Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Energias Renováveis > Energia solar. Como aproveitar.

Energia solar. Como aproveitar.

Visitas: 2
Energia solar. Como aproveitar.

Energia solar é toda a energia proveniente do sol, seja em forma de calor ou de iluminação.
O aproveitamento da energia solar ocorre diariamente, em tudo que é vivo no planeta, desde os menores seres vivos até os organismos mais complexos e desenvolvidos.
Aqui, quando falamos nas formas de aproveitamento da energia solar, nos referimos ao uso proposital e artificial dessa energia, ou seja, de forma estudada e planejada para o benefício do ser humano.
Veja algumas formas de aproveitamento da energia solar:

1.Na arquitetura e na construção.
Analisar a orientação solar é muito importante no desenvolvimento de uma construção.
Em locais de clima quente, o ideal é que as paredes dos quartos e salas não fiquem expostas à incidência direta do sol (principalmente no período da tarde), pois a alvenaria absorve a irradiação durante o dia e a libera em forma de calor durante a noite.
Nessas áreas de clima quente, os ambientes devem ser protegidos da incidência direta dos raios solares, e as aberturas devem estar posicionadas de forma a permitir que os ventos circulem pelos ambientes, refrescando-os.
Já nos climas mais frios é interessante proteger as edificações dos ventos e projetar as residências de forma que os locais de longa permanência, como quartos e salas, recebam a incidência direta do sol.

2.Para o aquecimento de água e outros líquidos.
Há disponíveis no mercado sistemas para aquecimento de água, que funcionam através do aproveitamento da energia solar.

Esses sistemas, mais conhecidos como ‘Boiler’, são constituídos basicamente por placas coletoras de energia solar interligadas a um reservatório de água aquecida, com proteção térmica. As placas captam a energia solar, que é convertida em calor e através de tubos de cobre, repassada para a água.
Esse sistema pode ser utilizado em residências e suprir a demanda em pontos de consumo como chuveiros e torneiras.

Também pode ser utilizado em construções comerciais, como hotéis e restaurantes, contribuindo para a economia de energia do local, e ainda em sistemas industriais para o aquecimento de produtos que necessitem permanecer no estado líquido para serem utilizados.
A economia de energia gerada por esse sistema de aquecimento pode chegar a 70% de toda e energia gasta em uma edificação.

3.Para a produção de energia elétrica.
A instalação de painéis fotovoltaicos (placas solares) em uma edificação, residencial ou comercial, permite que a radiação solar possa ser convertida em energia elétrica a ser utilizada diariamente, e em todas as atividades do local.

As placas solares são, geralmente, instaladas nos telhados das edificações de forma que captem a maior parte possível de radiação solar durante todo o dia, e para que isso ocorra da forma mais eficiente é necessária a orientação de um especialista (engenheiro, arquiteto, ou técnico).

Previamente à instalação dessas placas, deve ser feita uma avaliação detalhada da estrutura do telhado existente, considerando a possibilidade de reforço estrutural em virtude do acréscimo de peso e esforço que virá após a instalação dos painéis fotovoltaicos. Também deve ser estudada a altura da instalação dessas placas, bem como a inclinação correta das mesmas em relação ao sol.

Em alguns casos é possível a instalação de painéis em áreas abertas, na terra mesmo, e nessas situações deve-se avaliar se a influência de elementos locais, como árvores e construções, não causarão sombreamento da área, de forma a inviabilizar o uso das placas solares.

Há ainda que se considerar que essa energia limpa deve ser consumida durante o dia, e o uso à noite só pode ocorrer caso haja instalação de baterias interligadas ao sistema de geração de energia, e que armazenem a parte desse recurso não consumida no período diurno.

4.Para recarregar celulares, smartphones e tablets.
É possível construir um carregador simples para aparelhos como celulares, smartphones e tablets, utilizando basicamente uma (ou algumas) placa(s) fotovoltaica(s), alguns fios e uma bateria com entrada USB.

Bastará deixar o conjunto exposto à radiação solar até recarregar a bateria, que poderá ser utilizada a qualquer hora do dia.

Há várias outras formas criativas de se aproveitar a energia solar no dia-a-dia, e se em pequena ou grande escala, tudo dependerá da curiosidade e da criatividade.


Danília Oliveira Gonçalves

Título: Energia solar. Como aproveitar.

Autor: Danília Oliveira Gonçalves (todos os textos)

Visitas: 2

87 

Comentários - Energia solar. Como aproveitar.

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

"The Hateful Eight" Já Tem Protagonista!

Ler próximo texto...

Tema: Arte
"The Hateful Eight" Já Tem Protagonista!\"Rua
Quentin Tarantino já escolheu a diva do seu novo filme “The Hateful Eight”.
Jennifer Jason Leigh é a eleita para interpretar Daisy Domergue, uma assassina procurada por vários crimes.

O papel da única personagem feminina foi cobiçado por muitas actrizes nos últimos meses, incluindo Jennifer Lawrence, Michelle Williams, Hilary Swank, Robin Wright e Demi Moore.

Nomeada para um Globo de Ouro em 1995 pelo drama “A Senhora Parker e o Círculo do Vício”, Jennifer Jason Leigh participou recentemente em “Versos de um Crime”, “O Momento” e “Aqui e Agora”, tendo neste momento a incumbência de dar vida á personagem de Quentin Tarantino.

Depois de uma enorme novela de bastidores, onde o argumento se propagou pela internet fazendo o cineasta desistir da realização do filme, eis que a vontade de produzir esta obra, venceu.

The Hateful Eight passa-se durante a Guerra Civil Norte-Americana e segue o constante aumento de tensão entre um grupo de impiedosos suspeitos, que inclui um par de caçadores de recompensas, um soldado renegado pela confederação e uma assassina procurada, presos num bar no meio do nada, depois de um nevão os afastar da sua rota original.

Durante este refúgio, muitas serão as revelações e as desilusões que levarão as personagens a trágicos destinos.

The Hateful Eight será o oitavo filme escrito e realizado pelas mãos do criativo Tarantino e o segundo western a ser concretizado por este.

Richard Gladstein, Stacey Sher e Shannon McIntosh serão os produtores, com Bob e Harvey Weinstein à frente da produção-executiva juntamente com G. Mac Brown.

O início das filmagens de The Hateful Eight está previsto para o princípio de 2015.
Bruce Dern, Kurt Russell, Samuel L. Jackson, Michael Madsen, Zoe Bell, Tim Roth e James Remar são nomes dados como certos no elenco.

Apesar de ainda não possuir data de estreia definida, sabemos que chegará aos cinemas no segundo semestre de 2015.

CURIOSIDADE CINÉFILA:
Conhecendo a ternura que Tarantino nutre pelas origens do cinema, não chega a ser uma surpresa a noticia de que este seu novo filme, será lançado em 70mm (assinalando o primeiro grande lançamento no formato em mais de 20 anos) e terá cópias no tradicional 35 mm e no formato digital.

Pesquisar mais textos:

Carla Correia

Título:"The Hateful Eight" Já Tem Protagonista!

Autor:Carla Correia(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios