Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Atum é alimento saudável

Atum é alimento saudável

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Comentários: 4
Atum é alimento saudável

A alentação deve ser escolhida criteriosamente para evitar possíveis doenças e desgaste.
O ideal é ser o mais variada possível e não ser demasiado abundante. As refeições devem ser repartidas para não sobrecarregarem o aparelho digestivo e provocarem tóxicos que não são iliminados.

Os vegetais, legumes, frutas e peixes devem ser preferidos em detrimento da carne. Esta deve apenas ser consumida duas ou três vezes por semana, podendo mesmo ser substituida por soja. Além disso deve incluír-se o leite e a água, esta em abundância para hidratar o corpo e eliminar os resíduos tóxicos do organismo.

Assim o que importa para a saúde do corpo e da mente é fazer uma alimentação variada e rica e, especialmente pouco abundante. O pão é um alimento muito bom e rico, sobretudo se for de cereais, centeio ou cevada, e não tiver uito sal.

os cereais são uma boa fonte de fibras e minerais , aconselhados para evitar problemas intestinais. O atum, por exemplo é um bom alimento porque contêm uma boa quantidade de Omegas 3, muito benéficas para o coração.

As artérias coronárias têm que ser lubrificadas para impedir os coágulos. Deste modo, os óleos de peixe são aconselhados, por ajudarem no impedimento de tóxicos. Se estes não forem iliminados das paredes das artérias, estas começam a desgastar-se e a formar depósitos de gordura, dando origem a problemas cardíacos e cerebrais.

Em face deste processo, deve incluir-se peixe na alimentação, sobretudo o salmão, atum e sardinha. O fato de o peixe ser conservado não invalida que ele contenha uma boa fonte de ómegas, como é o caso do atum e de outras conservas.

Se o peixe for conservado em condições de higiene, ele conserva lógicamente as mesmas propriedades do peixe fresco. O mesmo se pode dizer em relação aos congelados, que podem ser melhores do que o peixe fresco. este em contato com o ar e poluentes, perde as suas propriedades, mais do que se for embalado na hora, seco ou conservado em óleo.

Por isso deve consumir-se o atum sem medo ou preconceito como ainda se verifica hoje. Na verdade ainda há muita gente que pensa que só o peixe fresco é que é saudável e saboroso.

Longe vão estes tempos, que depreciavam os peixes de conserva e congelados porque estes são conservados nas devidas condições. Podem ser consumidos sem medo e além dissi são muito benéficos para os problemas cardíacos e vasculares.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Atum é alimento saudável

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

681 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • SophiaSophia

    15-06-2014 às 15:44:59

    Só de saber que o atum contém boa concentração de ômega 3 já nos deixa super motivadas a consumi-lo todos os dias e incluí-lo no cardápio. Adoro patê de atum, pizza de atum, enfim, onde ele estiver, está saboroso!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    17-09-2012 às 12:15:10

    Concordo com o texto quando faz referência aos benefícios do atum no nosso organismo.Na realidade o peixe é conservado em boas condições de higiene e além disso não perde os seus componentes porque não fica sugeito à sua deterioração pelo ar ou outros agentes nocivos.

    ¬ Responder
  • Ana SebastiãoAna Sebastião

    11-09-2012 às 15:58:31

    Está certo, porém é bom optar-se por atum em conserva mas ao natural em vez de em óleo vegetal ou azeite.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoSofia Nunes

    11-09-2012 às 15:58:19

    É certo que o atum é um alimento saudável, tanto fresco como enlatado. No entanto, deve ser consumido com muita moderação e comedimento, uma vez que se encontra em vias de extinção. Na verdade, muitos são os restaurantes e os consumidores individuais que baniram completamente este peixe da sua alimentação. Uma decisão sem dúvida consciente, fundada na preocupação pelo meio ambiente e pelas espécies animais, que não devem ser exploradas pelo Homem até à extinção.

    ¬ Responder

Comentários - Atum é alimento saudável

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios