Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Música > Fado – O Significado

Fado – O Significado

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Música
Visitas: 76
Comentários: 9
Fado – O Significado

O fado é um símbolo mundialmente reconhecido de Portugal e tem um significado intrínseco de destino, saudade. É esta última a palavra mais portuguesa de todas que, em qualquer língua para que se tente traduzir, não existe uma correspondência exata.

Se em décadas anteriores, Amália foi o grande expoente deste género musical, hoje em dia Mariza segue-lhe as pisadas. O maior guitarrista de fado português de todos os tempos foi, sem qualquer tipo de dúvida, Carlos Paredes.

O fado em Portugal divide-se em duas grandes escolas: a de Lisboa, mais castiça e vadia e a escola de Coimbra, mais sentida, chorosa e saudosista.

Não se sabe ao certo qual é a origem do fado, mas o maior consenso gira à volta da teoria de que este teria nascido a partir do cântico dos Mouros. Uma outra teoria também muito aceite é a de que este género musical provém do Lundum, música dos escravos brasileiros que chegavam de barco a Lisboa. A outra teoria sobre o nascimento do fado remonta à época dos Trovadores e dos Jograis, em que se considera que o fado é uma consequência direta das cantigas de amigo.

Todas estas teorias servem o facto de que o fado tem início em Lisboa, tendo sido depois transportado para Coimbra pelos estudantes universitários, que o moldaram e fizeram com que adquirisse características bem diferentes.

Coimbra sempre foi um centro cultural e não seria de estranhar que daí surgisse um género muito particular de fado. Sendo esta cidade um ponto de passagem entre jograis, estudantes ou feirantes, o ponto de encontro era a praça pública, onde a expressão musical atingia o seu expoente máximo. De entre todos os amores e encantos cantados por Coimbra, o fado dos grupos de estudantes sempre foi o mais reconhecido. Quem não sabe que o maior encanto de Coimbra é na hora da despedida?

Lisboa sempre foi um ponto de confluência nacional e internacional. O fado de Lisboa sempre foi um pouco mais vadio, mais escondido.
As casas de fado são os espaços recônditos onde se pede o beijo, onde se insulta o parceiro ou onde se pede sempre um pouco mais.

Lisboa é noite, é a vida aziaga, são os beijos na esquina. Coimbra é a paixão, é a saudade. Foram estas as diferenças na evolução natural que o fado levou.

Amália retratou o espírito português ao levar o fado a todos os continentes. Hollywood, o regime comunista da União Soviética e o Brasil, entre outros locais, fizeram parte do roteiro. Foi a sua estranha forma de vida que levou o fado ao mundo inteiro...


Luís Seco Passadouro

Título: Fado – O Significado

Autor: Luís Seco Passadouro (todos os textos)

Visitas: 76

790 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 9 )    recentes

  • André BelacorçaAndré Belacorça

    10-10-2012 às 01:45:23

    Fado, fado, fado, o doce encanto português, tenho orgulho em ser português, em ter o fado como representante do nosso país, é da nossa origem, simplesmente encantador e conhecido como património nacional, já demonstrado em vários países, este estilo único canta e encanta qualquer um que desfrute dele seja onde for, com quem for.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    04-10-2012 às 09:14:20

    O fado encanta e eleva os sentimentos de quem o escuta.Todas as letras do fado têm um cunho sentimental muito grande e despera os sentimentos de quem não sente.Apesar de ser muito antigo, o fado é ainda hoje muito apreciado e alvo de encontros especiais, com fado especial.Ele está ligado a uma tradição antiga, com uma enorme nobreza de sentimentos e emoções.

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    01-10-2012 às 22:51:25

    Não conhecia o significado e nem o que representa a palavra fado. Como é interessante descobrir outras culturas, nomes, histórias de países diferentes da nossa origem. Isso nos abre os horizontes, vemos a diversidade de coisas ao nosso redor, o que torna a vida mais dinâmica, agradável e feliz. Fado para mim será uma das atrações em que eu gostaria de ver quando visitar Portugal, pois é bem típico da região. Como adoro coisas novas!

    ¬ Responder
  • Daiany Nascimento

    01-10-2012 às 17:22:58

    Olá autor, Luis. Eu sou do Brasil e, portanto não conhecia o Fado e seu significado. Mas, gostei bastante de seu texto, muito informativo e interessante. Particularmente, eu gosto de conhecer um pouco mais sobre a cultura de outras regiões, é interessante saber a origem de determinadas tradições que ficam muito populares em um país, como parece ser o Fado em Portugal. Por isso, gostaria de parabeniza-lo pela escolha deste tema e por abordar bem.

    ¬ Responder
  • Nilson EmpreendedorNilson Uemoto

    28-09-2012 às 17:24:47

    O que é legal nesse mundo é que cada país e cada povo tem suas características únicas e uma história e cultura próprias.Em Portugal temos o Fado,que representa toda a cultura musical de Portugal e esse genero ultrapassa fronteiras,aqui no Brasil os descendentes de portugueses ajudaram a espalhar a cultura do Fado e muitos brasileiros se renderam a essa maravilha cultural de Portugal.Viva a diversidade que faz desse mundo um lugar interessante para se viver.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    26-09-2012 às 17:04:15

    É sintomático da qualidade do fado como um estilo de música que canta o destino e a saudade a afirmação, que já ouvi a muitos apreciadores do mesmo, de que o fado “verdadeiro” é o fado triste, melancólico, que quase parece mais chorado que cantado. Pessoalmente, e porque acho que a vida em si já tem demasiadas tristezas, prefiro músicas mais alegres, ou pelo menos que apelem mais a sentimentos positivos, em detrimento do fado.

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    25-09-2012 às 18:39:35

    Fado, um grandioso nome português ligado inteiramente à música, este sim, é uma maravilha de Portugal, uma História rica portuguesa, que tanta gente aprecia, nacionalmente como internacionalmente, esta beleza canta e encanta o Mundo, de geração em geração. Obrigado fadistas.

    ¬ Responder
  • Teresa Maria Batista GilTeresa Maria Batista Gil

    25-09-2012 às 13:47:47

    O fado e diferente das demais músicas porque expressa mais os sentimentimentos de uma época, mais remota.O fado exprime a alma do fadista e tudo o que está relacionado com os sentimentos mais puros.Contudo há fados bem diferentes, desde o fado vadio, a desgarrada, o fado de Lisboa, de coimbra e outros mais ou menos populares.

    ¬ Responder
  • luisa pintoluisa pinto

    08-02-2012 às 18:59:30

    é mesmo iso galero

    ¬ Responder

Comentários - Fado – O Significado

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios