Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Resiliência: seja forte!

Resiliência: seja forte!

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Resiliência: seja forte!

Está sendo muito usado atualmente em vários segmentos profissionais, como psicologia, gestão, finanças, economia, educação e saúde, os termos resiliente e resiliência. Na verdade são termos e expressões que remetem à capacidade que todo ser humano tem de superar obstáculos e seguir adiante. Em muitos momentos de nossas vidas, com certeza, já tivemos experiências de resiliência. Quem nunca teve um problema ou uma barreira a enfrentar?

Para alguns é exigido um grau maior de resiliência devido a situações traumáticas vividas. Já para outros essa capacidade de superação é quase imperceptível, pois os problemas a serem enfrentados são de menor tamanho e não geram grandes modificações. A questão chave é: conseguimos ser fortes ou devemos nos deixar abater pelas situações que se apresentam em nossas vidas e que não são ideais? A resposta parece clara e simples, contudo para alguns a maneira mais fácil de resolver os obstáculos da vida ainda é fraquejando. Todavia todos têm a capacidade de se superar, enfrentar e crescer diante das adversidades. Basta ter a vontade de vencer. Pertencemos a dois grupos: aqueles que já nasceram resilientes e os que adquirirão essa capacidade ao longo de suas experiências de vida.

O termo resiliência vem da física moderna, caracterizando-se pela capacidade de permanecer forte perante a pressão, a dureza, ao choque e ao estresse. A resiliência exige uma tomada de decisão. Queremos terminar com o sofrimento pelo qual estamos passando ou não? As pessoas resilientes normalmente não culpam os outros pelas situações não ideais vividas por elas, têm um senso de humor admirável e uma excelente disposição ao trabalho. Elas canalizam todo o sofrimento pelo qual passaram para ações positivas e que as integrem de forma verdadeira e intensa à sociedade. Uma pessoa, ao tornar-se resiliente, consegue vencer um obstáculo após o outro, como se através das dificuldades tivesse adquirido resistência e força para driblar e superar barreiras.

Os casos de resiliência são muitos e diversificados. Uma pessoa ao enfrentar um acidente, ao perder entes queridos, a viver em ambientes violentos, ao sofrer abusos e humilhações, precisa desenvolver dentro de si essa capacidade, pois só assim conseguirá vencer em meio às adversidades. E, ao vencer tais obstáculos, o resultado geralmente é proporcionar à sociedade um bem, retribuindo o amor, a confiança e o carinho que alguém depositou na pessoa traumatizada. Para desenvolver a resiliência e superar barreiras basta que tenhamos alguém que acredite em nós e que nos apóie e ajude a dar os passos iniciais.

Há relatos em que, após longos anos de violência, fome e abandono materno, crianças adotadas por famílias equilibradas e carinhosas tornam-se adultos preocupados com o bem-estar do próximo e geralmente ajudam outros a erguerem-se seja por meios mais simples com uso da palavra a doações financeiras e trabalho voluntário.

Para os resilientes os objetivos de vida são sempre determinados a curto prazo e postos em prática. As pessoas resilientes não têm a pretensão de mudar o mundo ou tornarem-se famosas. Elas partem para a prática, não ficam se lamuriando e não esperam que os outros venham resolver os seus próprios problemas. Os resilientes valorizam as pequenas vitórias e vivem no tempo presente. A cada conquista tornam-se autoconfiantes, amadurecem e evoluem.


Rosana Fernandes

Título: Resiliência: seja forte!

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

761 

Imagem por: RaSeLaSeD - Il Pinguino

Comentários - Resiliência: seja forte!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios