Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Internet > Navegue em segurança

Navegue em segurança

Categoria: Internet
Comentários: 1
Navegue em segurança

Aceder à internet e perder algum tempo (por vezes horas) a navegar por sites variados é um hábito comum a muitas pessoas, nomeadamente jovens e jovens adultos. Um hábito que, aparentemente, parece inofensivo, esconde perigos reais, a começar, por exemplo, pelo sedentarismo exigido ao «navegante». O utilizador que permanece sentado durante várias horas corre um risco acrescido de vir a sofrer de doenças cardiovasculares, musculares e mesmo do foro psiquiátrico. Uma solução evidente parece ser a de parcelar o tempo que se vai despender diante do ecrã e manter uma atitude racional em termos de gestão do tempo. Mas os perigos mais frequentes são os internos, ou seja, aqueles que procedem directamente do sistema informático em acção perniciosa contra o utilizador. O que fazer, então, para combater eventuais perigos e ameaças electrónicos?

Em primeiro lugar, o utilizador deverá, sempre que estiver no site do seu banco, sair da aplicação utilizando a tecla «sair» ou «logout» e nunca sair simplesmente fechando a aplicação. Esta acção descuidada permitirá que piratas informáticos acedam à sua conta e tenham total controlo nela.

Em segundo lugar, dever-se-á evitar navegar por sites que pareçam conter conteúdos impróprios, que geralmente estão crivados de vírus e hackers que se «colam» literalmente ao computador; evite também fazer compras em sites desconhecidos, pois poderão constituir armadilhas para o seu cartão de crédito.

Devem também criar-se palavras-passe difíceis de serem descobertas, como por exemplo palavras com mais de seis dígitos e que combinem algarismos e letras. As hipóteses clássicas como o nome do namorado, a data de nascimento ou a matrícula do carro deverão ser descartadas. A palavra-passe poderá, por questões de segurança, ser também alterada ocasionalmente e não deverá ser a mesma para todos os serviços. Evite-se também anotar as mesmas em documentos de Word ou em papéis, pois poderão facilmente ser descobertas.

No e-mail pessoal, o utilizador deverá ter especial cuidado ao abrir anexos de e-mails e, se forem de origem desconhecida, deverão mesmo ser rejeitados. No entanto, uma boa forma de evitar a contaminação do computador pessoal por vírus indesejados é possuir um anti-vírus potente e que permita constantes actualizações, de forma a optimizar a sua eficiência.

Finalmente, se o utilizador for uma criança, os cuidados terão de ser infinitamente redobrados pelos pais e educadores. Existem ferramentas específicas para proteger os mais pequenos das perversidades e ameaças que chegam através da internet, como sejam o Cyber Patrol, o FamilyCAM ou o Enuff PC, cujas funcionalidades passam, essencialmente, por detectar e bloquear sites de conteúdo impróprio ou denunciar visitas indevidas. Os pais deverão também colocar o computador numa sala em que toda a família costume estar e estar atentos a alterações de comportamento dos filhos. E, claro, conversar abertamente com eles é também essencial para que a criança se sinta confiante em denunciar aos pais sites estranhos.

Seja como for, o essencial é sentir-se seguro/a e saber que a família está também em segurança, no que toca à navegação digital. Para tal, a literacia informática é fundamental, pelo que se deverá apostar na área.


Isabel Rodrigues

Título: Navegue em segurança

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 0

606 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    27-10-2014 às 15:28:04

    Gostei demais desse texto sobre o navegar na internet com segurança. Uma das coisas que faço é sair mesmo quando não quero ficar logado. I melhor é que aprendemos algumas táticas que geram maior privacidade. Temos que ter o cuidado quando estamos acessando nossas informações pessoais em lan houses e locais públicos. Todo cuidado é pouco.

    ¬ Responder

Comentários - Navegue em segurança

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios