Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Óculos escuros retardam problemas na visão

Óculos escuros retardam problemas na visão

Categoria: Saúde
Comentários: 1
Óculos escuros retardam problemas na visão

Os óculos de sol são acessórios que não devem ser adquiridos apenas por finalidades estéticas, mas, sobretudo, pelo fato de proteger os olhos dos raios ultravioletas, tão nocivos a visão. O raio ultravioleta, presente na luz, causa muitos malefícios às vistas. No entanto as pessoas procuram óculos escuros no intuito de evitar a claridade. A exposição ao sol é que prejudica os olhos. Portanto, usar esse acessório garante o retardamento dos problemas de visão. Pessoas que não têm o hábito de usar óculos de sol, podem adquirir problemas de visão sérios como lesões na retina, doenças da mácula, parte integrante da retina, problemas na córnea e catarata.

Pessoas que têm olhos claros ou que trabalham diretamente em exposição ao sol devem ter o cuidado de utilizar sempre os óculos escuros a fim de se prevenir contra os raios ultravioletas, já que pessoas com estas características são mais suscetíveis a ação negativa desses raios quando em contato direto com os olhos. Contudo é prudente para todos os tipos de pessoas que se cuidem, principalmente quando em contato direto com estes raios.

Os problemas de visão inevitavelmente chegarão com a velhice, mas pode-se evitar, usando óculos escuros, que esses problemas aparecem precocemente ou ainda que demorem a aparecer. Diante desse forte argumento em favor dos óculos de sol, é preciso que eles definitivamente entrem na listagem dos acessórios básicos e importantes de cada um. Além disso, ainda, devido à tecnologia e ao desenvolvimento de design de óculos, é possível compor um visual bonito, elegante ou despojado, dependendo do tipo de lugar que se vai ou da personalidade que se tem.

O mais relevante fator a ser observado na escolha de um óculos escuro, cuja finalidade não é só estética, mas sim manter a saúde dos olhos, é preciso se certificar de que o modelo e a marca escolhida tem a proteção contra raios UVA e UVB. Esses raios, que são radiações ultravioleta, prejudicam a visão e, por isso, esse órgão receptor de imagem deve ser protegido. Os óculos escuros são os melhores tipos de proteção. Eles servem como filtro. Portanto, independente do formato que tenham, seu valor funcional é incrível. Lentes coloridas, exceto a amarela que é apropriada para o uso noturno, qualquer cor também pode ajudar na prevenção de doenças nos olhos, desde que tenhas o filtro anti-raios ultravioleta. Os óculos trazem consigo um selo de garantia quanto a presença desse filtro.

Porém é preciso ter cuidado com o tipo de óculos que se está adquirindo. Os benefícios existem se os óculos tiverem verdadeiramente o filtro. Em caso contrário, o efeito é pior do que se não houvesse o seu uso, porque lentes que não possuem esse filtro, acabam por aumentar a incidência de luz, dilatando a pupila. Para saber se o, óculos escolhido tem filtro é preciso experimentá-lo. Caso haja dor ou cansaço nos olhos ou visão embaçada provavelmente este óculos não é adequado. Além disso, há um teste a ser feito com o uso de um aparelho chamado espectrofotômetro, que avalia a presença do filtro que bloqueia as ondas UVA e UVB.

Os óculos adequados são aqueles que protejam contra radiações ultravioleta, não distorçam a imagem, não provoquem dor de cabeça e diminuam a luz visível. As lentes são capazes de filtrar até 95% das radiações. Observando os malefícios causados pela radiação UV, pessoas que possuem catarata, que ingerem remédios fotosensibilizantes, trabalhadores e pessoas que se expõem muito ao sol, especialmente crianças, devem estar  sempre protegidos.


Rosana Fernandes

Título: Óculos escuros retardam problemas na visão

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

776 

Imagem por: drmtoiber

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Sofia NunesSofia Nunes

    15-09-2012 às 20:35:14

    Enfatiza no seu artigo uma questão muito importante: é que embora os óculos de sol sejam uma necessidade ao nível da saúde ocular (diferenciando-se apenas dos óculos graduados na medida em que os últimos resolvem um problema imediato enquanto os primeiros atuam mais ao nível da prevenção futura), a maioria das pessoas, os jovens sobretudo, move-se essencialmente pela utilidade estética, adquirindo muitas vezes óculos de sol que, para além de não protegerem, prejudicarão a visão.

    ¬ Responder

Comentários - Óculos escuros retardam problemas na visão

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Imagem por: drmtoiber

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios