Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > As Plantas e o Sol - Incrível!

As Plantas e o Sol - Incrível!

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 4
As Plantas e o Sol - Incrível!

Ligados ao caule da planta encontram-se as raízes, as folhas e as flores, juntamente com os possíveis rebentos que aí se encontrem. O caule tem uma função semelhante à da nossa coluna vertebral. Ele permite que todas as partes da planta se mantenham unidas. Além disso, tem uma importância acrescida pois transporta a água necessária à vida da planta e ao processo realizado por ela para produzir alimento e se desenvolver.

O caule transporta os alimentos produzidos através do processo da fotossíntese, até todas as partes da planta. Algumas espécies de plantas, como as plantas carnívoras, são os predadores perfeitos para muitas espécies de insectos. Em contrapartida, estes também se aproveitam de outras espécies de plantas que não representam uma ameaça para eles para se alimentarem.

O afídeo, em menos de um segundo, o tempo que uma planta carnívora demora para capturar um insecto, pica o caule das plantas e suga seiva nutritiva que serve de alimento essencial à sua sobrevivência.

O sol é fundamental no processo de fabrico de alimento. Portanto, algumas espécies de plantas desenvolveram formas de capturar ou absorver a luz de que precisam durante mais tempo, durante o dia.

No caso particular do girassol, ele gira conforme a posição que o sol assume durante o dia, desde o nascer do dia até ao anoitecer. Desta forma conseguem tirar o máximo partido da exposição solar.

A ervilheira de cheiro utiliza outra técnica. Como não tem tempo para desenvolver um caule forte, utiliza gavinhas encaracoladas finas e muito flexíveis para se enrolar e para conseguir chegar a outras plantas que não se encontrem perto dela. Uma vez agarrada a outra planta, ela utiliza-a como sustento e sobe rapidamente até ao seu cimo.

A árvore da borracha deixa cair dos seus ramos raízes aéreas peculiares que posteriormente crescem até chegarem à terra. Assim que estas raízes aéreas, denominadas de raízes fúlcreas, chegam ao solo transformam-se em pouco tempo em troncos.

Cerca de mil destes ‘falsos’ troncos encontram-se em Calcutá e estes troncos resultaram de apenas uma árvore. Com uma só árvore podemos obter uma floresta! Esta árvore povoa grandes espaços em muito pouco tempo, não sendo muito exigente em termos de condições para a sua subsistência.


Ruben Duarte

Título: As Plantas e o Sol - Incrível!

Autor: Ruben Duarte (todos os textos)

Visitas: 4

658 

Comentários - As Plantas e o Sol - Incrível!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios