa facial -O Boticário

Ácido kójico, despigmentante derivado do arroz, promove sim um resultado mais leve.

Idebenona, nova favoritaa dos espertinhos, tem efeito clareador tão potente quanto o da hidroquinona. Melhor: é mais segura, sem tantas reações adversas.

Clarinskin II é extraído do gérmen do trigo e também controla a síntese de melanina. Destaque: é liberado para o uso em gestantes, vantagem Boaa no mundo dos cremes clareadores.

DICA RÁPDA:HIDRATANTE MELHORA SIMMMM AS RUGAS!!
O uso de filtro solar, associado ou não ao hidratante, protege a pele dos raios ultravioleta. É preventivo contra envelhecimento e até tumores de pele.
DICA RÁPDA: Todo creme deve ser passado debaixo para cima
DICA RÁPDA: Os produtos para limpar, tonificar e hidratar a pele tem de ser da mesma linha
DICA RÁPDA:Os cremes usados à noite não deixam a pele respirar.

.O que causa o aparecimento da celulite? Fatores hereditários interferem?

A celulite é causada por vários fatores concomitantes. A questão hereditária da predisposição também é relevante e quando existem famílias que as mães, as mulheres família tem muita celulite, as filhas terão logicamente maio tendência. A questão genética ou hereditária também está relacionada ao tipo de corpo, os corpos "mais arredondados, mais curvilinhos, mais femininos", são aqueles que tem mais chance de ter celulite, enquanto que aqueles mais retos com características um pouco mais masculinas são aqueles que tem menos chance de ter celulite. Além dos fatores hereditários existe e tendência relacionada ao hormônio feminino que predispõe uma retenção de líquido, as trocas do tecido vão piorando gradativamente, vai havendo uma má irrigação e uma alteração dos vasos desse tecido e também há uma questão relacionada a célula gordurosa que é uma célula hipertrofiada e com maior dificuldade de metabolização da gordura. Tudo isso associado faz com que a celulite possa aparecer.


Pesquisar mais textos:

Bell Bellucci

Título:MELHORES CREMES PARA PELE DERMATOLOGICAMENTE TESTADOS E APROVADOS

Autor:Bell Bellucci(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios