Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O que é Anorexia Nervosa

O que é Anorexia Nervosa

Categoria: Saúde
O que é Anorexia Nervosa

Anorexia Nervosa é um transtorno alimentar no qual a procura implacável da magreza leva a pessoa a recorrer a estratégias para a perda de peso, ocasionando um considerável emagrecimento.

As pessoas anoréxicas apresentam um medo intenso de engordar mesmo estando extremamente magras. Estima-se que 90% dos casos incide em mulheres adolescentes e adultas jovens, na faixa dos 12 aos 20 anos.

É uma doença com riscos clínicos, que pode levar à morte por desnutrição.

Ações que as pessoas que sofrem deste distúrbio fazem:
(É muito importante estar atento a estes aspetos, podes ajudar alguém)
- Perda de peso num curto espaço de tempo;
- A alimentação e a preocupação com o peso corporal tornam-se obsessões;
- Crença de que se está gordo, mesmo estando excessivamente magro,
- Interesse exagerado por alimentos;
- Comer em segredo e mentir a respeito da comida;
- Depressão, ansiedade e irritabilidade;
- Exercícios físicos em excesso;
- Progressivo isolamento da família e dos amigos.

Como se desenvolve?
A preocupação com o peso e a forma corporal leva o adolescente a iniciar uma dieta progressivamente mais seletiva, evitando ao máximo alimentos de alto teor calórico.
Surgem outras estratégias para a perda de peso como por exemplo, exercícios físicos excessivos, vómitos ou mesmo jejum absoluto.

A pessoa continua a sentir-se gorda, apesar de estar extremamente magra, acabando por se tornar escrava das calorias e de rituais em relação à comida.

Isola-se da família e dos amigos, ficando cada vez mais triste, irritada e ansiosa. Dificilmente a pessoa acaba por admitir que tem problemas e não aceita ajuda de forma alguma.
A família às vezes demora a perceber que algo está errado.

Assim, as pessoas com anorexia nervosa podem não receber tratamento médico, até que se tenham tornado perigosamente magras e desnutridas.

O tratamento deve ser realizado por uma equipa especializada formada por psiquiatra, psicólogo, clínico e nutricionista. Quando for diagnosticado a anorexia nervosa, o médico deve avaliar se o paciente se encontra em risco iminente de vida, requerendo hospitalização. O objetivo principal do tratamento é a recuperação do peso corporal através de uma reeducação alimentar com apoio psicológico.

O conselho que vos dou é basicamente de estarem atentos ao mais pequeno sintoma. A vossa ajuda para com a pessoa anorética pode ser crucial.


A.c.adams818

Título: O que é Anorexia Nervosa

Autor: A.c.adams818 A.c.adams818 (todos os textos)

Visitas: 0

5 

Comentários - O que é Anorexia Nervosa

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios