Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Porque é que os bebés bolçam?

Porque é que os bebés bolçam?

Categoria: Outros
Visitas: 2
Porque é que os bebés bolçam?

Os recém - nascidos bolçam cm muita frequência e parece que deitam o leite fora, mas na realidade não é como parece. O bolçar não é habitualmente uma causa de preocupação, desde que ele se alimente bem e sinta feliz.

A regurgitação è normal nos bebés e não tem è propriamente uma doença. No entanto é normal colocar-se a questão: Porque os bebés bolçam?

A resposta a esta questão é apontada pelos pediatras como sendo devido ao seu aparelho digestivo que está ainda um pouco imaturo e ao mau funcionamento de uma válvula que existe na entrada do estômago, chamada cardina. Esta fecha-se após a passagem do alimento, impedindo o seu retorno para a boca, através do esófago.

Na maioria dos recém - nascidos ela não funciona bem e permanece aberta, ou abre-se com facilidade, mesmo com o estômago cheio.

A regurgitação é maior quando o bebé se deita ou quando a pressão abdominal aumenta por exemplo com tosse. Deste modo a válvula abre-se com mais facilidade e faz o bebé regurgitar.

É normal acontecer após as mamadas, e desaparece espontaneamente nos primeiros meses de vida.

O excesso de ar deglutido durante as mamadas, ao sair do estômago, traz uma pequena quantidade de leite. É também normal bolçar depois das mamadas e após o biberão. O melhor quando isso acontece é colocar o bebé a arrotar entre a mamada ou o biberão, e no final. A melhor posição é colocá-lo de pé ao colo da mãe e esperar até ele arrotar. Depois pode continuar-se a dar de mamar ou dar o biberão.

Há mães que ficam muito preocupadas e não distinguem entre o bolçar e o vomitar do seu bebé. No entanto este é bem diferente e mais preocupante.

O vómito ocorre com mais força e o bebé perturba-se com ele e chora. Ao invés com o regurgitar é possível ele continuar a sorrir. Normalmente o vómito surge após a refeição e deve ser motivo de consulta médica imediata. Provoca grande desconforto no bebé e incómodo.

Para além do bolçar ser muto frequente e normal nos bebés, ás vezes acontece terem pouco apetite, tal como os adultos. Isto porque às vezes estão mais sensíveis devido á rotina do dormir, mamar, descansar. Deste modo não se deve dar muita importância nem ficar em alarme. O melhor neste caso é dar colinho, aquecer o quarto ou dar uma massagem na barriga.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Porque é que os bebés bolçam?

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 2

797 

Imagem por: gabi_menashe

Comentários - Porque é que os bebés bolçam?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: gabi_menashe

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios