Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Atividades lúdicas para crianças

Atividades lúdicas para crianças

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 2
Comentários: 2
Atividades lúdicas para crianças

As férias são muito boas para descansar, mas têm a particularidade de os pais não poderem estar sempre com os filhos.

Isto significa que ocupá-los nas férias é mais difícil do que se pensa.

Contudo há atividades que podem desenvolver em família ou fora dela.

O ideal é explorar brincadeiras e atividades novas e diferentes durante as férias.

As competências básicas para o seu desenvolbvimento cognitivo infantil é a criatividade e imaginação. estas estimulam a procura de respostas adequadas às várias situações com que a criança se vai deparar ao longo da vida.

Deste modo estimular a imaginação e a criatividade é importante, não só nas férias como ao longo do ano.

Para isso deve selecionar-se as melhores atividades lúdicas, tendo em conta os interesses da criança e respeitando os seus gostos.

Geralmente os pais podem ir proporcionando novas atividades de modo a diversificar a sua experiência e a capacidade de lidar com a mudança, tentando encontrar um equilíbrio entre a novidade e o desafio.

Os pais são, com efeito uma peça chave, no desenvolvimento da criatividade e da imaginação dos filhos, uma vez que são os seus adultos de referência.

Os educadores e avós, entre outros elementos do círculo de convivência, contribuem também para fortalecer estas competências.

Nestas atividades de estímulo à imaginação e criatividade, pode escolher-se desde o simples jogo do faz de conta, ao quebra-cabeças ou á visita a museus, pintura, desenho, cujo objetivo é o desenvolvimento cognitivo.

Há ainda atividades que ajudam a despertar o interesse dos mais pequenos, especialmente criativas, como fazer colagens, moldaer barro ou plasticina, explorar jogos de encaixe de peças de plástico e de madeira, ouvir e ler diferentes histórias, construir brinquedos, fazer figuras na areia, ou praticar desporto ao ar livre.

o importante é que a criança ou jovem aprenda a gerir o seu próprio tempo e espaço e, escolha os cenários adequados.

Os erros que eles cometam inicialmente são também importantes e contribuem para o seu desenvolvimento.

Os momentos que os pais passam com os filhos são deveras importantes para o seu pleno desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicológico.

As férias são pois, momentos de descanso mas, devem servir também para o enriquecimento cultural e afetivo dos filhos.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Atividades lúdicas para crianças

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 2

716 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    06-09-2014 às 18:13:18

    Adoro fazer atividades lúdicas! É a forma de atrair as crianças para o perfeito aprendizado. Muito bom! Quanto mais atraente a aula, melhor e mais eficaz! Vale muito a pena!

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    18-09-2012 às 13:44:24

    As crianças devem ser sempre acompanhadas por um adulto nas suas atividades lúdicas. Estas são importantes para o desenvolvimento psicomotor e cognitivo.Os pais devem selecioná-las criteriosamente bem como o seu monitor acompanhante, seja na escola ou em casa.As atividades de pintura, música, escultura, desportos ou línguas são um ótimo complemento para desenvolver aspetos que não foram tão convenientemente ensinados.

    ¬ Responder

Comentários - Atividades lúdicas para crianças

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios