Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Energias Renováveis > Boiler solar economiza até 70% de energia elétrica.

Boiler solar economiza até 70% de energia elétrica.

Visitas: 18
Boiler solar economiza até 70% de energia elétrica.

O Termo ‘boiler solar’ refere-se a um sistema específico de aquecimento de água que ocorre através do aproveitamento da energia solar.
Esse sistema de aquecimento solar, um dos mais conhecidos atualmente, é composto por placas de coletores solares interligadas a um reservatório térmico de água (propriamente o boiler).

Tal forma de aproveitamento da energia ainda é pouco utilizada, mesmo diante do potencial de economia proporcionada, uma vez que a instalação de um sistema de boiler solar permite uma economia de energia elétrica que pode chegar a 70% do total consumido em uma edificação.

O boiler solar tem a instalação fácil de ser compreendida: na cobertura da construção são instalados coletores solares (painéis solares) que captam a radiação solar e a converte em energia térmica, sendo esta acumulada em tubos de cobre, pelos quais passam a água fria, que é aquecida e depois direcionada ao reservatório para água quente. Há tubulações que levam essa água aquecida aos pontos finais de uso, como torneiras e chuveiros. O reservatório (o boiler) possui isolação térmica para que a água permaneça aquecida. O abastecimento de água para esse sistema é garantido pela interligação com a caixa de água fria da residência.

A instalação de um boiler solar requer alguns cuidados prévios:
•Chame um profissional (engenheiro, arquiteto, eletricista) para avaliar se na sua residência é viável a instalação de um sistema de boiler, e se for possível, peça que esse técnico explique o que será necessário para a instalação. Geralmente as empresas que trabalham com instalações de boilers oferecem esse tipo de serviço (uma visita técnica) sem custo para o cliente.

•As placas solares são uma parte essencial desse sistema e por isso mesmo devem ser instaladas em posição (altura e inclinação) que permita a maior captação possível de radiação solar, pelo maior tempo possível.

A recomendação é que esse serviço só seja executado por um profissional experiente.
•Sendo viável a instalação técnica do boiler, faça orçamento em, pelo menos, três empresas e compare os valores. Verifique com calma tudo o que é descrito e especificado, como materiais, serviços, taxas extras e principalmente fique atento a que mudanças na sua residência essa instalação implicará. Por exemplo, será necessário reforço na estrutura do telhado, por conta do acréscimo de peso que virá com a instalação do boiler e das placas solares? A nova instalação de água será embutida, ou aparente? Em quanto tempo será possível verificar a economia de energia na residência?

•Um sistema de aquecimento auxiliar, conectado à energia elétrica fornecida convencionalmente pela rede, deve ser instalado juntamente ao sistema de boiler solar já que em dias nublados a radiação captada pode ser insuficiente para aquecer a água. Esse sistema auxiliar garantirá a energia para aquecer a água em dias de pouca radiação solar.

•Temperaturas muito baixas ou geadas podem danificar o sistema de aquecimento de água, e para prevenir esse efeito uma válvula de proteção pode ser instalada. Ela abre (automaticamente) a tubulação durante a noite, em intervalos constantes, para que a água congelada escoa pelos canos e não se expanda ao ponto de causar rupturas na tubulação de cobre.

•Fique atento à capacidade do reservatório que está instalando em sua residência, pois ele deve ter volume suficiente para que o consumo de toda a família não seja prejudicado. Lembrando que a água deve ser usada de forma racional.

Se você não tem certeza se a instalação de um boiler pode ajudá-lo a economizar energia elétrica, chame um profissional para ajudá-lo nessa decisão.



Danília Oliveira Gonçalves

Título: Boiler solar economiza até 70% de energia elétrica.

Autor: Danília Oliveira Gonçalves (todos os textos)

Visitas: 18

86 

Comentários - Boiler solar economiza até 70% de energia elétrica.

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios