Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Resiliência: seja forte!

Resiliência: seja forte!

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Resiliência: seja forte!

Está sendo muito usado atualmente em vários segmentos profissionais, como psicologia, gestão, finanças, economia, educação e saúde, os termos resiliente e resiliência. Na verdade são termos e expressões que remetem à capacidade que todo ser humano tem de superar obstáculos e seguir adiante. Em muitos momentos de nossas vidas, com certeza, já tivemos experiências de resiliência. Quem nunca teve um problema ou uma barreira a enfrentar?

Para alguns é exigido um grau maior de resiliência devido a situações traumáticas vividas. Já para outros essa capacidade de superação é quase imperceptível, pois os problemas a serem enfrentados são de menor tamanho e não geram grandes modificações. A questão chave é: conseguimos ser fortes ou devemos nos deixar abater pelas situações que se apresentam em nossas vidas e que não são ideais? A resposta parece clara e simples, contudo para alguns a maneira mais fácil de resolver os obstáculos da vida ainda é fraquejando. Todavia todos têm a capacidade de se superar, enfrentar e crescer diante das adversidades. Basta ter a vontade de vencer. Pertencemos a dois grupos: aqueles que já nasceram resilientes e os que adquirirão essa capacidade ao longo de suas experiências de vida.

O termo resiliência vem da física moderna, caracterizando-se pela capacidade de permanecer forte perante a pressão, a dureza, ao choque e ao estresse. A resiliência exige uma tomada de decisão. Queremos terminar com o sofrimento pelo qual estamos passando ou não? As pessoas resilientes normalmente não culpam os outros pelas situações não ideais vividas por elas, têm um senso de humor admirável e uma excelente disposição ao trabalho. Elas canalizam todo o sofrimento pelo qual passaram para ações positivas e que as integrem de forma verdadeira e intensa à sociedade. Uma pessoa, ao tornar-se resiliente, consegue vencer um obstáculo após o outro, como se através das dificuldades tivesse adquirido resistência e força para driblar e superar barreiras.

Os casos de resiliência são muitos e diversificados. Uma pessoa ao enfrentar um acidente, ao perder entes queridos, a viver em ambientes violentos, ao sofrer abusos e humilhações, precisa desenvolver dentro de si essa capacidade, pois só assim conseguirá vencer em meio às adversidades. E, ao vencer tais obstáculos, o resultado geralmente é proporcionar à sociedade um bem, retribuindo o amor, a confiança e o carinho que alguém depositou na pessoa traumatizada. Para desenvolver a resiliência e superar barreiras basta que tenhamos alguém que acredite em nós e que nos apóie e ajude a dar os passos iniciais.

Há relatos em que, após longos anos de violência, fome e abandono materno, crianças adotadas por famílias equilibradas e carinhosas tornam-se adultos preocupados com o bem-estar do próximo e geralmente ajudam outros a erguerem-se seja por meios mais simples com uso da palavra a doações financeiras e trabalho voluntário.

Para os resilientes os objetivos de vida são sempre determinados a curto prazo e postos em prática. As pessoas resilientes não têm a pretensão de mudar o mundo ou tornarem-se famosas. Elas partem para a prática, não ficam se lamuriando e não esperam que os outros venham resolver os seus próprios problemas. Os resilientes valorizam as pequenas vitórias e vivem no tempo presente. A cada conquista tornam-se autoconfiantes, amadurecem e evoluem.


Rosana Fernandes

Título: Resiliência: seja forte!

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

761 

Imagem por: RaSeLaSeD - Il Pinguino

Comentários - Resiliência: seja forte!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios