Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Empresariais > Habilidades profissionais x diploma de universidade tradicional

Habilidades profissionais x diploma de universidade tradicional

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Empresariais
Visitas: 4
Comentários: 2
Habilidades profissionais x diploma de universidade tradicional

É sabido por todos que trazer consigo diploma conferido por universidade tradicional, renomada socialmente, sempre foi caminho aberto para os profissionais alçarem os melhores empregos.

A despeito da preferência por profissionais graduados em universidades tradicionais, atualmente, na prática, a tendência vem sofrendo modificações significativas.

Investindo em capacitação para captação de recursos humanos, as empresas vêm optando por avaliar não apenas a origem do diploma do candidato à vaga, mas também suas habilidades profissionais, bem ainda a capacidade de se relacionar com superiores hierárquicos e também com colegas de trabalho, bem ainda, para os casos em que o cargo exige as qualificações das quais o indivíduo dispõe para ocupar cargos de chefia, que demandem organização e liderança para realização de trabalhos em grupo.

É fato que profissionais egressos de universidades tradicionais são em números menores em relação aqueles que saem das demais universidades, bem ainda que a preferência da grande maioria dos executivos contratantes é por aqueles primeiros, porém, as grandes empresas têm atentado para o fato de que as capacitações que buscam nos profissionais não necessariamente vêm atreladas com o diploma de graduação que conquistaram.

Em pesquisas feitas por institutos próprios, profissionais da área têm constatado que aqueles oriundos de instituições tradicionais, eventualmente não dispõem da mesma disposição e disponibilidade para se dedicar ao trabalho, condição inerente aos demais profissionais, muitos buscando compensar um fato com uma situação, além do fato de que os primeiros comportam-se de forma arrogante e indiferente.

A busca do mercado de trabalho é por pessoas que saibam liderar, sejam sociáveis e comunicativas, e o preconceito que sempre pairou sobre executivos na hora de contratar, mantendo uma mera repetição de padrão, ao longo de muito tempo impediu acesso de pessoas qualificadas com aquelas características a bons postos de trabalho.

A realidade na área do direito não difere. Para se candidatar a vaga de estágio nos grandes escritórios, o estudante, não raro, deve por requisito integrar as grandes universidades como USP, PUC, Mackenzie, caso contrário não é apto a inscrever-se à seletiva.

Ao aplicar processos de seleção, empresas especializadas em capitação de recursos humanos têm se deparado com situação diversa da antiga realidade.

Empresas como a BASF – América do Sul têm se manifestado quanto à contratação de profissionais, que à elas importa avaliar critérios de competência, desempenho acadêmico, inserção em atividades de monitoria e iniciação científica, atividades paralelas que visem o aprimoramento do profissional, como cursos de línguas estrangeiras, especialização relativa à área de atuação, passando à análise em momento posterior a origem acadêmica dos candidatos.

O que não se pode olvidar é que com aplicação de avaliação pelo Ministério da Educação e Cultura aos cursos superiores, a cultura à tradição passa por transformações, uma vez que tais avaliações visam conferir continuidade ou encerramento às atividades dos cursos superiores, o que confere ainda às empresas meio para analisar e avaliar a qualidade da origem acadêmica do profissional em processo de recrutamento.


Fernanda Fernandes

Título: Habilidades profissionais x diploma de universidade tradicional

Autor: Fernanda (todos os textos)

Visitas: 4

785 

Imagem por: lumaxart

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    04-07-2014 às 21:20:55

    Adquirir um diploma é muito bom, mas ter habilidade profissional deve estar em conformidade. As empresas reclamam muito hoje em dia da falta de capacidade, mesmo com os melhores diplomas. Tem que haver concordância.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    16-09-2012 às 16:56:31

    É um tema interessante, aquele que discute neste artigo. Os diplomas universitários são vistos, nos dias que correm, como essenciais para o sucesso profissional, sendo até já a licenciatura vista como o mínimo possível. Assim, cada vez mais os alunos investem em pós-graduações, mestrados e doutoramentos. No entanto, ser diplomado não significa que não se possuam habilidades práticas, como muitos empregadores parecem pensar. Cabe tanto às universidades quanto aos alunos investirem nessa vertente em particular.

    ¬ Responder

Comentários - Habilidades profissionais x diploma de universidade tradicional

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Imagem por: lumaxart

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios