Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Energias Renováveis > Como funciona o efeito fotovoltaico

Como funciona o efeito fotovoltaico

Como funciona o efeito fotovoltaico

A radiação que vem do sol acontece devido à conversão dos núcleos de hidrogênio em hélio. Esta conversão gera uma perda de massa, de cerca de 4000kg, segundo os estudo de R. Aldabó . De acordo com a famosa equação de Einstein (E=mc²), esta massa é convertida em energia, e o resultado é aproximadamente 3,6.10^20 (elevado à 20). Ou seja, esta energia estará disponível de forma constante por milhares de anos, pronta para ser aproveitada.

Mas a camada de ozônio absorve grande parte. Mas mesmo o que não é absorvido é o bastante para que toda a população do mundo possa consumir (a taxa de consumo mundo está além de 15 terawatts, de acordo com a Statistical Review of World Energy, em 2010). Nesta perspetiva, o estudo, pesquisa e desenvolvimento de células solares não só é viável, como também uma ótima oportunidade de desenvolvimento de mercado e de evolução no quesito ambiental. A eficiência, além de depender da forma e do tipo de fabricação, depende também da incidência do sol. Países tropicais (como o Brasil) então, tem uma vantagem natural e pode, com o devido investimento, se tornar um polo no setor.




O efeito fotovoltaico é baseado na maneira que os fótons interagem com os semicondutores, que excitam os elétrons e os tiras de suas lacunas. O movimento desses elétrons é o que gera a corrente ou fluxo elétrico, sendo aproveitado como energia. Nas últimas décadas, a tecnologia de células solares tem sido dominada por dispositivos em que a junção é feita com materiais inorgânicos em estado sólido, geralmente formas dopadas de silício cristalino ou amorfo, bem como lucrado da experiência e disponibilidade destes materiais resultantes da indústria de semicondutores.

A base para a fabricação das células solares implica em sua eficiência (como dito acima), logo, o crescimento nesta área faz parte do presente. Materiais estruturados na escala nanométrica e que proporcionem propriedades convenientes e baratas são foco das atuais pesquisas. Os resultados obtidos por tais pesquisas estão convergindo para o futuro das células solares, as comumente chamadas células fotoeletroquímicas, que utilizam da luz do sol para fornecer energia à reações químicas, proporcionando a transformação e criação em massa de vários produtos (por exemplo, a geração de combustível hidrogênio a partir da água).
Para mais informações sobre o assunto, procure em livros ou artigos relacionados ao tema nas bibliotecas ou internet.

Wallace Randal

Título: Como funciona o efeito fotovoltaico

Autor: Wallace Randal (todos os textos)

Visitas: 0

676 

Comentários - Como funciona o efeito fotovoltaico

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios