Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > Ensino à distância: a educação do futuro

Ensino à distância: a educação do futuro

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Informática
Ensino à distância: a educação do futuro

Com o uso de novas tecnologias as atividades humanas sofreram alterações. A educação é uma delas. Atualmente ela vem sofrendo transformações aparentes e significativas. O uso dos computadores, o acesso à internet, a possibilidade de interação com pessoas do mundo todo são fatores modificadores do processo ensino-aprendizagem. Hoje a informática influencia e auxilia nas atividades da sala de aula. Seus reflexos ficam evidentes nos trabalhos de pesquisa e inclusive na forma de escrever dos alunos. Além disso, a vida contemporânea de muito trabalho e pouco tempo livre requer uma modificação na formação das pessoas. Diante de tais constatações, há um formato novo de aprendizado e formação pessoal: o ensino à distância.

A educação à distância é uma forma de aprendizagem em que professores e alunos estão espacialmente e temporalmente separados e interagem por meio da rede mundial de computadores. O computador é o instrumento mediador nessa especialidade de educação. Há educação à distância para vários níveis de ensino: ensino médio, ensino profissionalizante, ensino superior ou cursos de extensão.

O interessante nesta nova forma de aprender é poder estar em contato com o mundo acadêmico na sua própria casa, no conforto do seu lar, delimitando seu próprio tempo de estudo e dedicação. Ainda há a possibilidade de interação com pessoas do país todo, participando de seminários e fóruns virtuais, além dos chats e conferências.

Contudo, muitos cursos à distância, especialmente as graduações, exigem algumas aulas presenciais, uma vez por semana ou a cada quinze dias, dependendo da instituição. A demanda é grande, mas deve-se estar atento à instituição que se deseja inscrever-se para algum curso à distância, se certificando se esta instituição escolhida está realmente apta para proporcionar tal modalidade de ensino. É necessário verificar seu registro no Ministério da Educação para futuramente não haver imprevistos na conclusão dos cursos e recebimento dos certificados. Este é um cuidado não só recomendado para o ensino à distância como para qualquer instituição relacionada à educação.

A EaD, como é chamada, atualmente utiliza mais frequentemente o recurso do computador, especialmente, a internet, porém há outras tecnologias igualmente utilizadas nesta forma de ensino-aprendizagem. O televisor, o aparelho celular, o ipod, o vídeo, o correio, entre outras tecnologias servem de ferramentas para a autoaprendizagem do aluno. A história da educação à distância vem de longa data, mas foi mais disseminada nas últimas décadas, em que tomou um espaço maior e de mais destaque na pedagogia devido à evolução da tecnologia da informação.

A história deste tipo de educação já passou por várias evoluções: inicialmente, teve seu formato utilizando o recurso da telecorrespondência, após sendo utilizado por meio dos telecursos e por fim, atualmente, com o uso da informática.

A metodologia de ensino à distância não se diferencia da metodologia de ensino presencial. O que se difere é a forma na comunicação. Os endereços eletrônicos são bastante utilizados para o envio do material teórico, das solicitações de tarefas e comunicação entre aluno e professor e vice-versa.

A educação significativa e de qualidade hoje depende da dedicação de cada um, independente da modalidade na qual esteja inserido. Seja presencial, semi-presencial ou à distância, a qualidade do profissional que vai ser formado depende do esforço do próprio educando. Sendo assim, a polêmica em torno de uma educação à distância vai desaparecendo, transformando-se numa opção de qualidade em que se pode ensinar um grande número de alunos, separados pela distância e/ou tempo, mas com iguais capacidades de se tornarem sujeitos do seu próprio conhecimento.


Rosana Fernandes

Título: Ensino à distância: a educação do futuro

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

676 

Imagem por: shawncampbell

Comentários - Ensino à distância: a educação do futuro

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Samsung Galaxy S5: Smartphone De Excelência!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Telemóveis
Samsung Galaxy S5: Smartphone De Excelência!\"Rua
A Samsung está a todo vapor e oferece aos curtidores de smartphones mais um inovador modelo e muito mais completo, o Samsung Galaxy S5. Suas funcionalidades são das mais diversificadas, seu estilo mais arrojado, com muitas funções que agilizam seu dia a dia e deixa sua vida mais divertida.

Então, se você deseja algo que possa ajudar-lhe em suas tarefas diárias e nos seus negócios, o Galaxy S5 é perfeito. Com modernas funções de navegações na internet, seu trabalho fica muito mais dinâmico, fácil e simples. Você pode baixar e-book, vídeos, arquivos em PDF, Word, Excel, fotos, dentre outros. Ele funciona como um minicomputador, apenas de tamanho menor, porém, com um recurso gigantesco.

Conheça um pouco sobre Galaxy S5:


- Câmera de 16 megapixels com autofoco ultrarápido, possui controle de luminosidade ativo e a possibilidade de aplicar modos de captura após o clique. Também tem o temporizador de tempo que pode ser de 2 ou 10 segundos, você apenas clica para tirar a foto e espera a própria câmera bater;

- Sistema S. Health 3.0
O Galaxy S5 é um verdadeiro personal fitness. Com ele, você monitora seus batimentos cardíacos e acompanha a evolução dos seus treinos;

- Tem proteção contra sujeira, água, cair no chão e poeira. Ele vem com certificação IP67 que garante maior segurança para qualquer situação;

- Com tecnologia Wi-fi moderna e com função aceleradora de download você terá muito mais rapidez para usar a internet e baixar qualquer tipo de arquivo, vídeos, fotos, dentre outros. Além de navegar na internet, verificar seu e-mail, ter suas conversas no whatsapp, Messenger, hangouts e acessar qualquer rede social com maior velocidade e facilidade;

- Substitui o uso de senhas com o leitor digital. Assim, para desbloquear o telefone, o dispositivo reconhece o toque da impressão digital e ainda com ele mesmo, você pode fazer pagamentos seguros no Paypal. Uma maior segurança e tranquilidade com apenas um toque;

- Um estilo mais resistente e moderno, você poderá escolher nas cores preta, branca, azul ou dourada;

- Vem com gravador de som, S. Note, Maps, Rádio com transmissão FM, Play Store(para baixar qualquer aplicativo); relógio, agenda, mensagem de texto, calculadora, flashlight, e muito mais;

- Sistema Android 4.4.2 e com memória interna de 16 GB.

Mais que um smartphone, um grande companheiro: Samsung Galaxy S5!

Pesquisar mais textos:

Vicente Silva

Título:Samsung Galaxy S5: Smartphone De Excelência!

Autor:Vicente Silva(todos os textos)

Imagem por: shawncampbell

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios