Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > Ensino à distância: a educação do futuro

Ensino à distância: a educação do futuro

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Informática
Ensino à distância: a educação do futuro

Com o uso de novas tecnologias as atividades humanas sofreram alterações. A educação é uma delas. Atualmente ela vem sofrendo transformações aparentes e significativas. O uso dos computadores, o acesso à internet, a possibilidade de interação com pessoas do mundo todo são fatores modificadores do processo ensino-aprendizagem. Hoje a informática influencia e auxilia nas atividades da sala de aula. Seus reflexos ficam evidentes nos trabalhos de pesquisa e inclusive na forma de escrever dos alunos. Além disso, a vida contemporânea de muito trabalho e pouco tempo livre requer uma modificação na formação das pessoas. Diante de tais constatações, há um formato novo de aprendizado e formação pessoal: o ensino à distância.

A educação à distância é uma forma de aprendizagem em que professores e alunos estão espacialmente e temporalmente separados e interagem por meio da rede mundial de computadores. O computador é o instrumento mediador nessa especialidade de educação. Há educação à distância para vários níveis de ensino: ensino médio, ensino profissionalizante, ensino superior ou cursos de extensão.

O interessante nesta nova forma de aprender é poder estar em contato com o mundo acadêmico na sua própria casa, no conforto do seu lar, delimitando seu próprio tempo de estudo e dedicação. Ainda há a possibilidade de interação com pessoas do país todo, participando de seminários e fóruns virtuais, além dos chats e conferências.

Contudo, muitos cursos à distância, especialmente as graduações, exigem algumas aulas presenciais, uma vez por semana ou a cada quinze dias, dependendo da instituição. A demanda é grande, mas deve-se estar atento à instituição que se deseja inscrever-se para algum curso à distância, se certificando se esta instituição escolhida está realmente apta para proporcionar tal modalidade de ensino. É necessário verificar seu registro no Ministério da Educação para futuramente não haver imprevistos na conclusão dos cursos e recebimento dos certificados. Este é um cuidado não só recomendado para o ensino à distância como para qualquer instituição relacionada à educação.

A EaD, como é chamada, atualmente utiliza mais frequentemente o recurso do computador, especialmente, a internet, porém há outras tecnologias igualmente utilizadas nesta forma de ensino-aprendizagem. O televisor, o aparelho celular, o ipod, o vídeo, o correio, entre outras tecnologias servem de ferramentas para a autoaprendizagem do aluno. A história da educação à distância vem de longa data, mas foi mais disseminada nas últimas décadas, em que tomou um espaço maior e de mais destaque na pedagogia devido à evolução da tecnologia da informação.

A história deste tipo de educação já passou por várias evoluções: inicialmente, teve seu formato utilizando o recurso da telecorrespondência, após sendo utilizado por meio dos telecursos e por fim, atualmente, com o uso da informática.

A metodologia de ensino à distância não se diferencia da metodologia de ensino presencial. O que se difere é a forma na comunicação. Os endereços eletrônicos são bastante utilizados para o envio do material teórico, das solicitações de tarefas e comunicação entre aluno e professor e vice-versa.

A educação significativa e de qualidade hoje depende da dedicação de cada um, independente da modalidade na qual esteja inserido. Seja presencial, semi-presencial ou à distância, a qualidade do profissional que vai ser formado depende do esforço do próprio educando. Sendo assim, a polêmica em torno de uma educação à distância vai desaparecendo, transformando-se numa opção de qualidade em que se pode ensinar um grande número de alunos, separados pela distância e/ou tempo, mas com iguais capacidades de se tornarem sujeitos do seu próprio conhecimento.


Rosana Fernandes

Título: Ensino à distância: a educação do futuro

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

676 

Imagem por: shawncampbell

Comentários - Ensino à distância: a educação do futuro

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Desporto
Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!\"Rua
A Maratona de Boston é a mais antiga maratona anual do mundo e se classifica como um dos eventos de corrida de estrada de grande prestígio. O Boston Athletic Association gera esse clássico americano, que é patrocinado pela John Hancock Financial Services.

A Maratona de Boston tem se destacado como o evento máximo dentro do esporte de corridas de estrada em virtude de sua tradição, longevidade e método de ganhar a entrada na corrida (via qualificação). Para isso, você terá aqui algumas informações sobre esse evento que atrai milhões de pessoas e que tem a participação de patrocinadores, voluntários, corredores, imprensa e muito mais!!!

Aos Participantes:
Todos os participantes receberão:
* A entrada para a festa das massas na pré-corrida e festa pós-corrida
* Programa Oficial da raça e Racers Resultados Livro
* A T-shirt de manga comprida
* Transporte para o início
* Finalizadores receberão uma medalha comemorativa.

Desde 1996, a Maratona de Boston tem utilizado um sistema de cronometragem computador. Os relógios digitais que exibem o tempo decorrido estão localizados em cada milha e com o marcador de cinco quilômetros. A distância a percorrer é de 26 milhas, com 385 metros (42,195 km).

Informações sobre o evento:
A cidade de Boston oferece uma variedade de artes de palco, com emocionantes passeios aos locais turísticos, eventos esportivos, e áreas comerciais. Para ajudar a fornecer-lhe algumas ideias para quando você estiver esse evento na cidade, por favor consulte os seguintes links:

http://www.bostonusa.com/
http://www.massvacation.com/
http://www.cityofboston.gov/

Os voluntários:
Todos e cada um dos 10 mil voluntários são de vitais importâncias para a experiência que é dada aos participantes locais e internacionais da corrida. Pode-se ver a união no trato uns com os outros com todo o respeito, compaixão e empatia. Cada um encoraja uns aos outros para alcançar seus objetivos e cumprir ao máximo do seu potencial. A comunidade que você cria dentro do rol de voluntários é algo que todo mundo merece fazer parte.

Os patrocinadores:
Desde 1986, o Boston Athletic Association usou patrocínios para ajudar a manter a Maratona de Boston como a corrida mais venerada e respeitada no mundo. Graças ao principal patrocinador John Hancock Financial - que estará comemorando seu 30 º ano em 2015 - a Maratona de Boston oferece uma premiação de $ 806.000 para o qual os atletas competem todos os anos. John Hancock também fornece recursos financeiros para supervisionar a John Hancock Elite Athlete Team, que traz muitos dos melhores corredores de todo o mundo a cada dia Hopkinton Patriots. A empresa hospeda os atletas para a semana da corrida no "John Hancock Elite Athlete Village" criado no John Hancock Conference Center.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: shawncampbell

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios