Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Segredos do universo

Segredos do universo

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Segredos do universo

Atualmente coloca-se muito a seguinte questão :

Podemos viver em Marte?

Na verdade Marte oferece muitos dos elementos de que o homem precisa para sobreviver, mas não todos.

Seria preciso um habitat estanque que protegesse os seus ocupantes da radiação e meteoritos, evitasse a entrada da atmosfera irresponsável marciana e mantivesse condições tipo Terra no interior.

Muito do habitat e dos seus bens de consumo poderiam ser fabricados a partir de materiais disponíveis em Marte.

Por suposto, a gravidadede Marte é de 38% da sentida na Terra, o que requereria alguma habituação mas permitiria ao ser humano viver com conforto.
Todavia, para haver uma base tripulada em marte teria de ser abastecida constantemente a partir da terra, com alimentos e outros recursos.

Outra questão e: Porque é que o espaço é negro?. Esta é uma questão que foi respondida por Thomas Digges, que ponderou que o universo é infinitamente extenso, infinitamente antigo e uniformemente cheio de estrelas. Se o Universo fosse assim, o céu noturno seria tão luminoso como a superfície do sol e, para onde quer que olhasse veria uma estrela.

O problema que se debate hoje é a descoberta de que o espaço está a expandir-se e a dilatar a luz que viaja, mudando-a da alta para a baixa energia.

Assim, quanto mais longe uma estrela está, mais a sua luz foi dilatada e mais fraca parece, fazendo o céu entre estrelas próximas parecer negro.

à seguinte pergunta: há água em Marte?, sabe-se já que existe gelo em mArte, tendo este sido observado nos polos e não só.

Contudo, indícios recolhidos pelos rovers marcianos da Nasa e pelo Mars Reconnaissance Orbiter MRO s, sugerem que toda a superfície do planeta também havará água líquida, mas que exposta ao ar, evapora.

Crê-se que seja preciso perfurar vários metros abaixo da superfície para encontrar água líquida.

Há ainda ravinas em Marte que também indicam que já tenham existido água, e tal´vez ainda hoje exista.

Estas porém, podem ter sido formadas devido a uma quantidade de gelo a derreter sob a sua própria pressão, formando água líquida que poderá fluir brevemente antes de evaporar.
Na verdade cada vez mais estão a ser feitas descobertas sobre a vida noutros planetas, assim como tecnologia cada vez mais avançada para estudar o universo.


Pedro gil Ferreira

Título: Segredos do universo

Autor: Pedro gil Ferreira (todos os textos)

Visitas: 0

608 

Comentários - Segredos do universo

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios