Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Anfíbios - Curiosidades Parte 1

Anfíbios - Curiosidades Parte 1

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Anfíbios - Curiosidades Parte 1

Os anfíbios na sua grande maioria são seres vivos inofensivos, contudo a pele de algumas espécies pode conter substâncias tóxicas, mas eles não se assemelham às cobras, aranhas ou escorpiões, pois não conseguem infligir essas substâncias tóxicas através de mordeduras ou picadas. Estas substâncias tóxicas somente têm efeito quando algum predador os tenta capturar. Portanto, as substâncias tóxicas que os anfíbios armazenam na pele funcionam como mecanismo de defesa perante os possíveis predadores.

Embora o veneno funcione como defesa, a defesa principal destes seres vivos é a camuflagem. Através da coloração e do desenho da pele, os anfíbios têm uma capacidade muito grande de se esconderem entre o meio circundante sem que ninguém se aperceba da sua presença. Além desta particularidade servir para que eles se escondam dos seus potenciais predadores, ainda evita que estes animais sejam vistos pelas suas presas quando se preparam para as caçar. Existem alguns exemplares de anfíbios que conseguem, além da cor, alterar a sua forma e a textura da pele.

Alguns deles utilizam um disfarce tão bom que chegam a possuir franjas ou pregas na pele que permitem ao seu corpo adquirir uma forma semelhante a folhas ou rochas ou outros elementos do seu meio.





Outras espécies de anfíbios possuem ainda uma forma tão peculiar que a tarefa de serem encontrados pelos predadores se torna ainda mais difícil. Os anfíbios têm uma capacidade muito particular de permanecerem imóveis durante muito tempo o que aumenta ainda mais o sucesso no uso da camuflagem.

Na Ásia existe uma espécie de rã, a rã-pintada, que tem um outro tipo de coloração e tem um comportamento mimético. Esta é uma espécie de rã fossadora e através da sua coloração acastanhada permanece indistinta no solo. Também podem ser encontradas entre os musgos e plantas mortas caídas na floresta.

No início da estação das chuvas, esta espécie vem à superfície, saindo do local onde passaram a maior parte do tempo enterradas para se reproduzirem. Com a pele lisa e húmida e com algumas manchas coloridas, tem um enquadramento perfeito no meio das folhas húmidas, troncos e pequenas pedras alojadas no solo.

O sapo-jaspeado-africano, num fundo acastanhado e irregular, passa completamente despercebido, pois o padrão da sua pele é semelhante a uma casca de árvore própria do seu habitat. Como ele permanece quase imóvel, é impossível distingui-lo se não estivermos atentos à sua presença.

Os anfíbios preferem manter-se escondidos ou completamente imóveis. Embora não sejam perigosos para os seus predadores, que existem em grande número, por não conseguirem morder ou picar, os anfíbios têm substâncias venenosas para os seus predadores que actua quando estes os atacam.
Quando são perturbados por predadores ou outros animais, mas principalmente por aqueles que são ou podem ser perigosos para eles, os anfíbios têm um comportamento espantoso: para conseguirem o tempo suficiente para escapar do predador ou do animal que os incomoda, imitam-no. Desta forma, distraem o predador ou animal perigoso ao ponto de conseguirem ter tempo para fugir dele.

O tritão-de-pintas-americano habita num ambiente terrestre e posteriormente completa o seu desenvolvimento no meio aquático. Este animal habita nesse meio durante dois ou três anos. O tritão-de-pintas-americano possui uma cor vermelha viva que funciona como aviso para os possíveis predadores. As cores vivas, nestes animais, operam como aviso que os outros saibam que eles são perigosamente venenosos, o que nem sempre corresponde à verdade. Por exemplo, a salamandra-vermelha-pintada também possui uma coloração vermelha, mas neste caso funciona apenas como mecanismo de defesa e como um disfarce, pois a salamandra-vermelha-pintada, ao contrário do tritão-de-pintas-americano, é completamente inofensiva, não contendo na sua característica qualquer substância venenosa.

Existem algumas espécies de predadores que já se habituaram ao facto de tentarem evitar animais com determinadas cores como por exemplo, o amarelo vivo, o vermelho vivo, entre outros, e a salamandra-vermelha-pintada acaba por usufruir dos benefícios do tritão-de-pintas-americano devido a este facto.

O tritão-de-pintas-americano é muito comum no leste dos Estados Unidos da América, portanto, nessa zona, a salamandra-vermelha-pintada tem muitas mais hipóteses de escapar aos predadores pois estes já se habituaram à presença do tritão.

A camuflagem dos sapos-ventre-de-fogo é extremamente fiável. É um óptimo mecanismo de defesa e mantém os seus predadores afastados. Este animal é bastante curioso pois possui cores esbatidas para se confundir com o meio, caso contrário não poderia beneficiar da camuflagem, mas ao mesmo tempo também tira partido do medo que os predadores têm das cores vivas, pois se eles arquearem o dorso conseguem exibir uma coloração viva que é sinal de perigo existente na sua face ventral.


Ruben Duarte

Título: Anfíbios - Curiosidades Parte 1

Autor: Ruben Duarte (todos os textos)

Visitas: 0

711 

Comentários - Anfíbios - Curiosidades Parte 1

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

MELHORES CREMES PARA PELE DERMATOLOGICAMENTE TESTADOS E APROVADOS

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
MELHORES CREMES PARA PELE DERMATOLOGICAMENTE TESTADOS E APROVADOS\"Rua
Anualmente,ouvimos falar de muitos cremes e produtos para a pele milagrosos,descrevendo até mesmo uma renovação da pele anormal, para os padrões e formulas químicas inclusas no produto.
A Verdade é que são poucos os produtos que realmente fazem alguma diferença.

Mas aqui informamos uma lista de 5 cremes para a pele dermatologicamente testados e que realmente fazem a diferença sem propagandas enganosas comprovado por médicos usuários sendo reconhecidos pela qualidade no mercado atual dos cosméticos.

ATENÇÃO PARA A LISTA TOP5 PRODUTOS PARA UMA PELE MAIS SAUDÁVEL:

VITANOL A-ácido retinóico limpeza facial profunda clareamento de pele peeling recomendado pelos dermatologistas sendo o mais frequente em recomendações médicas.

Active Dermato Creme Esfoliante Facial, 60g realmente
rende uma boa limpesa facial -O Boticário

Ácido kójico, despigmentante derivado do arroz, promove sim um resultado mais leve.

Idebenona, nova favoritaa dos espertinhos, tem efeito clareador tão potente quanto o da hidroquinona. Melhor: é mais segura, sem tantas reações adversas.

Clarinskin II é extraído do gérmen do trigo e também controla a síntese de melanina. Destaque: é liberado para o uso em gestantes, vantagem Boaa no mundo dos cremes clareadores.

DICA RÁPDA:HIDRATANTE MELHORA SIMMMM AS RUGAS!!
O uso de filtro solar, associado ou não ao hidratante, protege a pele dos raios ultravioleta. É preventivo contra envelhecimento e até tumores de pele.
DICA RÁPDA: Todo creme deve ser passado debaixo para cima
DICA RÁPDA: Os produtos para limpar, tonificar e hidratar a pele tem de ser da mesma linha
DICA RÁPDA:Os cremes usados à noite não deixam a pele respirar.

.O que causa o aparecimento da celulite? Fatores hereditários interferem?

A celulite é causada por vários fatores concomitantes. A questão hereditária da predisposição também é relevante e quando existem famílias que as mães, as mulheres família tem muita celulite, as filhas terão logicamente maio tendência. A questão genética ou hereditária também está relacionada ao tipo de corpo, os corpos "mais arredondados, mais curvilinhos, mais femininos", são aqueles que tem mais chance de ter celulite, enquanto que aqueles mais retos com características um pouco mais masculinas são aqueles que tem menos chance de ter celulite. Além dos fatores hereditários existe e tendência relacionada ao hormônio feminino que predispõe uma retenção de líquido, as trocas do tecido vão piorando gradativamente, vai havendo uma má irrigação e uma alteração dos vasos desse tecido e também há uma questão relacionada a célula gordurosa que é uma célula hipertrofiada e com maior dificuldade de metabolização da gordura. Tudo isso associado faz com que a celulite possa aparecer.


Pesquisar mais textos:

Bell Bellucci

Título:MELHORES CREMES PARA PELE DERMATOLOGICAMENTE TESTADOS E APROVADOS

Autor:Bell Bellucci(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios