Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Máquinas > Bomba hidráulica

Bomba hidráulica

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Máquinas
Comentários: 1
Bomba hidráulica

Uma bomba é basicamente um dispositivo que é usado para mover os gases ou líquidos, geralmente de um ponto mais baixo para um ponto superior. Muitas das bombas existentes requerem uma fonte de energia externa para funcionar, no entanto, as bombas hidráulicas são um caso especial porque não necessitam de nenhuma fonte externa de energia. Numa bomba hidráulica, é a própria água ou outro fluido que faz o mecanismo funcionar. Dito de uma outra forma, a energia cinética da água é a fonte de energia que opera uma bomba hidráulica.


Quando este tipo de bomba opera, uma parte da água é levada a um ponto mais elevado daquele a que a água se encontrava no início. Além disso, a água que sai da bomba tem uma velocidade diferente da água que entra na bomba. Isto acontece devido a um fenómeno chamado de pressão de estagnação. A pressão de estagnação baseia-se no princípio de Bernoulli, que diz que ao haver um aumento na velocidade de um fluido em simultâneo há uma diminuição na pressão desse mesmo fluido. O funcionamento da bomba hidráulica baseia-se neste princípio.


Uma bomba hidráulica simples começa com um tubo que traz a água da fonte. No final do tubo existe uma válvula, chamada de válvula de vazão. Quando sob pressão, a válvula de vazão fecha, suportando a pressão da água contra a outra válvula que se encontra mais atrás, chamada de válvula de retenção. Esta válvula leva à saída ou tubo de entrega. Quando a pressão da água no tubo de entrega cai, a válvula de retenção fecha, permitindo que a pressão aumente de novo contra a válvula de vazão.


Este ciclo repete-se, geralmente, a cada um a dois segundos. O processo torna-se mais eficiente com a adição de um dispositivo chamado de vaso de pressão, entre a válvula de retenção de entrega e a saída do tubo de entrega. Um vaso de pressão é um pequeno tanque de metal que contém uma determinada porção de ar. O ar atua como uma almofada que amortece as tensões resultantes das rápidas mudanças de pressão dentro da bomba, o que também ajuda a prolongar a vida útil da própria bomba.

A bomba hidráulica é usada há séculos, mas começou a cair em desuso quando as bombas a energia elétrica surgiram. Mais recentemente, porém, tem havido um interesse renovado na bomba hidráulica como uma forma de levar água potável às zonas rurais dos países em desenvolvimento.


Carlos Vieira

Título: Bomba hidráulica

Autor: Carlos Vieira (todos os textos)

Visitas: 0

795 

Imagem por: Elsie esq.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

Comentários - Bomba hidráulica

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: Elsie esq.

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios