Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Energias Renováveis > Energia geotérmica

Energia geotérmica

Visitas: 14
Comentários: 9
Energia geotérmica

A grande parte da energia elétrica tem origem na queima de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral, métodos muito poluentes. Devido à necessidade de se obter energia elétrica de uma maneira mais limpa e em maiores quantidades, foi desenvolvido uma maneira de aproveitar o calor que emana da terra para a produção de eletricidade. O aproveitamento da energia geotérmica consiste na captação no solo dessa energia gratuita, transformando-a em energia eléctrica a ser utilizada por todos.

A energia geotérmica é pois a energia obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra que, devido a fenómenos vulcânicos recentes e à radioatividade das rochas pode ser transformado em energia. Esta energia existe desde que o nosso planeta foi criado. Esta energia pode ser retirada de um fluido gasoso ou líquido.

A energia geotérmica tem como principais vantagens ter um impacto ambiental moderados em comparação com os combustíveis fósseis, e possuir uma elevada eficiência energética em zonas de grande potencial a custos reduzidos. Obter uma enorme economia energética, ecológica e respeitadora da natureza.

O centro da Terra atinge uma temperatura de aproximadamente 5000 ºC, o que faz dele uma fonte de grande potencial energético

O aproveitamento da energia geotérmica depende dos recursos existentes em cada local da Terra. Por exemplo, No arquipélago dos Açores, na Ilha de S. Miguel, estão instaladas duas centrais geotérmicas que asseguram a produção de cerca de 40 % da eletricidade consumida na Ilha. Na Islândia, país de muitos vulcões, Reiquiavique, tem já 95 % das habitações e edifícios aquecidos por geotermia, sendo considerada uma das cidades menos poluídas do mundo.

Existem três formas de usar este tipo de energia:
por uso direto, em que são usados reservatórios de baixa temperatura para fornecer calor a casas, espaços comerciais, estufas, termas e na industria;

as bombas de calor geotérmicas que aproveitam as diferenças de temperatura entre o solo e o ambiente: a temperatura do subsolo é constante ao longo de todo o ano, sendo sempre superior à temperatura ambiente quer de verão quer de inverno, Assim, no verão a bomba retira o calor do interior das casas e devolve ao subsolo, ao passo que no inverno transfere calor do subsolo para o interior da casa.

Por fim, as centrais geotérmicas, que aproveitam diretamente os resíduos geotérmicos de altas temperaturas, geralmente associadas à atividade vulcânica, sísmica ou magmática para movimentar turbinas e produzir energia elétrica.


Catarina Bandeira

Título: Energia geotérmica

Autor: Catarina Bandeira (todos os textos)

Visitas: 14

782 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 9 )    recentes

  • Daiany Nascimento

    17-09-2012 às 19:02:15

    Semelhante a essa fonte alternativa, existem muitas outras, sendo a grande maioria delas renováveis. É de se espantar como não é dado atenção a esse tipo de informação, pois elas podem mudar o futuro da nação, proporcionando um rumo diferente e corrigindo os erros cometidos com o passar do tempo. Continue assim Catarina Bandeira, sempre com muita dedicação e artigos de qualidade, pois assim no ruadireita.com terá sempre assuntos interessantes! Muito obrigada por essas informações!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoxoxo

    02-11-2011 às 17:54:52

    esta informação deu-me imenso jeito!

    ¬ Responder
  • tharcystharcys

    06-09-2011 às 19:12:25

    Mano eu tenho que apresentar um trabalho e nesse site tem porra nenhuma vai pro inferno mano vai toma no sentro do seu cú porra.Pesquisa mais pra depois voce monta uma pagina na web seu filho de rapariga

    ¬ Responder
  • lucelia limalucelia lima

    22-06-2011 às 00:00:09

    adorei.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAna Clara

    02-06-2011 às 01:40:58

    Olá,gostei muito dessas informações, a minha Mostra Cultural de 2011 vai ser sobre isso, eu gostei muito deste site, mas acho que vocês devem se esforçar mais um pouquinho com mais informações sobre a energia Geotérimica, não deixo minha admiração de lado,adorei este site!

    ¬ Responder
  • priscila rocha pina

    31-05-2011 às 12:35:47

    super legal essa pagina aqui voce tem tudo.beijos

    ¬ Responder
  • Jusefina**=)Jusefina**=)

    31-05-2011 às 10:12:00

    Jessica, queres saber mais procura no google que não há falta de informação. Não esperes que os trabalhos te caiam aos pés !
    Cumprimentos à vizinha.

    ¬ Responder
  • jessicajessica

    12-11-2010 às 20:20:42

    queria saber mais sobre energia geotermica!! o mais rapido possivel pois tnho q apresentar um trabalho mto importante essa semana mto obrigada *--*

    ¬ Responder
  • igor douglas silva borbaigor douglas silva borba

    15-09-2009 às 17:53:21

    cara isso e uma pergunta lol claro ne como e energia geotermica do nucleo da terra e liberada

    ¬ Responder

Comentários - Energia geotérmica

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios