Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Internet > Internet - Navegue sem se afundar!

Internet - Navegue sem se afundar!

Categoria: Internet
Visitas: 12
Comentários: 7
Internet - Navegue sem se afundar!

A Internet constitui, indubitavelmente, um sinal inequívoco da crescente globalização. É um sítio onde se pode pôr tudo em comum, com as inúmeras vantagens e inconvenientes que este factor comporta. Eliminou completamente a distância geo-social, permitindo um contacto permanente e ininterrupto entre todos os pontos do planeta. Contudo, a inocência e o encantamento de algumas pessoas relativamente à Internet é susceptível de lhes aportar, mais cedo ou mais tarde, dissabores graves, por causa da confiança exagerada que depositam nos seus interlocutores cibernautas e nos conteúdos, que tomam como verdades absolutas e irrefutáveis.

Deste espaço são, muitas vezes, lançados autênticos “mísseis”, sob a capa de inofensivas sugestões, dicas ou propostas. Os mais incautos esbarram, amiúde, na esperteza de quem, maliciosamente, os alicia por qualquer motivo. As crianças são, a priori, das “presas” mais fáceis de iludir, pelo que a navegação por parte destas deve ser supervisionada pelos pais ou educadores. É um erro ficar-se muito descansado (a) porque o filho está em casa e não anda na rua a fazer asneiras; dentro do seu quarto, à porta fechada e com toda a liberdade do mundo, literalmente, ele pode muito bem estar a prejudicar-se a níveis e dimensões imensamente superiores…!

Por outro lado, há que prestar especial atenção a tudo e todos os que requeiram dados pessoais, ou os possam vir a sacar de alguma maneira. Há muita gente endividada “até ao pescoço” à conta disso, para além de se ver a braços com processos judiciais, visto que passou a ter vários “clones” a usurpar a sua identidade para falcatruas várias.

Não obstante, a utilização da Internet devolver-nos-á o que quisermos, se mantivermos um espírito vigilante e analítico, possibilitando também acções de grande valor e monta, no que concerne à ajuda recíproca, em termos de identificação e apoio na doença, transferência de meios, partilha de cultura, construção de amizades, etcétera. Paralelamente, faculta a compra e venda de uma vasta panóplia de artigos, que vão desde a alimentação até a obras de arte. Embora favoreçam o conforto e poupem tempo, as encomendas online, à semelhança do Messenger, acabam por arredar os indivíduos da convivência directa com os outros, o que incrementa substancialmente o sentimento de solidão e abandono. O enclausuramento em si próprio é perigoso, sobretudo quando existem tendências depressivas e auto-destrutivas ou se está em pleno processo de crescimento e formação da personalidade!

A Internet ocupa o quarto paradigma do intercâmbio geográfico: 1- Deslocação terrestre; 2- Barco; 3- Avião; 4- Internet, e representa talvez o mais arriscado. Talvez por isso, pode aplicar-se à Internet a imagem que Mário Castrim, falecido escritor e crítico televisivo, atribuía à “caixinha mágica”: é como um frigorífico que se abre para se tirar o que se quer no tempo que for necessário para isso.



Maria Bijóias

Título: Internet - Navegue sem se afundar!

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 12

655 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 7 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    18-10-2014 às 21:50:27

    Realmente, os extremos nunca são bons para a vida das pessoas. É preciso manter o equilíbrio diante do que pode nos viciar. A internet é um campo muito vasto, aberto e se não tivermos o cuidado, a gente fica escrava dela.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    16-04-2014 às 18:11:23

    Creio que o equilíbrio é fundamental, os cuidados devem ser tomados diariamente. Belo texto, obrigada por sua contribuição!

    A equipa da Rua Direita

    ¬ Responder
  • Pedro Ramilo

    18-09-2012 às 14:05:13

    Ainda há poucos dias, o sr. Augusto da mercearia dizia:
    - Mas que raio de Mundo se tornou este, nunca se viu tanta desgraça, roubos , mortes, cataclismos. Antigamente lá acontecia um de vez em quando, agora é todos os dias, valha-nos Deus.
    Efetivamente o que o Sr. Augusto quis dizer foi:
    - Com esta "coisa" da internet, a informação é de tal maneira tão rapidamente processada e transmitida, que conseguimos saber praticamente tudo o que se passa em tempo real.
    Ou seja, o que aumentou não foram " as coisas", mas sim o modo como a informação se propaga hoje em dia.
    E esta é uma realidade a que todos nos temos que habituar, cada vez mais...

    ¬ Responder
  • Adriana SantosAdriana dos Santos da Silva

    14-09-2012 às 15:33:05

    Com a modernidade, as tecnologias da internet estão a todo vapor e com grandes inovações. Hoje é possível tantas coisas que no passado eram impossíveis de ocorrer. Ela nos auxilia, beneficia em muitas de nossas atividades cotidianas. Mas devemos tomar cuidado, pois todo excesso gera desconforto e sensações desagradáveis. Ela pode ser prejudicial em sua vida, como tem sido em adolescentes e crianças. Navegue sim, mas consciente e com equilíbrio. Muito bom o seu texto!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoarte

    28-02-2011 às 18:27:57

    pois tens rasao a internete e cadaves mais perigosa

    ¬ Responder
  • mestry badahra

    30-03-2010 às 00:05:07

    Quero aplaudir de pé, a edição ,da nobre colega, que editou um comentario " INTERNET" onde retrata,com total verdade, o espelho desta mega opção, a disposição do povo .
    Principalmente, os que estão iniciando, as navegações, neste imenso , e interminavel oceano,que tem uma porta escancarada, para todos,os que dispõe, de uma maquina .
    Os portadores de patologias psiquicas, por portarem doenças mentais, direcionadas , as tendencias do mal, se aproveitam, da amplidão, e abertura deste fenomeno, para, praticarem, todas as condições de prejudicar o proximo.
    Este artigo, onde a colega faz uma opinião feliz, serve para alertar, e tambem nortear, os navegadores incautos,que ainda não dispõe, dos instrumentos de segurança (o conhecimento)...
    vou copiar, e peço licença, para sintetizar, e repassar a todos os que fazem parte da minha lista de chegados virtuais,pois é apenas , muito importante este "alerta" .
    mestry badahra
    [email protected]

    ¬ Responder
  • Marco TeixeiraMarco Teixeira

    26-06-2009 às 12:53:21

    A Internet é sem duvida algo cada vez mais útil! Bom Artigo

    ¬ Responder

Comentários - Internet - Navegue sem se afundar!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O Mito da Entrevista de Emprego

Ler próximo texto...

Tema: Empresariais
O Mito da Entrevista de Emprego\"Rua
Aguardando há meses pela oportunidade de um novo emprego e após ser aprovado em várias etapas do processo de seleção eis que surge um empecilho: a entrevista de emprego.

Diversas dúvidas passam pela cabeça do candidato como o que vestir, como sentar-se, qual o tom de voz adequado, o que o entrevistador espera como resposta e como impressioná-lo provando ser a pessoa certa para a vaga a ser ocupada.

A verdade é que não há regra que garanta o sucesso em uma entrevista, porém, algumas atitudes e cuidados precisam ser tomados. Abaixo seguem 10 dicas que auxiliarão o candidato enfrentar essa fase do processo de seletivo de forma mais segura, não importando a área ou cargo pretendido.

1. Seja pontual. A pontualidade é uma forma de demonstrar respeito, consideração e compromisso com a empresa, porém, ser pontual não significa ser precipitado, chegando com muito tempo de antecedência. Para isso programe-se: quanto tempo você levará para chegar até o local combinado para a entrevista? E se houver algum tipo de atraso? Programe-se para que os prazos possam ser cumpridos. Se o atraso for inevitável entre em contato com a empresa e explique o motivo para o mesmo solicitando a possibilidade de remarcar o compromisso.

2. Vista-se de maneira condizente ao cargo que irá ocupar. Mesmo parecendo ser uma superficialidade, a forma como o candidato se veste pode influenciar a decisão do entrevistador, portanto, causar uma boa impressão é essencial. Para isso pesquise o perfil da empresa, se possível observe a forma como os funcionários se vestem e use na entrevista algo um pouco mais formal do que usaria todos os dias para ir ao trabalho.

3. Zele por uma boa aparência. Como descrito acima causar uma boa impressão é essencial, dessa forma, a higiene pessoal é indispensável. Vale ressaltar que perfumes e maquiagem exagerados são pontos negativos em uma entrevista.

4. Tenha em mente suas principais realizações profissionais e as evidencie. Quais os principais desafios que essas lhe trouxeram e o que aprendeu em cada uma delas. Se é seu primeiro emprego vale ressaltar suas experiências escolares e acadêmicas como trabalhos em grupos, projetos realizados, programas de estágio e trainee.

5. Tenha atitudes positivas. Um método de entrevista consiste em perguntas aparentemente absurdas que não possuem, necessariamente, respostas prontas. O que ele deseja na verdade é avaliar seu raciocínio lógico, portanto, seja criativo, argumente e crie estratégias para sair dessa saia justa.

6. Seja genuíno e autentico. Mesmo estando sob pressão seja você na entrevista. Não minta nem use máscaras. O recrutador provavelmente perceberá que você não está sendo sincero.

7. Tenha argumentos. “Por que você quer trabalhar aqui?” ou “Quais serão suas contribuições para essa empresa?” são perguntas básicas em uma entrevista de empregos. Portanto, tenha bons argumentos para esses questionamentos.

8. Mostre-se interessado. Faça perguntas plausíveis ao entrevistador.

9. Seja gentil e educado a todo o momento. Muitas empresas costumam analisar o candidato no momento em que esse inicia o processo seletivo.

10. Mostre-se confiante. Se você fará a entrevista de emprego é porque já passou por outras fases do processo seletivo, ou seja, tem muitos pontos a seu favor. Acredite no seu potencial .

Outros textos do autor:
O Mito da Entrevista de Emprego

Pesquisar mais textos:

Mabelly Venson

Título:O Mito da Entrevista de Emprego

Autor:Mabelly Venson(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios