Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Conservar Alimentos

Conservar Alimentos

Categoria: Alimentação
Conservar Alimentos

As técnicas de transformação e conservação de legumes e fruta podem ser uma forma de aproveitar o excesso de produção de alimentos, caso se cultive terras, ou uma forma de ter à disposição vegetais e fruta fora do seu período normal de maturação. Conservar significa bloquear o processo de degradação dos alimentos. Isso consegue-se através de diferentes processos:

- Utilizando ingredientes conservantes: água salgada, açucar, vinagre, sal, etc.
- Através da cozedura.
- Através da esterilização.
- Através da secagem.
- Etc.

As panelas a utilizar para cozinhar os vegetais e a fruta devem ser de aço inoxidável, porque na utilização de certos metais, como o alumínio, os ingredientes ácidos (principalmente o vinagre) podem desencadear reações químicas prejudiciais. Mas, são outros os utensílios necessários:

- Coadores de diferentes tamanhos
- Passador
- Jarro graduado
- Colheres de vários tipos
- Funil de boca larga
- Tábuas de cortar
- Facas
- Balança
- Recipientes de plástico como bacias, alguidares, etc
- Misturadora
- Centrifugadora

O vidro é o melhor material para se fazer conservas de fruta e legumes. Pois é higiénico, resistente aos micróbios no exterior, permite verificar se o produto sofreu eventuais alterações e não transmite odores nem sabor aos produtos.
É importante escolher os recipientes com a medida certa, para que, uma vez abertos, o conteúdo possa ser consumido o mais rápido possível, evitando que se deteorem em contacto com o ar. Em todo o caso, os recipientes depois de abertos devem ser conservados no frigorífico.
Os frascos e as tampas devem ser cuidadosamente lavados e limpos antes de serem utilizados. É aconselhado que sejam esterilizados em água com algumas gotas de limão ou vinagre, durante aproximadamente dez minutos, retirando eventuais partes de borracha. Posteriormente, devem ser cuidadosamente secos para que, no interior, não fique humidade que poderá fomentar o processo de fermentação e a criação de bolores. Para isso, deve-se deixa-los secar completamente ao ar ou colocá-los durante algum tempo dentro do forno morno. Caso haja vedações de borracha, estas devem ser passadas por água fria abundante, depois imersas em água morna e secas.

Conselho: Os recipientes de boca larga são aconselhados, de modo a que se possa colocar os alimentos no interior de forma mais rápida.

O local onde se deve guardar os frascos e garrafas deve garantir as condições ideais, tendo que ser suficientemente fresco, ventilado, seco e escuro.
É indispensável que sejam colocados rótulos que permitam identificar o produto e a data em que o legume ou fruta foi colocada em conserva.


Cristina Sousa

Título: Conservar Alimentos

Autor: Cristina Sousa (todos os textos)

Visitas: 0

629 

Comentários - Conservar Alimentos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios