Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Tímpano perfurado

Tímpano perfurado

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 1
Tímpano perfurado

Na hora de fazer a higiene pessoal, tal como o banho diário, é importante ter cuidado com os ouvidos para a água não entrar neles.
Com efeito a água do banho pode penetrar neles, se não se respeitarem certos hábitos.

Para o evitar convêm colocar-se um pouco de algodão ou tampões pois a água que escorre de cima da cabeça pode penetrar e dar origem a problemas.

O tímpano é uma membrana muito fina e transparente e tem a forma de um círculo. Mas se não for resguardada ela pode perfurar, apenas fazendo pressão contra a mesma, ou com os jatos de água ou ar para dentro do canal do ouvido.

As infeções ou as otites agudas podem também perfurar a membrana do tímpano, se não forem tratadas. O mesmo pode acontecer com certos traumas ou choques ou ainda infeções purulentas.

Os ouvidos podem ser observados pelo médico, mediante um aparelho que dirige um feiche de luz sobre a superfície da membrana. Esta tem uma cor acizentada ou branca, que é visível sob o efeito da luz. Com efeito, só através do otoscópio ou microscópio é possível observar o interior do ouvido. O grau de perda de audição tem que ser avaliado pela audiometria e pode ser feito perfeitamente num rastreio.

A membrana do tímpano tem a função de vibrar mediante estímulos sonoros, transmitindo-se essas vibrações pelo ouvido médio.

Quando se verifica uma perfuração na membrana do tímpano, pode ser tratada com a cirurgia reconstrutiva do tímpano, se for uma grande perfuração. Mas se for pequena pode perfeitamente fechar em apenas poucas semanas.

Posto isto, deve proteger-se sempre os ouvidos, para evitar entradas de água ou ar, não permanecer muito tempo em locais com sons altos ou estridentes e limpá-los com cotonetes diáriamente.
Como os ouvidos são um órgão muito sensível, é necessário tratá-los com delicadeza, em especial os das crianças.

Quando está demasiado frio ou vento, devem tapar-se com um gorro ou chapéu, para não serem afetados pelos mesmos. É óbvio que o vento pode penetrar nos ouvidos e causar problemas ou infeções.

As otites são muito frequentes nas crianças, por isso convêm fazer-se consultas regulares para os observar.

No caso dos adultos, os cuidados devem ser os mesmos, bem como fazer um rastreio de vez em quando.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Tímpano perfurado

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 2

789 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoCarlos

    28-06-2012 às 10:29:28

    à que cuidar bem dos seus tímpanos, eu já rompi o meu e sei bem a falta que me fez... Para além das dores a quando o rompi..

    ¬ Responder

Comentários - Tímpano perfurado

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Segurança
Raio Mata Três Pessoas No Brasil\"Rua
No dia 07 de novembro de 2014, três pessoas acabaram morrendo em decorrência de raios após as vítimas serem socorridas, mesmo depois de bastante tempo tentando reanimá-las.

Os três homens deram entrada no hospital com parada cardiorrespiratória e com muitas queimaduras. Esse incidente aconteceu na zona leste de São Paulo, as vitimas trabalhavam com ferro velho.

O Brasil é o país onde os raios estão mais presentes no mundo. São mais de 50 milhões de raios por ano. Esses raios atingem mais pessoas na zona rural, porém nas áreas urbanas ocorrem também só que com menos frequência.

Há pessoas que falam que raios não ocorrem duas vezes no mesmo lugar, mas isso é improvável, eles ocorrem sim! Tanto que nos últimos séculos, as tempestades aumentaram 90% por causa do aquecimento do planeta devido ao asfalto, que é uma das formas de poluição.

Alguns cuidados, nesses momentos, são importantes como: não ficar em área aberta, não usar o telefone e se vir uma tempestade, então permaneça no carro.

Os raios ocorrem no Brasil porque é um país tropical e de muito calor, por isso está em primeiro lugar em queda de raios. Nesse mesmo ano de 2014, um rapaz morreu usando o computador. Ele recebeu a eletricidade no momento em que o raio caiu na antena.

O estado de São Paulo lidera em quedas de raios. Um raio dura em média 1 segundo, e a queda de raios acontece por uma descarga elétrica que produz nuvens de chuva. Os relâmpagos ocorrem entre as nuvens e os raios pelo solo.

Algumas regiões tem tendência de cair mais raios, a descarga é visível a olho nu e é um fenômeno que produz um clarão. As mortes mais frequente são nas áreas urbanas, por isso não é seguro se proteger em baixo de árvores.

Pesquisar mais textos:

Gislene Santos Sousa

Título:Raio Mata Três Pessoas No Brasil

Autor:Gislene Santos Sousa(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios