Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Jantar especial

Jantar especial

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Comentários: 1
Jantar especial

Se pretende fazer um jantar especial e em época especial, esta ementa pode ajudá-la a obter ótimos benefícios, por conter ingredientes simples mas muito vitaminados e fáceis de digirir.

Sobretudo, no verão, a ementa torna-se perfeita e saudável.
Receita: Gnoscchi de abóbora menina com legumes salteados em manteiga e salva.
Ingredientes:800 g de abóbora, 300 g de farinha, 2 ovos, 50 g de queijo da ilha de S.Jorge, 2 colheres de chá de azeite extra virgem, 1 ramo de salsa picada, 1 colher de sopa de manteiga, cenouras, couves de bruxelas, ervilhas, folhas de salva, pimenta preta e sal.

Modo de preparar: Coza a abóbora e faça um puré. De seguida, misture o puré, a farinha, os ovos, o queijo, a salsa picada e o azeite até ter uma massa homogénea.

Tempere com sal e pimenta preta e coloque este preparado num saco de pasteleiro para fazer os gnoscchi.

Coloque água a ferver e vá deitando porções de gnoscchi.
Eles estão prontos quando flutuarem.

Coza os legumes em separado em água e sal. Deixe-os arrefecer em água com gelo e reserve. Antes de servir, aqueça uma colher de sopa de manteiga até começar a espumar, junte as folhas de salva e os legumes. Depois, junte também os gnoscchi já cozidos e envolva tudo.

Sirva em prato fundo com umas lascas de queijo da Ilha de S. Jorge.
No caso de não se ter em casa um saco de pasteleiro, deve enfarinhar-se a bancada, fazer rolos de massa e cortar em pedaços para fazer os gnoscchi.
Depois de prontos devem colocar-se numa mesa decorada a gosto e acompanhados de sumos, vinho ou água, consoante o gosto.

Se quiser servir outra ementa, pode ainda optar por: Pescada escalfada com puré de espinafres e cogumelos.

Ingredientes: 2 lombos de pescada, 200 g de amêijoas, 2 dentes de alho, 1 ramo de coentros, 2 molhos de espinafres, 1 limão, 100 g de cogumelos , 50 g de mini espargos e azeite Qb.

Preparado: aloure os dentes de alho em azeite e junte as amêjoa e coentros. quando as amêijoas abrirem, acrescenta-se um copo de água. Ao começar a levantar fervura, adicione os lombos de pescada e baixe o lume até ao mínimo. Tape o tacho e deixe cozinhar em lume brando durante dez minutos. Retire do lume e mantenha-o tapado até servir.

Os espinafres devem ser cozidos durante dez minutos e escorridos. depois devem ser temperados co raspa de limão e colocados num robot de cozinha para os transformar em puré.Tempere o puré com sl e pimenta.
Retire caldo de peixe e coza os cogumelos e espargos, um pouco.

No final deve juntar-se as amêjoas e o peixe e colocãr tudo num prato fundo.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Jantar especial

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

616 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    18-09-2012 às 14:49:26

    Há ocasiões nas nossas vidas que merecem um jantar especial.Uns acham que o dia de aniversário é importante para comemorar com familiares e amigos, outros optam por dias festivos~, religiosos, anos de casamento etc.Todos os dias são especiais para um jantar especial e diferente dos outros dias em que impera a correria , o stress e as angústias do dia-a-dia.

    ¬ Responder

Comentários - Jantar especial

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios