Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Desporto > Onde está a Verdade Desportiva?

Onde está a Verdade Desportiva?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Desporto
Visitas: 127
Comentários: 2
Onde está a Verdade Desportiva?

Hoje em dia fala-se muito em Verdade Desportiva, e na verdade ela é fundamental para a concorrência leal e para a justiça nas diferentes atividades desportivas.

No entanto, quando o tema é abordado grande parte das pessoas associam-no imediatamente a questões de erros de arbitragem (nomeadamente no futebol), e quase todo o tempo e quase todas discussões giram à volta desses pormenores. Se bem que um erro de arbitragem possa ter realmente uma grande importância, quando por exemplo é determinante para o resultado de um jogo ou para decidir o vencedor de uma competição, as vezes em que isso acontece são realmente diminutas se tivermos em conta o nº de jogos e de competições que se disputam semanalmente ou mensalmente. Além disso, nessas situações o juiz tem que tomar uma decisão e agir numa fração de segundo, e logo o erro pode acontecer. Neste contexto, a ocorrência do erro pode ser perfeitamente compreensível.

Mas há outros fatores, e esses muito menos compreensíveis, que contribuem decisivamente para a Não-Verdade Desportiva. Situações como o doping e os ordenados em atraso, só para citar algumas.

Por exemplo, no caso do doping trata-se de uma ação premeditada (e por isso indesculpável) que altera completamente a Verdade Desportiva.

Outra situação com igual gravidade é a problemática dos ordenados em atraso. E talvez alguns perguntem, mas em que é que isso altera a Verdade Desportiva? Ora bem, altera tudo “logo desde a raíz”! Um Clube ou uma Equipa que contrata atletas (em princípio melhores), aos quais depois não consegue pagar e apresenta orçamentos irrealistas e impossíveis de cumprir, está desde logo a entrar numa competição desleal e injusta. Esta é uma situação bastante grave e à qual não é dada a devida atenção, porque ainda a competição não teve início e já está viciada e desportivamente desvirtuada. Onde é que está a Verdade Desportiva nisto? Esta situação é bastante mais grave e muito menos desculpável que qualquer decisão ou erro de arbitragem…

Para pôr fim a este estado de coisas, as entidades competentes e reguladoras devem tomar medidas e agir em conformidade de forma que haja realmente Verdade Desportiva nas competições e para que os Clubes e as Equipas pelo menos possam iniciar as competições e as provas em igualdade de circunstâncias, e para que haja efetivamente uma concorrência leal e justa.


Carlos Vieira

Título: Onde está a Verdade Desportiva?

Autor: Carlos Vieira (todos os textos)

Visitas: 127

768 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Kizua UriasKizua

    10-10-2014 às 11:46:19

    Algo que é difícil de descrever se é bom ou ruim. A verdade desportiva precisa ser bem elaborada.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãojoão aboim

    26-01-2010 às 21:14:16

    Eu cá sou CONTRA A VERDADE DESPORTIVA - que só interessa em competições internacionais.
    Então de que é que vamos falar nos cafés durante a semana?
    Que oportunidades vamos ter de gritar em unissuno GA - TU - NO, GA - TU - NO?
    Que desculpas vamos apresentar pela derrota da nossa equipa favorita?
    QUEM É PELA VERDADE DESPORTIVA QUER MATAR O INTERESSE PELO FUTEBOL! que não é um desporto É UM ESPECTÁCULO!!!

    ¬ Responder

Comentários - Onde está a Verdade Desportiva?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

A arte de trabalhar a madeira

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Serviços Construção
A arte de trabalhar a madeira\"Rua
A carpintaria constitui, digamos assim, a arte de trabalhar a madeira. É claro que, de acordo com o produto final, se percebe bem que uns carpinteiros são mais artistas do que outros…

Às vezes nem se trata tanto dos pormenores, mas mesmo de desvirtuar o que era a ideia inicial e constava da encomenda. Mal comparado, quase se assemelha à situação daquela aspirante a costureira que pretendia fazer uma camisola para o marido e, no fim, saíram umas calças!

Na construção civil, a madeira é utilizada para diversos fins, temporários ou definitivos. Na forma vitalícia (esperam os clientes!) incluem-se estruturas de cobertura, esquadrias (portas e janelas), forros, pisos e edifícios pré-fabricados.

Quase todos os tipos de madeira podem ser empregues na fabricação de móveis, mas alguns são preferidos pela sua beleza, durabilidade e utilidade. É conveniente conhecer as características básicas de todas as madeiras, como a solidez, a textura e a côr.

Ser capaz de identificar o género de madeira usado na mobília lá de casa pode ajudar a determinar o seu real valor. Imagine-se a possibilidade de uma cómoda velha, que estava prestes a engrossar o entulho para a recolha de lixo, ter sido feita com o que hoje se considera uma madeira rara.

É praticamente equivalente a um bilhete premiado do Euromilhões, dado que se possui uma autêntica relíquia! Nestes casos, a carpintaria entra na área do restauro e da recuperação. Afinal, nem tudo o que é velho se deita fora…

Por outro lado, as madeiras com textura mais fraca são frequentemente manchadas para ganhar personalidade. Aqui há que remover completamente o acabamento para se confirmar a verdadeira natureza da madeira.

É assim também com muita gente: tirando a capa, mostram-se autenticamente. Mas destes, nem um artificie com “bicho-carpinteiro” consegue fazer nada…!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:A arte de trabalhar a madeira

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    23-09-2014 às 13:23:35

    Uma excelente técnica que penso ser muito bonito e sofisticado. A arte de trabalhar madeira está sempre em desenvolvimento e crescimento.

    ¬ Responder
  • Rua DireitaRua Direita

    01-06-2014 às 05:18:46

    É ótimo o trabalho com a madeira. Pode-se perceber grandes obras que se faz com ela. Realmente, é uma verdadeira arte!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios