Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Energias Renováveis > Óleo de cozinha e o meio ambiente

Óleo de cozinha e o meio ambiente

Óleo de cozinha e o meio ambiente

O óleo de cozinha, aquele que geralmente sobra depois de frituras, se não for descartado corretamente poda causar grandes danos ao meio ambiente. Muitas pessoas, restaurantes e estabelecimentos comerciais, por não terem informação sobre como descartar corretamente o óleo ou por qualquer outro motivo, acabam jogando o óleo de cozinha utilizado no esgoto, em algum terreno baldio e em outros locais.
Quando esse óleo é jogado em locais indevidos, pode causar a impermeabilização do solo, deixando esses lugares propícios a enchentes. E também, a decomposição do óleo de cozinha libera o gás metano, um dos causadores do efeito estufa.
Quando jogado no ralo da pia ou na rede de esgoto, o óleo pode causar o entupimento dos canos, gerando gastos. Além disso, ele também pode chegar até os rios e causar sua contaminação. Estima-se que 1 litro de óleo é capaz de contaminar 20 mil litros de água.
Para evitar esses danos ao meio ambiente e ser um cidadão consciente, veja algumas formas de dar um fim correto para o óleo de cozinha.

Soluções para o óleo de cozinha
Em São Paulo, pesquisadores da USP desenvolveram um método para transformar o óleo de cozinha em Biodiesel, transformando-o em uma fonte de energia renovável.
Outra opção para se dar um destino correto ao óleo de cozinha é fazer sabão. Qualquer pessoa interessada em fazer esse tipo de reaproveitamento pode fazer o sabão, pois, o método é bem simples. Veja abaixo, como fazer.

Ingredientes
2 litros de óleo de cozinha usado;
350 g de soda cáustica em escama;
350 ml de água.

Modo de preparo
Junte a soda cáustica com a água em uma vasilha bem forte e misture até dissolver toda a soda cáustica. Guarde essa mistura. Coe o óleo e coloque-o em um recipiente que possa ser levado ao fogo.
Depois, deixe o óleo no fogo até atingir aproximadamente 60°C. Desligue o fogo e acrescente a mistura de soda cáustica, mexendo até engrossar, de 20 a 30 minutos. Após isso, basta adicionar a mistura final em formas para o sabão e esperar secar.
Precauções e lembretes: Quando for fazer a mistura da soda cáustica com a água, utilize luvas e óculos de proteção. Depois que o sabão estiver pronto, deixe-o parado por alguns dias antes de utiliza-lo.

Rua Direita

Título: Óleo de cozinha e o meio ambiente

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

648 

Comentários - Óleo de cozinha e o meio ambiente

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios