Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Como limpar os ouvidos

Como limpar os ouvidos

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 43
Comentários: 9
Como limpar os ouvidos

Os ouvidos devem ser limpos diariamente. Deixar os cabelos crescer para esconder, nem pensar, a solução seria limpar com hastes flexíveis, conhecidas como cotonetes. Certo ou errado?

Vamos começar dizendo que cera não é algo nojento, evidente que não vamos sair por aí exibindo os ouvidos sujos como troféu, mas vamos rever essa questão de pensar que cera é algo ruim.

O ouvido produz a cera como substância de proteção, ela não vem de fora, é produzida pelo próprio organismo, portanto, a cera não deve ser removida totalmente, a menos que seja uma remoção feita pelo médico especializado, o otorrinolaringologista, quando e se for necessário. Uma das principais queixas para esses casos é que, passamos a ouvir com certa dificuldade ou então a impressão de que quando fala, a voz está saindo diferente.

Mesmo que se aprenda a fazer a remoção de cera após ter sido feita pelo médico, caso precise repetir, não tente fazer em casa.

Há uma orientação unânime por parte dos médicos, que as hastes flexíveis dão a impressão de limpeza mas tudo o que faz é empurrar a cera para dentro do ouvido. As hastes flexíveis tem sua função que é a de limpar as orelhas, vamos entender, orelha é a parte externa do ouvido, sendo que limpar as dobras da orelha com cotonete, pode e deve.
O ouvido produz a cera para funcionar também como um filtro, onde retém a poeira.

Quando vamos à praia ou tomamos banho de piscina, a água desses lugares pode conter micro-organismos prejudiciais à saúde, a cera quando está com sua funcionalidade normal, repele a ação da entrada dos micro-organismos pelo ouvido.

O cuidado na utilização de removedores de cera é com a pele do tímpano, essa pele pode sofrer lesões que prejudiquem o tímpano.

Aprendemos desde cedo que devemos manter os nossos ouvidos limpos, sem dúvida que sim, faz parte da higiene diária, a sensação é como se tivesse deixado de lavar uma das partes do corpo. A limpeza nos ouvidos é bem fácil, após o banho, pegue uma gaze, ou um lenço de papel, ou a toalha, envolva o dedo e faça movimentos circulares pelas dobras da orelha acompanhando o formato, quando terminar, lembre-se de limpar também a parte de trás da orelha para não ficar húmida.


Sílvia Baptista

Título: Como limpar os ouvidos

Autor: Sílvia Baptista (todos os textos)

Visitas: 43

786 

Imagem por: Andi Licious

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 9 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    15-07-2014 às 23:28:26

    Tenho um problema sério com os meus ouvidos. Por vezes, fica coçando e acabo caindo na tentação de mexer e mexer. Até que sinto dores incômodas e paro. Uma coisa é certa: nunca utilize cotonete para fazer a devida limpeza.

    ¬ Responder
  • Idalércio Artur

    15-02-2014 às 16:00:26

    aprendí

    ¬ Responder
  • heidi

    05-03-2013 às 12:04:38

    é bom demais sobre a orelha

    ¬ Responder
  • lalalala

    05-06-2012 às 22:00:54

    e bom mais era so pra um trabalho de escola

    ¬ Responder
  • jose carlosjose carlos

    21-05-2012 às 10:36:00

    fiz uma limpeza com um spray,e meti um cotonete para limpar melhor e empurrei a cera para dentro,agr nao ouço nd do ouvido direito,o ouvido do lado oposto fiz a mesma operaçao e ficou bom.O que posso fazer para tirar a cera do ouvido direito?obrigado

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoManson.Ex

    25-05-2012 às 12:58:57

    Um pouco de água morna (temperatura do ambiente) de preferencia talvez ajude :)
    Se não der na primeira tente uma segunda vez, a maioria das vezes adianta.

    ¬ Responder
  • Luisão, o fodãoLuisão, o fodão

    07-02-2012 às 12:59:25

    @ricardo marques
    Caro Ricardo, acho melhor você deixar a limpeza do seu ouvido a cargo de um médico especializado, já que nem escrever direito você sabe. Aproveitando o ensejo, quero deixar registrado que "tanpou", "roca" e "fasso" for de doer (neste caso os olhos)...

    ¬ Responder
  • ricardo marquesricardo marques

    10-08-2011 às 02:10:46

    meu ouvido esquer digamos que tanpou porque eu ouço bem pouco com ele e as vezes parece que minha voz ta meio roca o que eu fasso devo ir ao medico ou isso tem cura em casa

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoSilvia Baptista

    06-06-2012 às 21:23:37

    Olá Ricardo Marques, pelo tempo espero que já tenha resolvido. Caso o problema persista, a resposta é sim. Você precisa ir a um médico otorrino para que ele faça a remoção de cera, mas não faça em casa, pois dependendo da consistência, pode ser que antes ele receite um remédio para pingar no ouvido e realize o procedimento alguns dias depois.

    Um abraço.

    ¬ Responder

Comentários - Como limpar os ouvidos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Cães e Humanos: Amizade por interesses

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Animais Estimação
Cães e Humanos: Amizade por interesses\"Rua
Não é de hoje que os cães são considerados nossos melhores amigos, porém como toda amizade ela não é totalmente incondicional e livre de interesses, pense bem, você pode discordar a princípio, mas analise a fundo e verá que tenho razão.

Cães convivem conosco a mais de 10mil anos, foi lá atrás na pré história que essa amizade começou, uma das mais duradouras da história. Teorias dizem que essa conexão iniciou pois ambas as espécies precisavam de algo que não possuíam e juntos se completaram.

Em plena era do gelo onde a sobrevivência estava sendo testada a todo vapor, aquele lobo considerado mais corajoso se encontrou com um homem também corajoso e resolveram unir forças, talvez não conscientemente, mas deu certo para ambos, e ali iniciava uma amizade que duraria por milênios.

Nesse estágio da nossa história, corríamos perigo de sobrevivência; faltava comida, segurança e energia ! ... E então percebemos que esses lobos simpáticos poderiam nos dar uma vantagem na corrida contra a morte, afinal eles caçavam muito bem , coisa que tínhamos dificuldade em fazer pela falta de energia naquele momento; então pensamos, eles nos ajudam a caçar, nós dividimos o alimento e em troca eles ganham segurança e afeto, e foi assim que essa amizade nos ajudou a enfrentar todos os percalços do caminho, e hoje evoluímos tanto que não precisamos mais de seus serviços e ainda sim continuam sendo nossos melhores amigos, posso dizer então que realmente é uma amizade verdadeira, que surgiu da dificuldade e interesses mas que não se deixou abalar por nada.

Então, agora quando virmos alguém maltratar esses animais, desdenhar deles dizendo que "não prestam pra nada", "não fazem nada de útil", como a galinha que põe ovos, ou a vaca que dá leite, lembremo-nos o quão útil eles foram na nossa caminhada, não só no quesito físico mas também no emocional, numa época em que as aparências não importavam e nem o QI para se fazer um amigo, bastava ser corajoso o bastante pra ultrapassar barreiras e conhecer mais o outro, do jeito que ele viesse, garanto que vantagens incríveis nascerão dessa amizade, e não pense em vantagens como algo ruim, quando digo penso em a vantagem da gente se sentir o humano mais importante do mundo quando esses seres peludos nos olham nos olhos sem pedir mais nada em troca, damos e recebemos carinho como nunca, uma retribuição silenciosa a quem sempre esteve do nosso lado, no pior e melhor momento.

O maior interesse em uma amizade é que ela dure para sempre, e acho que com os Cães conseguimos isso.

Pesquisar mais textos:

Lara Lavic

Título:Cães e Humanos: Amizade por interesses

Autor:Lara Lavic(todos os textos)

Imagem por: Andi Licious

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios