Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Informática > Ensino à distância: a educação do futuro

Ensino à distância: a educação do futuro

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Informática
Ensino à distância: a educação do futuro

Com o uso de novas tecnologias as atividades humanas sofreram alterações. A educação é uma delas. Atualmente ela vem sofrendo transformações aparentes e significativas. O uso dos computadores, o acesso à internet, a possibilidade de interação com pessoas do mundo todo são fatores modificadores do processo ensino-aprendizagem. Hoje a informática influencia e auxilia nas atividades da sala de aula. Seus reflexos ficam evidentes nos trabalhos de pesquisa e inclusive na forma de escrever dos alunos. Além disso, a vida contemporânea de muito trabalho e pouco tempo livre requer uma modificação na formação das pessoas. Diante de tais constatações, há um formato novo de aprendizado e formação pessoal: o ensino à distância.

A educação à distância é uma forma de aprendizagem em que professores e alunos estão espacialmente e temporalmente separados e interagem por meio da rede mundial de computadores. O computador é o instrumento mediador nessa especialidade de educação. Há educação à distância para vários níveis de ensino: ensino médio, ensino profissionalizante, ensino superior ou cursos de extensão.

O interessante nesta nova forma de aprender é poder estar em contato com o mundo acadêmico na sua própria casa, no conforto do seu lar, delimitando seu próprio tempo de estudo e dedicação. Ainda há a possibilidade de interação com pessoas do país todo, participando de seminários e fóruns virtuais, além dos chats e conferências.

Contudo, muitos cursos à distância, especialmente as graduações, exigem algumas aulas presenciais, uma vez por semana ou a cada quinze dias, dependendo da instituição. A demanda é grande, mas deve-se estar atento à instituição que se deseja inscrever-se para algum curso à distância, se certificando se esta instituição escolhida está realmente apta para proporcionar tal modalidade de ensino. É necessário verificar seu registro no Ministério da Educação para futuramente não haver imprevistos na conclusão dos cursos e recebimento dos certificados. Este é um cuidado não só recomendado para o ensino à distância como para qualquer instituição relacionada à educação.

A EaD, como é chamada, atualmente utiliza mais frequentemente o recurso do computador, especialmente, a internet, porém há outras tecnologias igualmente utilizadas nesta forma de ensino-aprendizagem. O televisor, o aparelho celular, o ipod, o vídeo, o correio, entre outras tecnologias servem de ferramentas para a autoaprendizagem do aluno. A história da educação à distância vem de longa data, mas foi mais disseminada nas últimas décadas, em que tomou um espaço maior e de mais destaque na pedagogia devido à evolução da tecnologia da informação.

A história deste tipo de educação já passou por várias evoluções: inicialmente, teve seu formato utilizando o recurso da telecorrespondência, após sendo utilizado por meio dos telecursos e por fim, atualmente, com o uso da informática.

A metodologia de ensino à distância não se diferencia da metodologia de ensino presencial. O que se difere é a forma na comunicação. Os endereços eletrônicos são bastante utilizados para o envio do material teórico, das solicitações de tarefas e comunicação entre aluno e professor e vice-versa.

A educação significativa e de qualidade hoje depende da dedicação de cada um, independente da modalidade na qual esteja inserido. Seja presencial, semi-presencial ou à distância, a qualidade do profissional que vai ser formado depende do esforço do próprio educando. Sendo assim, a polêmica em torno de uma educação à distância vai desaparecendo, transformando-se numa opção de qualidade em que se pode ensinar um grande número de alunos, separados pela distância e/ou tempo, mas com iguais capacidades de se tornarem sujeitos do seu próprio conhecimento.


Rosana Fernandes

Título: Ensino à distância: a educação do futuro

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

676 

Imagem por: shawncampbell

Comentários - Ensino à distância: a educação do futuro

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como Organizar Qualquer Tipo De Evento

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Eventos
Como Organizar Qualquer Tipo De Evento\"Rua
Com todas as mudanças no mundo precisamos de pessoas capacitadas e qualificadas para se organizar um evento de porte. Não mais uma pessoa que faz tudo, que quebra-galho, mas um profissional estudioso no ramo para levar um evento de grande estima que atinja seu público de forma satisfatória e abrangente.

Para estar na frente exige-se muito trabalho, esforço e dedicação extrema para que se obtenha grande sucesso não somente para quem recebe como também para a própria instituição em que se realiza o evento. Isso tem causado uma procura por esses profissionais e até tem sido reconhecido como uma profissão que será valorizada muito nesses próximos anos.

Como Organizar?

Para estar na frente de um evento é necessário muita dedicação e amor. Muitas horas planejando e com uma grande antecedência. Pois, qualquer problema que ocorra no dia, será de responsabilidade de quem está organizando.

Então, todos os cuidados devem ser levados em consideração, devemos ter ações prevenidas e tudo deve ser listado, feito e dado uma atenção especial. Diante dos que se pretende fazer em um evento seja ele cultural, religioso, comercial, precisa de alguns parâmetros para serem seguidos cuja finalização tenha muito sucesso.

Eis quais são as etapas para você compreender melhor:
1. Objetivos: você deve primeiramente traçar um objetivo daquilo que se pretende realizar. Deve ser dividido em duas partes: a geral e a específica;

2. Públicos: quem são os públicos que serão atingidos? É um grupo de mulheres, um grupo de homens? Que faixa de idade? Essas e outras perguntas devem ser feitas;

3. Estratégias: essas estratégias consistem simplesmente em como você vai atingir o seu público, o que mais irá atraí-los para que possam ir ao seu evento?

4. Recursos: os recursos tanto materiais, humanos, físicos, todos esses recursos devem ser bem estruturados e anotados;

5. Implantação: Que métodos serão usados para o evento desde o início até o término do evento? Refere-se a todos os procedimentos;

6. Acompanhamento e controle: estipular alguém que irá acompanhar todo o processo e controlar, como por exemplo, as despesas;

7. Avaliação: feita após o término do evento, ela é produzida em formato de relatório e entregue a quem organizou o evento;

8. Orçamento Previsto: este deve ser feito bem detalhado. Uma das mais importantes partes de todo o evento. Pode buscar patrocínio, parcerias com empresas para assim evitar os gastos, mas tudo deve ser anotado e controlado.

Pesquisar mais textos:

Luene Zarco

Título:Como Organizar Qualquer Tipo De Evento

Autor:Luene Zarco(todos os textos)

Imagem por: shawncampbell

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios