Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Beleza > Relaxe com um banho aromático

Relaxe com um banho aromático

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Beleza
Comentários: 4
Relaxe com um banho aromático

O ato de tomar banho constitui, só por si, um momento relaxante para qualquer pessoa. De tal modo é assim que se costuma dar banho aos bebés ao fim da tarde, para que, depois da refeição, possam descansar mais serenos. Para além da componente higiénica do banho, a tranquilidade, o relaxamento, a meditação, a maior eficácia do desempenho dos órgãos vitais ou uma melhoria da circulação, podem ser conseguidos através de um banho aromático. Já para não mencionar a excelente textura da pele e o afastamento das energias negativas que ele proporciona.

De facto, os banhos aromáticos não limpam apenas o corpo como também lavam a alma. As ervas ou os óleos atuam a dois níveis: por penetração na pele e por inalação, dado que se forma uma nuvem aromática, originada pelo vapor da água morna.

A juntar aos vários aromas, há diversas cores. Por exemplo, óleos brancos, amarelos ou roxos são afrodisíacos, sendo que os brancos revelam excelência para purificar, acalmar e reduzir o stress, e as propriedades dos roxos combatem a preguiça e o mau humor, e fomentam a autoestima. Se a pretensão for no sentido de diminuir a tristeza e lograr harmonia, então o azul é a cor certa. Já para afugentar a depressão e o cansaço, e estimular a mente, um banho aromático com um óleo verde é o ideal. Um óleo laranja é ótimo para inflamar a coragem e a memória, e o rosa aporta auto-confiança e “boa onda”.

Existem diferentes tipos de óleos: a camomila tonifica e hidrata o corpo; o óleo de calêndula possui um efeito normalizador e calmante; o alecrim é dotado de atributos tónicos e estimulantes.

Embora não haja, por enquanto, comprovação científica destas virtudes, o certo é que inúmeras pessoas relatam os benefícios destas cores e fragrâncias.

Para experimentar um pouco da magia destas essências, fica uma receita simples de um banho aromático: um litro de água fervida, dez folhas de manjericão, dez folhas de erva-cidreira e uma raiz (pequena) de gengibre picada. Primeiramente, prepara-se uma infusão, como se fosse para chá. Deposita-se, de seguida, num recipiente grande a uma temperatura máxima de 30ºC. Depois do banho normal, aplica-se por todo o corpo, partindo do pescoço para baixo. O manjericão detém poder diurético, sedativo e afasta a depressão; a erva-cidreira, relaxante, auxilia na luta contra o esgotamento cerebral e as enxaquecas; o gengibre reconforta, desintoxica e concorre para melhorar a celulite. Pode ainda criar-se um ambiente mais favorável à atuação destas substâncias, acendendo velas (e apagando as luzes), ouvindo uma música muito suave, etcétera. É caso para querer ir a banhos, não é?


Maria Bijóias

Título: Relaxe com um banho aromático

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

777 

Imagem por: dan taylor

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    10-10-2012 às 00:13:46

    um banho por si só já é óptimo, mas se for aromático é o melhor dos dois do mundo. uma das formas ideais para relaxar, naqueles dias stress. à pouco tempo comprei uma pastilha efervescente numa loja muito conhecida decosméticos e adorei o cheiro e a suavidade. aconselho a toda a gente, principalmente às mulheres. sim, às mulheres, toda a gente sabe que a mulher tem sempre o trabalho a dobrar.

    ¬ Responder
  • André BelacorçaAndré Belacorça

    09-10-2012 às 08:57:25

    Além de parecer super relaxante, é saudável, ajudando a saúde, a alma, a pela e etc.. pelo que refere, eliminando as energias negativas do corpo, acredito que este banho seja de ser "levado ao céu". Bom texto, caracterizando os óleos, falando deles e explicando o como e porquê, acredito que muitas mulheres já optaram por este meio e não saíram nada arrependidas e voltaram a segunda, terceira, quarta vez, acredito mesmo.

    ¬ Responder
  • Gabriela TorresGabriela Torres

    09-10-2012 às 02:12:42

    Eu ador um banho bem aromático.Acho algo muito relaxante e agradável.Nada melhor que chegar em casa,após um dia bem cansativo e deitar numa banheira com uma água bem morna com velas e essências aromáticas de vários odores.

    ¬ Responder
  • Sofia NunesSofia Nunes

    14-09-2012 às 14:54:07

    Boas recomendações para a preparação de um momento relaxante a que poucas vezes temos direito. Não sendo recomendado tomar um banho diário de imersão, uma vez que consome muita água comparativamente com o banho de emersão, temos de nos conformar com o rápido e muitas vezes pouco relaxante duche diário. Mas ocasionalmente podemos -até devemos- mimar-nos com um belo banho de imersão, acrescentando óleos ou, como sugere, até ervas aromáticas, bem mais em conta.

    ¬ Responder

Comentários - Relaxe com um banho aromático

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dicas para decorar salas pequenas.

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Decoração
Dicas para decorar salas pequenas.\"Rua
A realidade das grandes cidades é que a maioria das pessoas mora em espaços pequenos. É fato também que todos desejam ter um ambiente acolhedor e aconchegante para receber amigos. Em contrapartida, na medida em que os espaços encolhem, a quantidade de aparelhos eletrônicos que utilizamos aumenta cada vez mais. Há ainda quem use a sala como home-office.

Nesta busca de inspiração para organizar e incrementar sua sala, encontramos uma série de sites especializados e blogs com muitas, muitas ideias. O conceito de D.I.Y. (do it yourself) que significa "faça você mesmo” nunca esteve tão na moda. É uma alternativa para reduzir gastos com mão de obra e nada melhor do que criar um espaço com um toque todo seu. Inspirações e ideias não faltam. Hoje, de certa forma todos nos sentimos meio decoradores.

Mas planejar a decoração de uma sala pequena exige alguns cuidados para que o ambiente não fique entulhado de móveis, disfuncional ou até mesmo desagradável.

Confira algumas dicas para decorar sua sala com estilo e valorizando seu espaço:
Os espelhos, além da autocontemplação, causam efeitos interessantes. Aplicados, por exemplo, em uma parede inteira pode duplicar a amplitude do ambiente. Pode ser usado também em móveis, tetos, em diversos formatos e valorizar a luminosidade da decoração.

As cores tem poder de causar sensações. Em ambientes com pouco espaço, elas podem colaborar para que a sensação de amplitude possa tanto aumentar quanto diminuir. Para pintar as paredes de sua sala aposte em cores claras. O teto com uma cor mais clara que a das paredes, por exemplo, pode simular uma elevação do teto, já em uma cor mais escura, promoverá uma sensação de rebaixamento do teto.

A escolha e posição dos móveis são um aspecto muito importante. Opte por poucos móveis, nunca de tamanhos exagerados e posicione-os de forma que valorize o espaço. Móveis que misturam poucos materiais, baixos e com linhas retas proporcionam leveza ao ambiente.

Uma solução muito interessante para espaços pequenos é a utilização de prateleiras. Caixas para produtos horto frutícolas reformadas podem se tornar lindas prateleiras. Mas cuidado com a profundidade, para não atrapalhar na disposição de outros móveis e objetos.

Móveis multifuncionais ou móveis inteligentes são excelentes alternativas para uma sala pequena. Um bom exemplo são pufes, que podem ser usados como mesas de centro ou ficarem alojados debaixo de aparadores e quando recebemos visitas podem se transformar em assentos extras. Mesas dobráveis também são uma ótima opção.

Escolher o mesmo piso ou revestimento pode dar a impressão de área maior, de continuidade. Mudanças drásticas de um ambiente para outro pode causar a sensação de divisão e consequentemente fazer parecer menor.

Algumas outras dicas: um sofá retrátil ou reclinável garante muito mais conforto e ocupa o espaço de um sofá simples. Suporte ou painéis móveis para TV possibilitam que ela seja movida na direção desejável. Caso o ambiente tenha escadas, escolher um modelo de escadas vazadas evita divisões e pode se tornar uma peça de destaque na sala. E para as cortinas, escolha tecidos leves, lisas e sem estampas.

De qualquer forma, ouse, não tenha medo de arriscar, crie, não copie, só assim será seu!

Luciana Santos.

Outros textos do autor:
Dicas para decorar salas pequenas.

Pesquisar mais textos:

Luciana Maria dos Santos

Título:Dicas para decorar salas pequenas.

Autor:Luciana Maria Santos(todos os textos)

Imagem por: dan taylor

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Carlos Rubens Neto 16-06-2016 às 16:20:24

    Excelente matéria! Parabéns Luciana ;)

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios