Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Dores nas costas - Corrija a sua postura corporal

Dores nas costas - Corrija a sua postura corporal

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 3
Dores nas costas - Corrija a sua postura corporal

As dores nas costas, que podem localizar-se nas zonas lombar (acima dos quadris), dorsal (a meio das costas) ou cervical (na nuca e na base do pescoço), afetam ou virão a afetar cerca de 8 em cada 10 pessoas. De facto, a coluna vertebral, apesar de sustentar todo o corpo humano e ser responsável por todos os seus movimentos, é também extremamente frágil (porque alberga a medula espinal) e facilmente sujeita a agressões do exterior como, por exemplo, a má postura corporal que adotamos em várias ações do dia a dia.

Saiba, pois, quais os movimentos de risco (ou ausência deles) ou comportamentos que podem fazer perigar a saúde da nossa preciosa (e insubstituível) coluna vertebral. Assim, sempre que alguém apresenta excesso de peso corporal (mais de 10 kgs), o risco de vir a sofrer de dores nas costas aumenta em 25%. O sedentarismo constitui outro fator de risco, pelo que o exercício físico é crucial para combater um dia inteiro sentado/a na cadeira em frente ao computador. Os exercícios deverão incluir alongamentos e outros que favoreçam o fortalecimento muscular e a melhoria da irrigação sanguínea. Por outro lado, carregar pesos excessivos e, pior ainda, de um só lado do corpo, também contribuirá para um desnível na coluna que poderá conduzir a estados dolorosos como a escoliose (assim chamada porque contraída durante o período da infância e juventude, quando se usam a s mochilas penduradas de um só lado do corpo).

O consumo de cigarros e a idade avançada são também fatores de risco, uma vez que a nicotina e o avanço natural da idade destroem a flexibilidade natural das artérias, tornando-as rígidas e suprimindo a sua capacidade de amortecer os choques – esta é a função básica da coluna que, assim, fica comprometida. Para combater os inevitáveis efeitos do avanço da idade, há que se submeter a técnicas de reeducação postural (através de um fisioterapeuta) e aprender a movimentar-se: não se estique para alcançar aquele objeto que está na prateleira de cima – utilize um banco; quando apanhar um objeto do chão, não dobre simplesmente as costas – dobre também as pernas e, de cócoras, apanhe-o; sente-se de forma confortável, com os joelhos acima dos quadris e os pés apoiados (as cadeiras de braços são boas aliadas); ao entrar e sair do carro sente-se e gire o corpo – nunca torça as costas, como habitualmente se faz; finalmente, ao vestir-se e calçar-se, faça-o sentado – as suas costas agradecerão.

E verá que, ao seguir estes conselhos, poderá prescindir definitivamente do rol imenso de analgésicos e anti-inflamatórios que utilizava para minimizar as dores. Cuide da sua saúde!

Isabel Rodrigues

Título: Dores nas costas - Corrija a sua postura corporal

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 2

792 

Imagem por: pappajohn1969

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    25-07-2014 às 02:35:27

    Tenho um problema sério com minha postura. Não consigo manter-me ereta, nem mesmo sentada. Preciso esforçar-me mais para corrigir essa postura, pois futuramente poderá causar muito males!

    ¬ Responder
  • Gabrielly Ester

    24-02-2013 às 19:22:34

    quando chego da escola tenho dores nas costas

    ¬ Responder
  • celocelo

    21-06-2010 às 14:34:16

    gostaria de saber .a dor que sinto , de coluna na regiao do lomba. e sera que e acarretado pelo o esfoço que faço porque meu trabalho e muito pesado pos trabalho com meio fio , muito tempo fui motorista

    ¬ Responder

Comentários - Dores nas costas - Corrija a sua postura corporal

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: pappajohn1969

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios