Beleza - Um conceito abstrato

Visitas: 8
Comentários: 1


A ideia do que a beleza enquanto uma ideia, valores, fatores e linhas que são escritas num qualquer livro a que muito poucas têm acesso, é felizmente um conceito que está totalmente errado. A beleza é para o bem de muitos de nós um ideal que varia de acordo com o tempo e espaço em que nascemos e estamos inseridos, se bem que muitas vezes, apesar de ser algo abstraio a ideia em si, pode e continua a condicionar muitos de nós na nossa vida enquanto membros de uma comunidade.
Existem já muitos estudos realizados por diversos especialistas na área da anatomia que chegaram à conclusão que a nossa altura, estrutura física, facial, cor de pele, olhos e cabelos, são fatores que apesar de muitas vezes inconscientemente podem ditar o sucesso profissional e social que podemos alcançar. Apesar disto ser uma realidade, muitas vezes chamada de racismo ou descriminação, ela é também muitas vezes confrontada pela capacidade intelectual de algumas pessoas que vão surgindo nas nossas comunidades e que demonstram que apesar de, não irem ao encontro ao que é dito ser-se bonito(a) conseguem singrar nas suas comunidades e até mesmo alcançarem patamares a que muitos gostariam de chegar.
Existem definições pré-instaladas nas nossas mentes acerca do que é belo, enquanto a mente coletiva que somos. Mas estas definições ou ideias pré-estabelecidas não estão escritas em pedra, nem tão pouco são universais.
De era para era, de pais para pais, de comunidade para comunidade a beleza é um conceito que varia.
Há gostos para tudo. Há quem goste de pessoas altas e magras, pessoas baixas e fortes, de cabelos louros, morenos ou até de carecas. Olhos claros, escuros e/ou diferentes. De pessoas de cor e de etnias diferentes… assim tanto quanto existe de diversidade e de pessoas neste mundo, existem consequentemente, diferentes ideais e conceitos do que é belo.
É portanto um triste facto a capacidade com que os media e imprensa em geral impõe constantemente em nós ideais e formas de beleza que são apenas possíveis sob a forma de um estilo de vida não muito terra a terra ou graças ao auxilio de manipulação digital das imagens, isto tudo levando pessoas a obcecar e a desafiar limites que desconhecem, muitas vezes sendo o seu corpo e mente os grandes prejudicados nesta tentativa de atingir a perfeição.

Deixe o seu comentário

Comentários ( 1 ) recentes
Rafaela
07-09-2014 às 16:31:31Concordo com você! A beleza não se pode definir e cada um tem. Alguns se atraem pelo sorriso, outros pela altura, enfim há uma diversidade de gostos. A mídia impõe um conceito que sempre muda, então devemos nos sentir belas e lindas. Temos que melhorar sempre e nos cuidar!
¬ Responder
Comentários - Beleza - Um conceito abstrato
voltar ao textoVeja na Rua Direita


