Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Energias Renováveis > Eu também quero uma casa amiga do ambiente!!!

Eu também quero uma casa amiga do ambiente!!!

Visitas: 6
Comentários: 2
Eu também quero uma casa amiga do ambiente!!!

Desde Janeiro de 2009 que a certificação energética de casas entrou em vigor, mas será que já sabe o que é preciso ter para obter esta tal certificação? Se não, então este texto é para si…

Cada vez mais se fala em cuidar do ambiente, dai a necessidade de ter casas que ajudem a minimizar os danos ambientais.

Se estiver a pensar comprar casa, opte por uma que já tenha o nível de eficiência A, que além do mais lhe dá direito a dedução no IRS até 10% sobre o total do empréstimo à habitação, além de que reduz a sua factura energética e lhe dá uma consciência mais tranquila, ao saber que é amiga do meio ambiente. Mas atenção que se for comprar uma casa já antiga, dificilmente terá o nível A, só mesmo se abrir os cordões à bolsa e investir numa residência novinha em folha.

Sejam ou não eficientes, o certo é que desde o início do ano que todos os edifícios são obrigados a ter o seu bilhete de identidade energético, quer seja para venda, quer seja para arrendamento. Quando é feita a avaliação da eficiência energética, são tidos em conta factores como: climatização da casa, aquecimento da água, qualidade do ar e a ventilação dos espaços… Sendo que esta avaliação é feita por peritos certificados pela ADENE (Agência para a Energia). Só que pedir esta certificação fica caro, podendo variar os preços entre os dois ou três euros por metro quadrado, mais IVA. Por exemplo, uma casa de 120 m2, mais os 45 euros da emissão do certificado, mais IVA, pode atingir os 430 euros, valor a ser pago pelo construtor da casa ou pelo vendedor. Assim, ter uma casa “verde” sai caro. Só que tudo isto tem vários aspectos positivos. Além do Certificado Energético ter a validade de dez anos, vai ver que quanto mais eficiente for a casa, menos pagará de conta de electricidade e de gás.

Se quer ter uma casa verdadeiramente ambientalista, tenha em conta as seguintes dicas:

- opte por vidros duplos nas janelas e caixilhos de qualidade;
- as janelas devem estar em fachadas opostas para uma boa ventilação;
- na pintura exterior prefira cores claras, que é mais adequada para climas quentes;
- tente usar uma bomba de calor, aproveitando a energia geotérmica;
- deve ter boas tubagens de climatização;
- as paredes e o tecto devem ter um bom isolamento;
- o chão deve ter isolamento térmico;
- aposte em painéis foto voltaicos e solares (é certo que o investimento num painel solar é alto, mas tenha em conta que satisfaz entre 60 a 80%; das necessidades do lar além de que com a dedução de 30% no IRS, entre 4 a seis anos recupera o valor investido);
- os aerogeradores também são uma opção a ter em conta;
- tente que a casa tenha orientação a sul.

Tudo isto pode parecer difícil de conseguir, mas a verdade é que cada vez mais, os construtores têm em conta estes parâmetros, por isso, antes de pensar que é tudo caro, pense bem, porque de pequenas decisões como estas, pode depender o futuro. E a moda é cada vez mais pensar “verde”, não me diga que quer ficar de fora?



Catarina Guedes Duarte

Título: Eu também quero uma casa amiga do ambiente!!!

Autor: Catarina Guedes Duarte (todos os textos)

Visitas: 6

663 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • Daiany Nascimento

    17-09-2012 às 20:13:09

    Muito interessante ter a oportunidade de deixar a minha casa menos ofensiva ao meio ambiente.

    ¬ Responder
  • recoreco

    21-10-2010 às 08:56:08

    Gostei muito do topico, ajudou-me imenso a conhecer as opçoews

    ¬ Responder

Comentários - Eu também quero uma casa amiga do ambiente!!!

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como Organizar Qualquer Tipo De Evento

Ler próximo texto...

Tema: Eventos
Como Organizar Qualquer Tipo De Evento\"Rua
Com todas as mudanças no mundo precisamos de pessoas capacitadas e qualificadas para se organizar um evento de porte. Não mais uma pessoa que faz tudo, que quebra-galho, mas um profissional estudioso no ramo para levar um evento de grande estima que atinja seu público de forma satisfatória e abrangente.

Para estar na frente exige-se muito trabalho, esforço e dedicação extrema para que se obtenha grande sucesso não somente para quem recebe como também para a própria instituição em que se realiza o evento. Isso tem causado uma procura por esses profissionais e até tem sido reconhecido como uma profissão que será valorizada muito nesses próximos anos.

Como Organizar?

Para estar na frente de um evento é necessário muita dedicação e amor. Muitas horas planejando e com uma grande antecedência. Pois, qualquer problema que ocorra no dia, será de responsabilidade de quem está organizando.

Então, todos os cuidados devem ser levados em consideração, devemos ter ações prevenidas e tudo deve ser listado, feito e dado uma atenção especial. Diante dos que se pretende fazer em um evento seja ele cultural, religioso, comercial, precisa de alguns parâmetros para serem seguidos cuja finalização tenha muito sucesso.

Eis quais são as etapas para você compreender melhor:
1. Objetivos: você deve primeiramente traçar um objetivo daquilo que se pretende realizar. Deve ser dividido em duas partes: a geral e a específica;

2. Públicos: quem são os públicos que serão atingidos? É um grupo de mulheres, um grupo de homens? Que faixa de idade? Essas e outras perguntas devem ser feitas;

3. Estratégias: essas estratégias consistem simplesmente em como você vai atingir o seu público, o que mais irá atraí-los para que possam ir ao seu evento?

4. Recursos: os recursos tanto materiais, humanos, físicos, todos esses recursos devem ser bem estruturados e anotados;

5. Implantação: Que métodos serão usados para o evento desde o início até o término do evento? Refere-se a todos os procedimentos;

6. Acompanhamento e controle: estipular alguém que irá acompanhar todo o processo e controlar, como por exemplo, as despesas;

7. Avaliação: feita após o término do evento, ela é produzida em formato de relatório e entregue a quem organizou o evento;

8. Orçamento Previsto: este deve ser feito bem detalhado. Uma das mais importantes partes de todo o evento. Pode buscar patrocínio, parcerias com empresas para assim evitar os gastos, mas tudo deve ser anotado e controlado.

Pesquisar mais textos:

Luene Zarco

Título:Como Organizar Qualquer Tipo De Evento

Autor:Luene Zarco(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios